dc.contributor.advisor1 |
FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FERREIRA JUNIOR, Nelson. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4132315893586224 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
QUEIROZ, Maria Eliete de. |
|
dc.contributor.referee2 |
MEDEIROS, Lígia Regina Calado de. |
|
dc.description.resumo |
Nossa pesquisa teve como foco principal propor a reformulação dos discursos
sexistas presente em algumas letras de música funk a partir da produção do gênero
textual/discursivo paródia. E, deste modo, contribuir tanto para a formação do aluno
como sujeito crítico diante dos vários discursos presentes nos textos como para o
desenvolvimento das competências linguísticas e discursivas necessárias a um
proficiente ato de leitura e escrita. A desconstrução e reformulação dos discursos
sexistas presentes nas músicas analisadas pelos alunos foi realizada através de
atividades de retextualização (MARCUSCHI, 2008; DELL’ISOLA, 2007; MATENCIO,
2002; 2003). A pesquisa empreendida pautou-se, principalmente, na perspectiva
dialógica de BAKHTIN (2000) que aborda os enunciados como situações reais de
uso da língua, materializado nos tipos relativamente estáveis de enunciados.
Tomamos também como fundamentação teórica as contribuições sobre o sujeito-
leitor, num viés sociointeracionista do discurso (ANTUNES, 2003; KOCH E ELIAS,
2011; 2014); estudos acerca do letramento (KLEIMAN, 2000; 2006; ROJO, 2012) e
estudos das relações de gênero (LOURO, 2013; 2014; SAFFIOTI, 2015; LAKOFF,
2010). Este trabalho apresenta a contextualização, o desenvolvimento e o produto
final de um projeto de intervenção de Língua Portuguesa, partindo de uma
experiência executada em uma escola pública municipal, com os alunos do 9º ano
do Ensino Fundamental, em São Domingos – PB. A aplicação das oficinas de leitura
e debate resultou na produção de um livro que traz atividades que integram a
temática de gênero ao trabalho com o discurso e a música funk na aula de Língua
Portuguesa. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
Paródia e gênero no Ensino Fundamental II: discutindo imagens da mulher a partir da retextualização de letras de Funk. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-11-23 |
|
dc.description.abstract |
Our research had as main focus to propose the reformulation of the sexist speeches
present in some lyrics of funk music from the production of a textual/discursive
genre of parody. And, in this way, contribute both to the formation of the student as a
critical subject before the several speeches present in the texts as well as for the
development of the linguistic and discursive skills necessary for a proficient act of
reading and writing. The deconstruction and reformulation of the sexist discourses
present in the songs analyzed by the students was performed through
retextualization activities (MARCUSCHI, 2008; DELL’ISOLA, 2007; MATENCIO,
2002; 2003). The research undertaken was based mainly on the dialogical
perspective of BAKHTIN (2000), which addresses the statements as real situations of
language use, materialized in the relatively stable types of statements. We also took
as theoretical basis the contributions on the subject-reader, in a socio-interactionist
bias of discourse (ANTUNES, 2003; KOCH E ELIAS, 2011; 2014); studies on literacy
(KLEIMAN, 2000; 2006; ROJO, 2012) and studies of gender relations (LOURO,
2013; 2014; SAFFIOTI, 2015; LAKOFF, 2010) This work presents the
contextualization, development and final product of a Portuguese Language
intervention project, starting from an experience carried out in a municipal public
school, with the students of the 9th year of Elementary School, in São Domingos -
PB. The application of the reading and debate's workshops resulted in the production
of a book that brings activities that integrate the gender thematics to the work with
the speech and the funk music in the Portuguese Language class.
KEYWORDS: Parody; Retextualization; Gender; Funk; Speech. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9417 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-22T14:35:45Z |
|
dc.date.available |
2019-11-22 |
|
dc.date.available |
2019-11-22T14:35:45Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero textual |
pt_BR |
dc.subject |
Paródia |
pt_BR |
dc.subject |
Retextualização |
pt_BR |
dc.subject |
Funk |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Text Genre |
pt_BR |
dc.subject |
Parody |
pt_BR |
dc.subject |
Retextualization |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Iskaime da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Parody and gender in Elementary School II: discussing images of women from the retextualization of Funk's lyrics. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Iskaime da Silva. Paródia e gênero do Ensino Fundamental II: discutindo imagens da mulher a partir da retextualização de letras funk. 2016. 131f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2016. |
pt_BR |