dc.creator.ID |
MEDEIROS, P. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0608542276244888 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DI LORENZO, I. D. N. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8568846210132439 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA, Aloysio Rodrigues de. |
|
dc.contributor.referee2 |
OLIVEIRA, Mariana Borba de. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho, desenvolvido como requisito para obtenção do título de Licenciado em
Geografia tem como tema central “O Ensino de Geografia e a Narrativa Fílmica: o contexto
ficcional do filme “A Era do Gelo 4” como instrumento de ensino. Esta temática pode ser
considerada de suma importância, pois seu objeto vem de encontro as novas adequações
ocorridas nos últimos anos dentro do processo de ensino-aprendizagem nas escolas da
Educação Básica, se configurando assim como um importante instrumento para a atuação
docente. Esta proposta objetiva analisar os elementos que norteiam os possíveis processos
investigativos e os níveis de conhecimento que se pode obter mediante a leitura fílmica da
produção cinematográfica “A Era do Gelo 4” (cujo título original é: A Era do Gelo 4 - Deriva
Continental) nas aulas de Geografia, bem como, apresentar aos leitores como se processa a
compreensão fílmica através do processo de ensino-aprendizagem no cotidiano escolar e as
relações desenvolvidas no espaço ficcional. De tal modo, se estabelece como marco teórico
principal diversas contribuições que têm como embasamento o estudo e a compreensão da
utilização dos filmes, independente do gênero textual, corroborando com a apreciação
específica do gênero animação no qual se enquadra o filme estudado. Para a devida execução
da pesquisa foi necessário o estabelecimento de um conjunto de métodos e de técnicas
específicas que se vinculam frente ao objetivo almejado, dos quais se pode elencar: os
métodos de abordagem hipotético-dedutivo e de procedimento estruturalista; e as técnicas de
pesquisa documental e bibliográfica. Seguindo estes preceitos, vimos que os recursos
tecnológicos, dentre eles, a produção cinematográfica, são de extrema importância para a
compreensão de diversos fenômenos e situações que envolvem a relação homem-natureza,
objeto de estudo da Geografia. Através deste recurso, independentemente de seu caráter
fílmico-ficcional, foi possível compreender não apenas o comportamento natural do ambiente
em que vivemos, mas nossa participação como agentes modificadores de um sistema em
constante evolução, do qual direta ou indiretamente necessitamos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de geografia e a narrativa fílmica: o contexto ficcional do filme a Era do Gelo 4. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-05-05 |
|
dc.description.abstract |
The present work, developed as a requirement to obtain a degree in Geography, has as its
central theme "The Teaching of Geography and Film Narrative: the fictional context of the
film" The Ice Age 4 "as a teaching tool. This subject can be considered of paramount
importance, since its object is in line with the new adaptations that have occurred in recent
years within the teaching-learning process in primary schools, thus becoming an important
instrument for teaching. This proposal aims to analyze the elements that guide the possible
investigative processes and the levels of knowledge that can be obtained through the filmic
reading of the cinematographic production "The Ice Age 4" (whose original title is: Ice Age 4
- Continental Drift) in Geography classes, as well as, to present to the readers how the filmic
understanding is processed through the teaching-learning process in the school routine and the
relations developed in the fictional space. Thus, the main theoretical framework is the various
contributions that have as basis the study and understanding of the use of films, regardless of
the textual genre, corroborating with the specific appreciation of the genre animation in which
the film studied fits. For the proper execution of the research, it was necessary to establish a
set of specific methods and techniques that are linked to the desired goal, which can be listed:
the hypothetical-deductive approach and the structuralist procedure; And documentary and
bibliographic research techniques. Following these precepts, we have seen that the
technological resources, among them, the cinematographic production, are of extreme
importance for the understanding of several phenomena and situations that involve the
relation man-nature, object of study of Geography. Through this resource, regardless of its
film-fictional character, it was possible to understand not only the natural behavior of the
environment in which we live, but our participation as agents modifying a constantly evolving
system, which we directly or indirectly need. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9475 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-25T13:41:40Z |
|
dc.date.available |
2019-11-25 |
|
dc.date.available |
2019-11-25T13:41:40Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Produção cinematográfica |
pt_BR |
dc.subject |
Novas tecnologias - ensino de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Narrativa fílmica |
pt_BR |
dc.subject |
Filme - instrumento de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Geography Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Movie Theater |
pt_BR |
dc.subject |
Film Production |
pt_BR |
dc.subject |
New Technologies - Geography Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Film Narrative |
pt_BR |
dc.subject |
Stock Footage - Teaching Instrument |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MEDEIROS, Pierre Campos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Geography teaching and film narrative: the fictional context of the Ice Age movie 4. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MEDEIROS, Pierre Campos. O ensino de geografia e a narrativa fílmica: o contexto ficcional do filme a Era do Gelo 4. 2017. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |