DSpace/Manakin Repository

Entre o visto e o interpretado: fotografia, discurso e representação no livro didático.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FERNANDES, Katiane da Silva. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7439335867354575 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LÔBO, Isamarc Gonçalves.
dc.contributor.advisor1ID LÔBO, Isamarc Gonçalves. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2597332807665485 pt_BR
dc.contributor.referee1 UHLE, Ana Rita.
dc.contributor.referee2 FORTUNATO, Maria Lucinete.
dc.description.resumo O presente trabalho discorre sobre o uso das imagens como conteúdo no ensino de história, propondo entender o conceito base do que vem a ser iconografia e compreender em especial a fotografia como um documento gerador de discurso nos materiais didático. Procura-se mostrar e ao mesmo tempo desmistificar o papel da fotografia no livro didático apenas como uma ilustração. Tendo como base a Escola Estadual Ensino Fundamental e Médio Arruda Câmara e o Livro didático referente ao 9º ano do fundamental adotado pela instituição, buscamos analisar se a obra está adequada à proposta de currículo esboçada pela escola, verificando como as imagens foram colocadas dentro da obra por seus respectivos autores e os discursos/representações que esboçam sobre os fatos históricos. Utilizamos, para esse fim, de uma metodologia qualitativa, fazendo uso de fontes documentais (Livro didático, Fotografias e PPP). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title Entre o visto e o interpretado: fotografia, discurso e representação no livro didático. pt_BR
dc.date.issued 2014-08-29
dc.description.abstract This study discusses the use of images as content in the teaching of history, proposing to understand the basic concept of what is iconography and comprehend, in special, the photography as a discourse generator document at educational materials. Aims to show and at same time demystifying the role of photography in the textbook only as an illustration. Based on the state school of primary and secondary education Arruda Camara, and the Textbook related to 9th grade of primary adopted by the institution, we analyzed if the work is appropriate for the proposed curriculum outlined by the school, checking how the images were placed at the textbook by their respective authors and the discourses/representations that outline about the historical facts. We use, for this purpose, a qualitative methodology, using documentary sources (Textbook, Photographs and PPP). pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9420
dc.date.accessioned 2019-11-22T15:13:37Z
dc.date.available 2019-11-22
dc.date.available 2019-11-22T15:13:37Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de história pt_BR
dc.subject Fotografia pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject History teaching pt_BR
dc.subject Photography pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERNANDES, Katiane da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Between the seen and the interpreted: photography, speech and representation in the textbook. pt_BR
dc.identifier.citation FERNANDES, Katiane da Silva. Entre o visto e interpretado: fotografia, discurso e representação no livro didático. 2014. 144f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta