DSpace/Manakin Repository

Paródia e gênero no Ensino Fundamental II: discutindo imagens da mulher a partir da retextualização de letras de Funk.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer.
dc.contributor.advisor1ID FERREIRA JUNIOR, Nelson. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4132315893586224 pt_BR
dc.contributor.referee1 QUEIROZ, Maria Eliete de.
dc.contributor.referee2 MEDEIROS, Lígia Regina Calado de.
dc.description.resumo Nossa pesquisa teve como foco principal propor a reformulação dos discursos sexistas presente em algumas letras de música funk a partir da produção do gênero textual/discursivo paródia. E, deste modo, contribuir tanto para a formação do aluno como sujeito crítico diante dos vários discursos presentes nos textos como para o desenvolvimento das competências linguísticas e discursivas necessárias a um proficiente ato de leitura e escrita. A desconstrução e reformulação dos discursos sexistas presentes nas músicas analisadas pelos alunos foi realizada através de atividades de retextualização (MARCUSCHI, 2008; DELL’ISOLA, 2007; MATENCIO, 2002; 2003). A pesquisa empreendida pautou-se, principalmente, na perspectiva dialógica de BAKHTIN (2000) que aborda os enunciados como situações reais de uso da língua, materializado nos tipos relativamente estáveis de enunciados. Tomamos também como fundamentação teórica as contribuições sobre o sujeito- leitor, num viés sociointeracionista do discurso (ANTUNES, 2003; KOCH E ELIAS, 2011; 2014); estudos acerca do letramento (KLEIMAN, 2000; 2006; ROJO, 2012) e estudos das relações de gênero (LOURO, 2013; 2014; SAFFIOTI, 2015; LAKOFF, 2010). Este trabalho apresenta a contextualização, o desenvolvimento e o produto final de um projeto de intervenção de Língua Portuguesa, partindo de uma experiência executada em uma escola pública municipal, com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, em São Domingos – PB. A aplicação das oficinas de leitura e debate resultou na produção de um livro que traz atividades que integram a temática de gênero ao trabalho com o discurso e a música funk na aula de Língua Portuguesa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Paródia e gênero no Ensino Fundamental II: discutindo imagens da mulher a partir da retextualização de letras de Funk. pt_BR
dc.date.issued 2016-11-23
dc.description.abstract Our research had as main focus to propose the reformulation of the sexist speeches present in some lyrics of funk music from the production of a textual/discursive genre of parody. And, in this way, contribute both to the formation of the student as a critical subject before the several speeches present in the texts as well as for the development of the linguistic and discursive skills necessary for a proficient act of reading and writing. The deconstruction and reformulation of the sexist discourses present in the songs analyzed by the students was performed through retextualization activities (MARCUSCHI, 2008; DELL’ISOLA, 2007; MATENCIO, 2002; 2003). The research undertaken was based mainly on the dialogical perspective of BAKHTIN (2000), which addresses the statements as real situations of language use, materialized in the relatively stable types of statements. We also took as theoretical basis the contributions on the subject-reader, in a socio-interactionist bias of discourse (ANTUNES, 2003; KOCH E ELIAS, 2011; 2014); studies on literacy (KLEIMAN, 2000; 2006; ROJO, 2012) and studies of gender relations (LOURO, 2013; 2014; SAFFIOTI, 2015; LAKOFF, 2010) This work presents the contextualization, development and final product of a Portuguese Language intervention project, starting from an experience carried out in a municipal public school, with the students of the 9th year of Elementary School, in São Domingos - PB. The application of the reading and debate's workshops resulted in the production of a book that brings activities that integrate the gender thematics to the work with the speech and the funk music in the Portuguese Language class. KEYWORDS: Parody; Retextualization; Gender; Funk; Speech. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9417
dc.date.accessioned 2019-11-22T14:35:45Z
dc.date.available 2019-11-22
dc.date.available 2019-11-22T14:35:45Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Gênero textual pt_BR
dc.subject Paródia pt_BR
dc.subject Retextualização pt_BR
dc.subject Funk pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Text Genre pt_BR
dc.subject Parody pt_BR
dc.subject Retextualization pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Iskaime da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Parody and gender in Elementary School II: discussing images of women from the retextualization of Funk's lyrics. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Iskaime da Silva. Paródia e gênero do Ensino Fundamental II: discutindo imagens da mulher a partir da retextualização de letras funk. 2016. 131f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta