DSpace/Manakin Repository

Panorama dos métodos e recursos didáticos aplicados no ensino de ciências e biologia em escolas da rede pública de Nova Floresta - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID GOMES, J. I. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5141250670154843 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, Igor Luiz Vieira de Lima.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, I. L. V. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6976858979875527 pt_BR
dc.contributor.referee1 FEITOSA, Izayana Pereira.
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Givanilson Brito de.
dc.description.resumo A sociedade vive em constante atualização social e tecnológica, a qual pode ser incorporada ao processo ensino-aprendizagem para aprimorá-lo. Entretanto, é recorrente o uso do livro didático como principal recurso no Ensino Fundamental e Médio, aulas expositivas e dialogadas adotadas como metodologia e avaliações teóricas (provas escritas) como principal meio avaliativo; recaindo-se no meio mais tradicional conhecido do processo ensino-aprendizagem. Dessa forma, o presente trabalho pretendeu verificar o panorama geral dos métodos e recursos didáticos aplicados no ensino de ciências em escolas da rede pública de um município paraibano de pequeno porte. Foi aplicado um questionário semiestruturado para os professores de Ciências e Biologia, nas escolas públicas do município, sendo que duas pertenciam à esfera municipal, englobando exclusivamente o ensino fundamental e uma escola da esfera estadual, a qual atendia a estudantes de ensino fundamental e médio. Observou-se que, corroborando com diversos estudos, há escassez de adoção de novas ferramentas de ensino, uma vez que, apenas uma das escolas, dispunha de um laboratório, o que pode ser considerado como um recurso mínimo para a assimilação do conteúdo ministrado; bem como, a totalidade da amostra apresenta limitação de recurso audiovisual, necessitando-se fazer lista de espera para utilização do datashow, por exemplo, haja vista que apenas um exemplar é disponibilizado em cada escola. Logo, presume-se que o professor deve procurar métodos alternativos no intuito de diminuir o desinteresse do alunado, fazendo com que haja interação do aluno com o assunto trabalhado em classe, o que favorece o aprendizado. Assim, conclui-se que, na amostra selecionada, o livro didático é o recurso mais utilizado, frequentemente lançando-se mão da aula expositivo-dialogada e da prova escrita como metodologia avaliativa. A principal alternativa é a Feira de Ciências que ocorre anualmente em cada uma das escolas pesquisadas, sendo um momento de bastante interação e aquisição de conhecimento. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.title Panorama dos métodos e recursos didáticos aplicados no ensino de ciências e biologia em escolas da rede pública de Nova Floresta - PB. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract The society lives in constant social and technological upgrades, which can be incorporated into the teaching-learning process to improve it. However, it recurs the use of the textbook as the main resource in primary and secondary education, exhibition and dialogued classes adopted as a methodology and theoretical assessments (written tests) as the primary means evaluation; if falling back on more traditional means known to the teaching-learning process. Thus, this study sought to check the overview of the methods and educational resources invested in science teaching in public schools of a small city of Paraiba. A semi-structured questionnaire for teachers of science and biology in public schools of the city was applied, two of which belonged to the municipal level, only encompassing elementary school and a school of state level, which attended the elementary and high school estuidantes. It was observed that, corroborating several studies, there are few adoption of new teaching tools, since only one of the schools, had a laboratory, which can be considered as a minimum resource for the assimilation of the given content; as well as the entire sample presents audiovisual resource limitation, needing to make waiting list to use the data show, for example, given that only one copy is available at each school. Therefore, it is assumed that the teacher must look for alternative methods in order to reduce the lack of interest of the students, so that there is interaction of the student with the subject worked in class, which favors learning. Thus, it is concluded that, in the selected sample, the textbook is the most used feature, often launching hand-exhibition dialogic class and the written test as evaluative methodology. The main alternative is the Science Fair held annually in each of the schools surveyed, with a time of much interaction and knowledge acquisition. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9406
dc.date.accessioned 2019-11-22T11:15:03Z
dc.date.available 2019-11-22
dc.date.available 2019-11-22T11:15:03Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Ciências pt_BR
dc.subject Recursos Didáticos pt_BR
dc.subject Learning-Teaching pt_BR
dc.subject Science pt_BR
dc.subject Instructional Resources pt_BR
dc.subject Ensino de ciências
dc.subject Ensino de biologia
dc.subject Recursos didaticos
dc.subject Nova Floresta - PB - ensino de ciencias
dc.subject Science teaching
dc.subject Didactic resources
dc.subject Nova Floresta - PB - science teaching
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GOMES, Josefa Inácia Dantas.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Overview of the applied teaching methods and resources in science and biology teaching in public schools of Nova Floresta - PB. pt_BR
dc.title.alternative Panorama de los métodos y recursos didácticos aplicados en la enseñanza de las ciencias y la biología en las escuelas públicas de Nova Floresta - PB.
dc.identifier.citation GOMES,Josefa Inácia Dantas. Panorama dos métodos e recursos didáticos aplicados no ensino de ciências e biologia em escolas da rede pública de Nova Floresta - PB. 2015. 59 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015. pt_BR
dc.description.resumen La sociedad vive en constante actualización social y tecnológica, las cuales pueden incorporarse al proceso de enseñanza-aprendizaje para mejorarlo. Sin embargo, es recurrente el uso de libros de texto como recurso principal en la Enseñanza Básica y Media, se adoptan conferencias y diálogos como metodología y valoraciones teóricas (pruebas escritas) como principal medio de evaluación; cayendo en los medios más tradicionales conocidos para el proceso de enseñanza-aprendizaje. De esta forma, el presente trabajo pretendió verificar el panorama general de los métodos y recursos didácticos aplicados en la enseñanza de las ciencias en las escuelas públicas de un pequeño municipio de Paraíba. Se aplicó un cuestionario semiestructurado a los profesores de Ciencias y Biología de las escuelas públicas del municipio, dos de las cuales pertenecían al ámbito municipal, englobando exclusivamente la enseñanza básica y una escuela del ámbito estatal, que atendía a alumnos de primaria y secundaria. Se observó que, corroborando con varios estudios, existe una falta de adopción de nuevas herramientas didácticas, ya que solo una de las escuelas contaba con laboratorio, lo que puede ser considerado como un recurso mínimo para la asimilación de los contenidos enseñados; además, toda la muestra tiene recursos audiovisuales limitados, requiriendo una lista de espera para usar el datashow, por ejemplo, dado que solo hay una copia disponible en cada escuela. Por lo tanto, se asume que el docente debe buscar métodos alternativos con el fin de disminuir el desinterés del estudiante, provocando que éste interactúe con el tema trabajado en clase, lo que favorece el aprendizaje. Así, se concluye que, en la muestra seleccionada, el libro de texto es el recurso más utilizado, utilizando frecuentemente la clase expositiva-dialogada y la prueba escrita como metodología evaluativa. La principal alternativa es la Feria de Ciencias que se realiza anualmente en cada una de las escuelas encuestadas, siendo un momento de gran interacción y adquisición de conocimientos.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta