DSpace/Manakin Repository

Uma leitura do conhecimento geográfico dos alunos do 9º ano da Escola Estadual do ensino Fundamental Santa Maria Gorete, São José de Piranhas - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LEITE, M. E. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3061048953387962 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.contributor.advisor1ID ALVES, C. C. E. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4727172806308807 pt_BR
dc.contributor.referee1 ANSELMO, Maria da Glória Vieira.
dc.contributor.referee2 VASCONCELOS, Santiago Andrade.
dc.description.resumo Esta monografia tem como objetivo investigar o saber geográfico dos alunos do 9º ano “A” da Escola Estadual do Ensino Fundamental Santa Maria Gorete, localizada na cidade de São José de Piranhas-PB. A mesma faz uma análise histórica do saber geográfico e do ensino de Geografia no Brasil, discutindo a metodologia e a didática utilizada nas aulas de Geografia, visto que, o saber geográfico é de suma importância para formação cidadã, proporcionando subsídios para prática social. Este estudo possui caráter qualitativo e a coleta de dados foi feita mediante aplicação de questionários com os alunos da referida escola, obtendo narrativas de 37 (trinta e sete) alunos. Além desse método, realizaram-se estudos bibliográficos, tendo como suporte teórico referências bibliográficas que abordam o ensino de geografia como os autores: Andrade (1987 e 1989), Pessoa (2007), Rocha (1996), Rodrigues (2008), Oliveira (2007), entre outros. Analisando os resultados, observou-se que os alunos apresentam consideráveis dificuldades em relação ao conceito de Geografia e o objeto de estudo da mesma. Porém, é notória a presença de uma Geografia escolar renovada, onde o educando busca relacionar os conteúdos do livro didático com a realidade do aluno, proporcionando o desenvolvimento crítico do alunado. Por fim, acreditamos que essa reflexão contribuirá para os atuais e futuros profissionais da educação geográfica, onde os mesmos possam repensar suas práticas pedagógicas e as funções que o saber geográfico proporciona para a formação de cidadã. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title Uma leitura do conhecimento geográfico dos alunos do 9º ano da Escola Estadual do ensino Fundamental Santa Maria Gorete, São José de Piranhas - PB. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract This monograph has like objective to investigate the geographic knowledge of students in the 9th grade "A" State of Elementary School School Santa Maria Goretti, located in São José de Piranhas-PB. The same do a historical analysis of geographical knowledge and teaching of Geography in Brazil, discussing the methodology and didactics used in Geography lessons, since the geographic knowledge is of paramount importance for civic education, providing subsidies for practice social . This study has qualitative and data collection was done through questionnaires with the said school students, getting narratives of 37 (thirty-seven) students. Besides this method, there were bibliographical studies, has like theoretical support references address the teaching of geography as the authors: Andrade (1987 and 1989), Person (2007), Rocha (1996), Rodrigues (2008), Oliveira (2007), among others. Analyzing the results, it was observed that students feature considerable difficulties with the concept of geography and the object of study of the same. However, it is notorious the presence of a school geography renewed where the student seeks to relate the textbook contents to the reality of the student, providing the critical development of the students .Finally, we believe that this process will contribute to the presents and future professionals of geographic education, where they can rethink their teaching practices and functions that the geographical knowledge provides for the formation of civic education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9472
dc.date.accessioned 2019-11-25T13:23:55Z
dc.date.available 2019-11-25
dc.date.available 2019-11-25T13:23:55Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geografia escolar pt_BR
dc.subject Ensino fundamental - geografia pt_BR
dc.subject Conhecimento geográfico pt_BR
dc.subject Escola Estadual - São João de Piranhas - Paraíba pt_BR
dc.subject School Geography pt_BR
dc.subject Elementary School - Geography pt_BR
dc.subject Geographic Knowledge pt_BR
dc.subject State School - São João de Piranhas - Paraíba pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LEITE, Maria Elisiane da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A reading of the geographical knowledge of the 9th grade students of the Santa Maria Gorete Elementary School, São José de Piranhas - PB. pt_BR
dc.identifier.citation LEITE, Maria Elisiane da Silva. Uma leitura do conhecimento geográfico dos alunos do 9º ano da Escola Estadual do Ensino Fundamental Santa Maria Gorete, São José de Piranhas Paraíba. 2016. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta