dc.contributor.advisor1 |
DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DI LORENZO, I. D. N. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8568846210132439 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Mariana Borba de. |
|
dc.contributor.referee2 |
ANSELMO, Maria da Glória Vieira. |
|
dc.description.resumo |
No ensino de geografia, várias são as possibilidades apresentadas ao professor de geografia
para dinamizar e enriquecer suas aulas a exemplo da pratica do trabalho de campo como uma
ferramenta metodológica que proporciona ao professor e aos alunos algo além da sala de aula
podendo entender melhor a dinâmica do espaço. O presente trabalho tem como objetivo
mostra como ocorre o trabalho de campo suas etapas a importância para as aulas de geografia.
Os procedimentos metodológicos utilizados para a construção deste trabalho monográfico
descritivo foram: levantamento bibliográfico, observação pesquisa de campo e entrevistas,
registro fotográfico. O trabalho de campo proporcionou a observação, análise e o relato acerca
que das experiências vivenciadas o trabalho de campo, realizadas no percurso entre as
cidades Cajazeiras, Nazarezinho, Santa Luzia, Campina Grande, João Pessoa e Sapé. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
O trabalho de campo: uma metodologia para leitura do espaço geográfico no ensino de Geografia. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
In teaching geography, there are several possibilities presented the geography teacher to
energize and enrich their lessons such as the practice of fieldwork as a methodological tool
that provides the teacher and the students something beyond the classroom can better
understand the dynamics space. This work aims to show how the field work is its stages the
importance for geography lessons. The methodological procedures used for the construction
of this descriptive monograph were: literature, observation field research and interviews,
photographic record. The fieldwork provided the observation, analysis and reporting that
about the experiences lived fieldwork carried out during transit between the cities Cajazeiras,
Nazarezinho, Santa Luzia, Campina Grande, João Pessoa and Thatcham. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9426 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-22T16:42:23Z |
|
dc.date.available |
2019-11-22 |
|
dc.date.available |
2019-11-22T16:42:23Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de ensino - geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalho de campo - aulas de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Geography Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Practice - Geography |
pt_BR |
dc.subject |
Fieldwork - geography classes |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LOPES, Mariana Vieira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Field work: a methodology for reading the geographical space in the teaching of geography. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LOPES, Mariana Vieira. O trabalho de campo: uma metodologia para leitura do espaço geográfico no ensino de Geografia. 2016. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |