DSpace/Manakin Repository

O trabalho de campo: uma metodologia para leitura do espaço geográfico no ensino de Geografia.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.contributor.advisor1ID DI LORENZO, I. D. N. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8568846210132439 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Mariana Borba de.
dc.contributor.referee2 ANSELMO, Maria da Glória Vieira.
dc.description.resumo No ensino de geografia, várias são as possibilidades apresentadas ao professor de geografia para dinamizar e enriquecer suas aulas a exemplo da pratica do trabalho de campo como uma ferramenta metodológica que proporciona ao professor e aos alunos algo além da sala de aula podendo entender melhor a dinâmica do espaço. O presente trabalho tem como objetivo mostra como ocorre o trabalho de campo suas etapas a importância para as aulas de geografia. Os procedimentos metodológicos utilizados para a construção deste trabalho monográfico descritivo foram: levantamento bibliográfico, observação pesquisa de campo e entrevistas, registro fotográfico. O trabalho de campo proporcionou a observação, análise e o relato acerca que das experiências vivenciadas o trabalho de campo, realizadas no percurso entre as cidades Cajazeiras, Nazarezinho, Santa Luzia, Campina Grande, João Pessoa e Sapé. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title O trabalho de campo: uma metodologia para leitura do espaço geográfico no ensino de Geografia. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract In teaching geography, there are several possibilities presented the geography teacher to energize and enrich their lessons such as the practice of fieldwork as a methodological tool that provides the teacher and the students something beyond the classroom can better understand the dynamics space. This work aims to show how the field work is its stages the importance for geography lessons. The methodological procedures used for the construction of this descriptive monograph were: literature, observation field research and interviews, photographic record. The fieldwork provided the observation, analysis and reporting that about the experiences lived fieldwork carried out during transit between the cities Cajazeiras, Nazarezinho, Santa Luzia, Campina Grande, João Pessoa and Thatcham. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9426
dc.date.accessioned 2019-11-22T16:42:23Z
dc.date.available 2019-11-22
dc.date.available 2019-11-22T16:42:23Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Prática de ensino - geografia pt_BR
dc.subject Trabalho de campo - aulas de geografia pt_BR
dc.subject Geography Teaching pt_BR
dc.subject Teaching Practice - Geography pt_BR
dc.subject Fieldwork - geography classes pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LOPES, Mariana Vieira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Field work: a methodology for reading the geographical space in the teaching of geography. pt_BR
dc.identifier.citation LOPES, Mariana Vieira. O trabalho de campo: uma metodologia para leitura do espaço geográfico no ensino de Geografia. 2016. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta