dc.contributor.advisor1 |
SOUZA, Marcos Assis Pereira de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUZA, M. A. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9554544349270438 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. |
|
dc.contributor.referee2 |
BRANDÃO , Marcelo Henrique de Melo. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho tem como objetivo discutir a utilização do cinema, enquanto metodologia
de ensino, nas aulas de Geografia. Para tanto, empreendemos inicialmente uma discussão
sobre a origem do cinema até a sua utilização como recurso metodológico em sala de aula.
Posteriormente traremos em discussão uma breve analise sobre a geografia enquanto
disciplina escolar, discutindo sobre as dificuldades que a geografia enfrenta para alcançar seu
objetivo como ciência. Sabendo que a geografia no transcorrer de sua trajetória como ciência
apresentou diversas alterações e ao longo de seu percurso rompeu paradigmas e reformulou o
seu caráter Tradicional para Renovado. Perpassando essas dificuldades em que a Geografia
era pautada como uma disciplina descritiva e de memorização, na qual a noção dos saberes
geográfico era repassada aos alunos de forma fragmentada, onde apenas o Educador era
detentor do conhecimento e os alunos simples receptores de informações, traremos em analise
neste estudo o documentário Ilha das flores, como um aporte metodológico a ser utilizado em
sala de aula, fazendo uma adequação entre o mesmo e o ensino de geografia, e desenvolvendo
ainda questões que gira em torna da sociedade em que estamos inseridos, sociedade está em
total disparidade. Vemos, portanto no cinema uma linguagem carregada de elementos que
reproduzem um discurso social posto, para uma determinada época, não é uma realidade em
si, mas traz consigo elementos que difundem um imaginário geográfico. Optamos, portanto
por atuar em uma perspectiva de mudança para um ensino de Geografia. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
Uso do cinema nas aulas de geografia: uma proposta de estudo a partir do curta metragem “Ilha das Flores”. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
This paper aims to discuss the use of film, while teaching methodology in geography lessons.
To do so, initially undertook a discussion of the origin of cinema to its use as a
methodological resource in the classroom. Later discussion will bring in a brief analysis about
geography as a school subject, discussing the difficulties that the geography faced to reach
your goal as a science. Knowing that geography in the course of his career as a science and
made several changes along its route broke paradigms and reformulated its traditional
character for Renewed. Bypassing these difficulties in that geography was ruled as a
descriptive discipline and memorization, in which the notion of geographical knowledge was
passed on to students in a piecemeal fashion, where only the educator was known holder
students and simple receivers of information, we will bring in analysis in this study the
documentary Island of flowers, as a methodological approach to be used in the classroom,
making a match between the same and geography teaching, and still developing issues
revolving makes the society in which we live, society is in overall disparity. Thus we see in
the cinema a language full of elements that reproduce social discourse station, for a given
time, is not a reality in itself, but brings with elements that diffuse a geographic imaginary.
We chose therefore to act in a perspective of change to a teaching of Geography. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9419 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-22T14:57:59Z |
|
dc.date.available |
2019-11-22 |
|
dc.date.available |
2019-11-22T14:57:59Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia e cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de geografia - cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Curta metragem Ilha das Flores - ensino de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Geography and cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Geography education - cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Short Island Flores - teaching geography |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FIGUEIREDO, Ana Myllena Alexandre de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Use of cinema in geography classes: a study proposal from the short film “Ilha das Flores”. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FIGUEIREDO, Ana Myllena Alexandre. Uso do cinema nas aulas de geografia: uma proposta de estudo a partir do curta metragem “Ilha das Flores”. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
pt_BR |