dc.creator.ID |
FERNANDES, Katiane da Silva. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7439335867354575 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LÔBO, Isamarc Gonçalves. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LÔBO, Isamarc Gonçalves. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2597332807665485 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
UHLE, Ana Rita. |
|
dc.contributor.referee2 |
FORTUNATO, Maria Lucinete. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho discorre sobre o uso das imagens como conteúdo no ensino de
história, propondo entender o conceito base do que vem a ser iconografia e compreender
em especial a fotografia como um documento gerador de discurso nos materiais
didático. Procura-se mostrar e ao mesmo tempo desmistificar o papel da fotografia no
livro didático apenas como uma ilustração. Tendo como base a Escola Estadual Ensino
Fundamental e Médio Arruda Câmara e o Livro didático referente ao 9º ano do
fundamental adotado pela instituição, buscamos analisar se a obra está adequada à
proposta de currículo esboçada pela escola, verificando como as imagens foram
colocadas dentro da obra por seus respectivos autores e os discursos/representações que
esboçam sobre os fatos históricos. Utilizamos, para esse fim, de uma metodologia
qualitativa, fazendo uso de fontes documentais (Livro didático, Fotografias e PPP). |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.title |
Entre o visto e o interpretado: fotografia, discurso e representação no livro didático. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014-08-29 |
|
dc.description.abstract |
This study discusses the use of images as content in the teaching of history, proposing
to understand the basic concept of what is iconography and comprehend, in special, the
photography as a discourse generator document at educational materials. Aims to show
and at same time demystifying the role of photography in the textbook only as an
illustration. Based on the state school of primary and secondary education Arruda
Camara, and the Textbook related to 9th grade of primary adopted by the institution, we
analyzed if the work is appropriate for the proposed curriculum outlined by the school,
checking how the images were placed at the textbook by their respective authors and the
discourses/representations that outline about the historical facts. We use, for this
purpose, a qualitative methodology, using documentary sources (Textbook, Photographs
and PPP). |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9420 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-22T15:13:37Z |
|
dc.date.available |
2019-11-22 |
|
dc.date.available |
2019-11-22T15:13:37Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de história |
pt_BR |
dc.subject |
Fotografia |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
History teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Photography |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FERNANDES, Katiane da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Between the seen and the interpreted: photography, speech and representation in the textbook. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FERNANDES, Katiane da Silva. Entre o visto e interpretado: fotografia, discurso e representação no livro didático. 2014. 144f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
pt_BR |