dc.contributor.advisor1 |
ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ARAUJO, E. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6839150263503872 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Risomar Alves dos. |
|
dc.contributor.referee2 |
RODRIGUES, Maria Rosimar Gomes dos Santos. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho que tem como tema o Ensino de História da África nos Anos
Iniciais do Ensino Fundamental: O dito e o realizado no cotidiano escolar, é
resultado de uma pesquisa realizada em uma escola da rede pública de ensino com
professoras do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental, coletada através de um
questionário. Tivemos como objetivo geral analisar o ensino da História da África nos
Anos Iniciais do Ensino Fundamental como instrumento de formação e valorização
dos educandos. Como objetivos específicos compreender a importância do estudo
da Cultura Africana nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, refletir sobre as
contribuições culturais do africano para o povo brasileiro e reconhecer a importância
da formação docente sobre a História da África para uma atuação que atenda as
propostas curriculares, bem como da sociedade. Estando em pleno século XXI e
percebemos que a sociedade ainda demonstra ser propagadora de preconceito e
exclusão ao povo negro, diante disso percebemos a razão da necessidade da escola
quebrar com as barreiras preconceituosas que a cerca, e trabalhar um Ensino de
História da África nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para a compreensão de
valores africanos, assim, a escola da compreensão dos grandes valores do povo
negro possa acontecer uma grande mudança em atitudes das pessoas com relação
ao tratamento as pessoas negros, para que possamos nos aproximar de uma
sociedade melhor, voltada a atitudes de igualdade. Assim, percebemos que a escola
por não está trabalhando a Lei 10.639/03 como ela é pensada para ser tratada na
educação, vem reforçando de forma despercebida na educação dos seus alunos, o
preconceito aos negros. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
O Ensino de História da África nos anos Iniciais do Ensino Fundamental: O Dito e o Realizado no Cotidiano Escolar. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.description.abstract |
The present work which has the theme the Teaching of the African History in the
Early Years of Elementary Education: The work done in school life is the result of
research conducted at a school of public system with teachers from 1st to 5th of
Elementary School, collected through a questionnaire.We had as main objective to
analyze the Teaching of African Historyin the Early Years of Elementary Education
as an instrument of formation and enhancement of students.As specific objectives
understand the importance of the study of African Culture in the Early Years of
Elementary Education, reflect about the cultural African contributions to the Brazilian
people and recognize the importance of teacher trainingabout the History of Africa for
a performance that meets the curriculum proposals as well as society.Standing in the
XXI century and we perceived that society still shows to be propagator of prejudice
and exclusion to black people, in front that. I perceive the reason of the need of the
school to break the prejudiced barriers,and work a Teaching of African Historyin the
Early Years of Elementary Educationfor understanding of African values, so the
school from the understanding of the great values of black people can happen a big
change in people's attitudes in relation to treatment of black people,for we can
approximate a better society, focused on equal attitudes.Thus, we see that the
school is not working for the Law 10.639/03how it is thought to be treated in
education, has been strengtheningin a manner unnoticed in the education of their
students the prejudice to blacks. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9433 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-22T20:06:36Z |
|
dc.date.available |
2019-11-22 |
|
dc.date.available |
2019-11-22T20:06:36Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
História da África - ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Valores - Formação |
pt_BR |
dc.subject |
África |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura Africana |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de Professores |
pt_BR |
dc.subject |
African History - Elementary School |
pt_BR |
dc.subject |
Values - Training |
pt_BR |
dc.subject |
African culture |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LINS, Ana Cláudia de Sousa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The Teaching of African History in the Early Years of Elementary School: The Saying and Realization of School Life. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LINS, Ana Cláudia de Sousa. O Ensino de História da África nos anos Iniciais do Ensino Fundamental: O Dito e o Realizado no Cotidiano Escolar. 2015. 62f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
pt_BR |