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Sistema eletrônico embarcado para diagnóstico das condições de aterramento de subestações energizadas.

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dc.creator.ID GOMES, L. V. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9663603094783048 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Edson Guedes da.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, E. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3930289115658143 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUZA, Benemar Alencar de.
dc.contributor.referee2 LIRA, José Gutembergue de Assis.
dc.description.resumo Um fator importante na qualidade da energia do sistema elétrico é o sistema de aterramento. A maioria dos equipamentos de uma subestação utiliza a conexão de terra como referência para todas as outras tensões operacionais. Do ponto de vista da proteção, o objetivo de uma malha de aterramento é proporcionar uma superfície equipotencial no solo. Essa malha deve garantir que,quando uma corrente circular pelo aterramento, seja ela proveniente de uma falta ou de uma descarga atmosférica, não aparecerá diferenças de potencial entre diferentes pontos da subestação. Os sistemas de aterramento de subestações exigem uma avaliação periódica devido não só ao envelhecimento das malhas de terra como também aos problemas de corrosão, além dos desgastes devido à ocorrência de surtos elétricos. Essa avaliação deve ser feita com a subestação energizada, pois o desligamento das mesmas traria transtornos aos consumidores. Neste trabalho é apresentado um método de diagnóstico em malha de aterramento de subestações energizadas, que visa, por meio do mapeamento das tensões superficiais do solo (parte interna e externa da malha de aterramento) da subestação, identificar a localização de possíveis falhas (zonas de altas resistividades ou de desgaste/descontinuidade) na malha. Para isso, desenvolveu-se um sistema eletrônico embarcado capaz de medir diversos pontos de potenciais superficiais distribuídos ao longo da malha de aterramento. O sistema também é capaz de evidenciar o comportamento dos potenciais na superfície do solo, tanto em condições de regime permanente como também na ocorrência de um curto-circuito, por meio do processamento dos dados medidos via rotina computacional que exterioriza estes resultados por meio de gráficos bidimensionais (2D). As medições são realizadas na frequência industrial utilizando a corrente de desequilíbrio (desbalanço) do transformador como referência para a elevação do potencial do solo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Elétrica
dc.title Sistema eletrônico embarcado para diagnóstico das condições de aterramento de subestações energizadas. pt_BR
dc.date.issued 2012-08-31
dc.description.abstract An important factor in the quality of electric power system is the Grounding System. Most equipment uses a substation ground connection as a reference for all other operating voltages. In protection, the objective of a grounding grid is to provide an equipotential surface in soil that will ensure that when a current circulating through the ground either from a fault or a lightning strike will not show differences in potential between specific substation points. The substation grounding systems require a periodic evaluation not only due to aging of ground loops, corrosion problems, apart from wear due to the occurrence of power surges. As the conditions to turn off the power substation increase in difficulty to pass, so increases the need to seek viable measurements alternatives, giving preference to methods of measurement of energized substation. On this paper is presented the development of a diagnosis in ground grid substation energized, which aims through the mapping of the surface tension of the soil (inside and outside the ground grid) substation, identifying the location of possible faults (e.g. zones of high ohmic resistance, corrosion, discontinuity) in the grid. It was developed an embedded electronic system capable of measure and to process several surface voltages distributed throughout the grounding grid. The system is also able to enhance behavior of the potential the soil surface, both in steady state conditions or in the occurrence of a short circuit, by processing the measured data via computer routine that exteriorize these results by two-dimensional graphics (2D). This evaluation must be done with the substation in working, where the current imbalance (unbalance) of the transformer is done reference to the rise of the ground potential. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9431
dc.date.accessioned 2019-11-22T19:53:22Z
dc.date.available 2019-11-22
dc.date.available 2019-11-22T19:53:22Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Sistema Eletrônico Embarcado
dc.subject Sistema de Aterramento
dc.subject Potenciais de Superfície
dc.subject Sistemas Embarcados
dc.subject Diagnóstico de Malha de Aterramento
dc.subject Método das Diferenças Finitas
dc.subject Subestações Energizadas
dc.subject Embedded Electronic System
dc.subject Grounding System
dc.subject Surface Potentials
dc.subject Embedded systems
dc.subject Grounding Diagnosis
dc.subject Finite Difference Method
dc.subject Energized Substations
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GOMES, Luana de Vasconcelos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Embedded electronic system for diagnosing grounding conditions of energized substations. pt_BR
dc.identifier.citation GOMES, Luana de Vasconcelos. Sistema eletrônico embarcado para diagnóstico das condições de aterramento de subestações energizadas. 2012. 58f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Elétrica), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9431 pt_BR


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