dc.contributor.advisor1 |
ANSELMO, Maria da Glória Vieira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ANSELMO, M. G. V. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8025887374695514 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. |
|
dc.contributor.referee2 |
DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho tem por objetivo discutir e analisar o processo de ensino aprendizagem no
ensino de geografia na turma do 3º ano A da Escola Estadual de Ensino Médio Prefeito
Joaquin Lacerda Leite, situada no município de São José de Piranhas-PB. Para realização
desse estudo formatamos uma discussão sobre a trajetória histórica escolar da geografia,
abordando algumas permanências e mudanças encontradas no século XXI. Logo após foi
realizado um levantamento critico sobre a formação dos professores em geografia, trazendo a
tona alguns obstáculos e desafios mediante a formação. E por fim evidenciamos a importância
de uma proposta metodológica voltada para as necessidades educacionais e sociais dos
discentes, tendo em vista que as tecnologias de informação e comunicação oferecem critérios
que impulsionam o processo de ensino aprendizagem. Para produção dessa pesquisa
utilizamos do método qualitativo, sendo firmado através de entrevistas, questionários e
observações realizadas em sala de aula, além disso, partimos também de uma analise
bibliográfica, tendo como base estrutural alguns autores como: Andrade (2005); Brzezinski
(1994); Castellar (2010); Castrogiovanni (1998); Libâneo (2008); Pessoa (2007); Pontuschka
(2009) entre outros. Portanto obtivemos como resultado dessa pesquisa, bons resultados, que
apontam um desempenho melhor dos professores da disciplina de Geografia, como também
no relacionamento de tais professores com os alunos e demais sujeitos da escola, fortalecendo
dessa forma o processo de ensino aprendizagem. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de geografia a partir da experiência do estágio supervisionado. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.description.abstract |
This work aims to discuss and analyze the teaching-learning process concerning the
Geography teaching in the 3rd grade “A” of the State High School Mayor Joaquim Lacerda
Leite, located in the town of São José de Piranhas-PB. In order to carry this study out, we
developed a discussion about the school historical trajectory of Geography, dealing with some
permanences and changes found in the 21
st
century. After that, a critical survey was carried
out on teachers training, bringing us some obstacles and challenges concerning training.
Finally, we highlighted the importance of a methodological proposal focused on the
educational and social needs of the students. To illustrate this, the communication and
information technologies offer criteria that boost the teaching-learning process. To produce
this research, we use the qualitative method, being established through interviews,
questionnaires and observations carried out in the classroom. In addition, we have done a
bibliographical analysis, with support in some authors such as: Andrade (2005); Brzezinski
(1994); Castellar (2010); Castrogiovanni (1998); Libâneo (2008); Pessoa (2007); Pontuschka
(2009) among others. Therefore, we obtained as a result of this research, a concern that comes
from a bit investment given to education, as well as an endorsement given to Geography
teaching. However, in spite of the teachers do not have many resources, they remain doing
effort to innovate and improve their methodologies, having in mind the appropriate learning
and building knowledge. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9439 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-22T21:47:59Z |
|
dc.date.available |
2019-11-22 |
|
dc.date.available |
2019-11-22T21:47:59Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio supervisionado |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia - ensino e aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Geography Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Supervised internship |
pt_BR |
dc.subject |
Geography - Teaching and Learning |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIRA, Tayronne Dantas de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The teaching of geography from the experience of supervised internship. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIRA, Tayronne Dantas de. O ensino de geografia a partir da experiência do estágio supervisionado. 2017. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |