DSpace/Manakin Repository

A música como fator motivacional no ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma proposta de sequência didática.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BATISTA, T. O. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6210796112972799 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Fabione Gomes da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, F. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7197728095907519 pt_BR
dc.contributor.referee1 QUEIROGA, Marcílio Garcia de.
dc.contributor.referee2 BRAGA, Elinaldo Menezes.
dc.description.resumo O objetivo desse trabalho é propor uma atividade com música que possa ser utilizada como ferramenta motivacional no ensino e aprendizagem de língua inglesa. Levando em consideração os desafios presentes nas aulas de língua estrangeira, nas escolas públicas brasileiras, é de grande importância que os professores planejem suas aulas voltadas para o educando, elaborando aulas com o apoio de atividades lúdicas, para que os estudantes possam se sentir mais motivados diante de um ensino que muitas vezes acaba sendo desvalorizado por não ter muita eficácia nas escolas, mas é possível relacionar língua e gênero ambos trabalhando para o desenvolvimento das habilidades e aquisição dos alunos. Temos como objetivos propor atividades práticas com músicas que sirvam como instrumento de motivação ao aprendizado de língua inglesa, mostrar os desafios existentes no ensino de línguas estrangeiras e entender como a motivação atua na vivência dos alunos. A pesquisa de cunho bibliográfico tem como aporte teórico as opiniões e conceitos de autores como Brown (2001), Skinner (1972), Gardner (1985), Silva (2006), Pereira (2007), Leffa (1988), Larsen- Freeman (1986/1993), dentre outros. A música escolhida foi Imagine (1971) do cantor e compositor John Lennon, ex-integrante da banda Beatles. Diante disso, será proposta uma atividade com a música Imagine, contendo cinco questões que são capazes de praticar as habilidades linguísticas do aluno, sendo trabalhada em uma abordagem comunicativa, trabalhando com questões gramaticais e discursivas para que os alunos possam desenvolver um conhecimento coletivo e reflexivo em um contexto sociointeracionista. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Inglesa. pt_BR
dc.title A música como fator motivacional no ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma proposta de sequência didática. pt_BR
dc.date.issued 2017-09-18
dc.description.abstract The objective of this work is to propose an activity with music that can be used as a motivational tool in English language teaching and learning. Taking into account the challenges present in foreign language classes in Brazilian public schools, it is of great importance that teachers plan their classes directed toward the learner, elaborating classes with the support of playful activities, for that the students feel more motivated in front of a teaching that often ends up being devalued because it is not very effective in schools, but it is possible to relate language and genre both working for skills development and student acquisition. We aim to propose practical activities with songs that serve as motivational tools for English language learning, to show the challenges in foreign language teaching and to understand how motivation works in the students' lives. The research of bibliographic has as theoretical contribution the opinions and concepts of authors as Brown (2001), Skinner (1972), Gardner (1985), Silva (2006), Pereira (2007), Leffa (1988), Larsen- Freeman (1986/1993), among others. The song chosen was Imagine (1971) by the singer and composer John Lennon, former member of the Beatles band. Therefore, an activity with the song Imagine will be proposed, containing five questions that are capable of practicing the student's language skills, being worked on a communicative approach, working with grammatical and discursive questions for that students can develop a collective and reflective knowledge in a sociointeractionist context. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9415
dc.date.accessioned 2019-11-22T12:50:43Z
dc.date.available 2019-11-22
dc.date.available 2019-11-22T12:50:43Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Língua inglesa - ensino pt_BR
dc.subject Música - motivação pt_BR
dc.subject Ensino - aprendizagem - inglês pt_BR
dc.subject Língua estrangeira - ensino pt_BR
dc.subject English Language - Teaching pt_BR
dc.subject Music - Motivation pt_BR
dc.subject Teaching - Learning - English pt_BR
dc.subject Foreign Language - Teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BATISTA, Thayany de Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Music as a motivational factor in English language teaching and learning: a proposal for didactic sequence. pt_BR
dc.identifier.citation BATISTA, Thayany de Oliveira. A música como fator motivacional no ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma proposta de sequência didática. 2017. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta