dc.creator.ID |
LEITE, M. E. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3061048953387962 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ALVES, C. C. E. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4727172806308807 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ANSELMO, Maria da Glória Vieira. |
|
dc.contributor.referee2 |
VASCONCELOS, Santiago Andrade. |
|
dc.description.resumo |
Esta monografia tem como objetivo investigar o saber geográfico dos alunos do 9º ano “A” da
Escola Estadual do Ensino Fundamental Santa Maria Gorete, localizada na cidade de São José
de Piranhas-PB. A mesma faz uma análise histórica do saber geográfico e do ensino de
Geografia no Brasil, discutindo a metodologia e a didática utilizada nas aulas de Geografia,
visto que, o saber geográfico é de suma importância para formação cidadã, proporcionando
subsídios para prática social. Este estudo possui caráter qualitativo e a coleta de dados foi
feita mediante aplicação de questionários com os alunos da referida escola, obtendo narrativas
de 37 (trinta e sete) alunos. Além desse método, realizaram-se estudos bibliográficos, tendo
como suporte teórico referências bibliográficas que abordam o ensino de geografia como os
autores: Andrade (1987 e 1989), Pessoa (2007), Rocha (1996), Rodrigues (2008), Oliveira
(2007), entre outros. Analisando os resultados, observou-se que os alunos apresentam
consideráveis dificuldades em relação ao conceito de Geografia e o objeto de estudo da
mesma. Porém, é notória a presença de uma Geografia escolar renovada, onde o educando
busca relacionar os conteúdos do livro didático com a realidade do aluno, proporcionando o
desenvolvimento crítico do alunado. Por fim, acreditamos que essa reflexão contribuirá para
os atuais e futuros profissionais da educação geográfica, onde os mesmos possam repensar
suas práticas pedagógicas e as funções que o saber geográfico proporciona para a formação de
cidadã. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
Uma leitura do conhecimento geográfico dos alunos do 9º ano da Escola Estadual do ensino Fundamental Santa Maria Gorete, São José de Piranhas - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
This monograph has like objective to investigate the geographic knowledge of students in the
9th grade "A" State of Elementary School School Santa Maria Goretti, located in São José de
Piranhas-PB. The same do a historical analysis of geographical knowledge and teaching of
Geography in Brazil, discussing the methodology and didactics used in Geography lessons,
since the geographic knowledge is of paramount importance for civic education, providing
subsidies for practice social . This study has qualitative and data collection was done through
questionnaires with the said school students, getting narratives of 37 (thirty-seven) students.
Besides this method, there were bibliographical studies, has like theoretical support references
address the teaching of geography as the authors: Andrade (1987 and 1989), Person (2007),
Rocha (1996), Rodrigues (2008), Oliveira (2007), among others. Analyzing the results, it was
observed that students feature considerable difficulties with the concept of geography and the
object of study of the same. However, it is notorious the presence of a school geography
renewed where the student seeks to relate the textbook contents to the reality of the student,
providing the critical development of the students .Finally, we believe that this process will
contribute to the presents and future professionals of geographic education, where they can
rethink their teaching practices and functions that the geographical knowledge provides for
the formation of civic education. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9472 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-25T13:23:55Z |
|
dc.date.available |
2019-11-25 |
|
dc.date.available |
2019-11-25T13:23:55Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental - geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Conhecimento geográfico |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Estadual - São João de Piranhas - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
School Geography |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School - Geography |
pt_BR |
dc.subject |
Geographic Knowledge |
pt_BR |
dc.subject |
State School - São João de Piranhas - Paraíba |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LEITE, Maria Elisiane da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
A reading of the geographical knowledge of the 9th grade students of the Santa Maria Gorete Elementary School, São José de Piranhas - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LEITE, Maria Elisiane da Silva. Uma leitura do conhecimento geográfico dos alunos do 9º ano da Escola Estadual do Ensino Fundamental Santa Maria Gorete, São José de Piranhas Paraíba. 2016. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |