DSpace/Manakin Repository

O Ensino de História da África nos anos Iniciais do Ensino Fundamental: O Dito e o Realizado no Cotidiano Escolar.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.advisor1ID ARAUJO, E. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6839150263503872 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Risomar Alves dos.
dc.contributor.referee2 RODRIGUES, Maria Rosimar Gomes dos Santos.
dc.description.resumo O presente trabalho que tem como tema o Ensino de História da África nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: O dito e o realizado no cotidiano escolar, é resultado de uma pesquisa realizada em uma escola da rede pública de ensino com professoras do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental, coletada através de um questionário. Tivemos como objetivo geral analisar o ensino da História da África nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental como instrumento de formação e valorização dos educandos. Como objetivos específicos compreender a importância do estudo da Cultura Africana nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, refletir sobre as contribuições culturais do africano para o povo brasileiro e reconhecer a importância da formação docente sobre a História da África para uma atuação que atenda as propostas curriculares, bem como da sociedade. Estando em pleno século XXI e percebemos que a sociedade ainda demonstra ser propagadora de preconceito e exclusão ao povo negro, diante disso percebemos a razão da necessidade da escola quebrar com as barreiras preconceituosas que a cerca, e trabalhar um Ensino de História da África nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para a compreensão de valores africanos, assim, a escola da compreensão dos grandes valores do povo negro possa acontecer uma grande mudança em atitudes das pessoas com relação ao tratamento as pessoas negros, para que possamos nos aproximar de uma sociedade melhor, voltada a atitudes de igualdade. Assim, percebemos que a escola por não está trabalhando a Lei 10.639/03 como ela é pensada para ser tratada na educação, vem reforçando de forma despercebida na educação dos seus alunos, o preconceito aos negros. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O Ensino de História da África nos anos Iniciais do Ensino Fundamental: O Dito e o Realizado no Cotidiano Escolar. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract The present work which has the theme the Teaching of the African History in the Early Years of Elementary Education: The work done in school life is the result of research conducted at a school of public system with teachers from 1st to 5th of Elementary School, collected through a questionnaire.We had as main objective to analyze the Teaching of African Historyin the Early Years of Elementary Education as an instrument of formation and enhancement of students.As specific objectives understand the importance of the study of African Culture in the Early Years of Elementary Education, reflect about the cultural African contributions to the Brazilian people and recognize the importance of teacher trainingabout the History of Africa for a performance that meets the curriculum proposals as well as society.Standing in the XXI century and we perceived that society still shows to be propagator of prejudice and exclusion to black people, in front that. I perceive the reason of the need of the school to break the prejudiced barriers,and work a Teaching of African Historyin the Early Years of Elementary Educationfor understanding of African values, so the school from the understanding of the great values of black people can happen a big change in people's attitudes in relation to treatment of black people,for we can approximate a better society, focused on equal attitudes.Thus, we see that the school is not working for the Law 10.639/03how it is thought to be treated in education, has been strengtheningin a manner unnoticed in the education of their students the prejudice to blacks. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9433
dc.date.accessioned 2019-11-22T20:06:36Z
dc.date.available 2019-11-22
dc.date.available 2019-11-22T20:06:36Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject História da África - ensino fundamental pt_BR
dc.subject Valores - Formação pt_BR
dc.subject África pt_BR
dc.subject Cultura Africana pt_BR
dc.subject Formação de Professores pt_BR
dc.subject African History - Elementary School pt_BR
dc.subject Values ​​- Training pt_BR
dc.subject African culture pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LINS, Ana Cláudia de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The Teaching of African History in the Early Years of Elementary School: The Saying and Realization of School Life. pt_BR
dc.identifier.citation LINS, Ana Cláudia de Sousa. O Ensino de História da África nos anos Iniciais do Ensino Fundamental: O Dito e o Realizado no Cotidiano Escolar. 2015. 62f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta