DSpace/Manakin Repository

A importância do estudo da paisagem no processo ensino - aprendizagem.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.
dc.contributor.advisor1ID BRANDÃO, M. H. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3507648411661961 pt_BR
dc.contributor.referee1 GOMES, Henaldo Moraes.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Marcos Assis Pereira de.
dc.description.resumo O presente estudo monográfico trata da análise da percepção da paisagem e reflexão deste tema junto aos alunos do 5° ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Benevenuto Mariano do município de Uiraúna-PB. Pretendeu-se investigar e compreender o mundo/lugar com o propósito de aprofundar a questão sobre os conceitos de paisagem dentro no ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. No estudo foi abordado a conceituação de paisagem, mostrando a importância dos PCN‟s para trabalhar com essa temática, onde foi possível destacar que a paisagem vem sofrendo transformações no seu dia a dia, cabendo ao professor trabalhar a capacidade de observar e perceber a paisagem que o cerca. O presente estudo teve seu objetivo alcançado, já que foi possível refletir sobre a percepção que o aluno tem sobre paisagem, fazendo uma análise da visão individual de cada um, do que é paisagem, onde os mesmos apresentaram sua percepção de acordo com sua vida e seu contexto social. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title A importância do estudo da paisagem no processo ensino - aprendizagem. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract This monograph deals with the analysis of landscape perception and reflection of this theme with the students of the 5th year of primary school at the Municipal School of Early Childhood Education and Elementary Education Benevenuto Mariano municipality of Uiraúna-PB. To investigate and understand the world / place with the purpose of deepening the question about the concepts of landscape in geography teaching in the early years of elementary school. So runs a study focusing on the "landscape" thematic axis facing the relevant discussions related to the teaching of geography in the early years of elementary school, specifically the fifth year. The study was approached the concept of landscape, showing the importance of NCP's to work with this theme, where it is possible to highlight that the landscape has been undergoing changes in their day-to-day, whereas the teacher working the ability to observe and understand the landscape the fence. This study achieved its goal, as it was possible to reflect on the perception that the student has on landscape, making an analysis of the individual vision of each, which is the landscape, where they presented their perception according to their life and their social context. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9446
dc.date.accessioned 2019-11-25T11:03:27Z
dc.date.available 2019-11-25
dc.date.available 2019-11-25T11:03:27Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Paisagem pt_BR
dc.subject Geografia - paisagem - estudo e ensino pt_BR
dc.subject Paisagem - percepção do aluno pt_BR
dc.subject Landscape pt_BR
dc.subject Geography - Landscape - Study and Teaching pt_BR
dc.subject Landscape - Student Perception pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Maria José Martins de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The importance of landscape study in the teaching - learning process. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Maria José Martins de. A importância do estudo da paisagem no processo ensino - aprendizagem. 2014. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta