DSpace/Manakin Repository

O ensino de geografia e a narrativa fílmica: o contexto ficcional do filme a Era do Gelo 4.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MEDEIROS, P. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0608542276244888 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.contributor.advisor1ID DI LORENZO, I. D. N. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8568846210132439 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Aloysio Rodrigues de.
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Mariana Borba de.
dc.description.resumo O presente trabalho, desenvolvido como requisito para obtenção do título de Licenciado em Geografia tem como tema central “O Ensino de Geografia e a Narrativa Fílmica: o contexto ficcional do filme “A Era do Gelo 4” como instrumento de ensino. Esta temática pode ser considerada de suma importância, pois seu objeto vem de encontro as novas adequações ocorridas nos últimos anos dentro do processo de ensino-aprendizagem nas escolas da Educação Básica, se configurando assim como um importante instrumento para a atuação docente. Esta proposta objetiva analisar os elementos que norteiam os possíveis processos investigativos e os níveis de conhecimento que se pode obter mediante a leitura fílmica da produção cinematográfica “A Era do Gelo 4” (cujo título original é: A Era do Gelo 4 - Deriva Continental) nas aulas de Geografia, bem como, apresentar aos leitores como se processa a compreensão fílmica através do processo de ensino-aprendizagem no cotidiano escolar e as relações desenvolvidas no espaço ficcional. De tal modo, se estabelece como marco teórico principal diversas contribuições que têm como embasamento o estudo e a compreensão da utilização dos filmes, independente do gênero textual, corroborando com a apreciação específica do gênero animação no qual se enquadra o filme estudado. Para a devida execução da pesquisa foi necessário o estabelecimento de um conjunto de métodos e de técnicas específicas que se vinculam frente ao objetivo almejado, dos quais se pode elencar: os métodos de abordagem hipotético-dedutivo e de procedimento estruturalista; e as técnicas de pesquisa documental e bibliográfica. Seguindo estes preceitos, vimos que os recursos tecnológicos, dentre eles, a produção cinematográfica, são de extrema importância para a compreensão de diversos fenômenos e situações que envolvem a relação homem-natureza, objeto de estudo da Geografia. Através deste recurso, independentemente de seu caráter fílmico-ficcional, foi possível compreender não apenas o comportamento natural do ambiente em que vivemos, mas nossa participação como agentes modificadores de um sistema em constante evolução, do qual direta ou indiretamente necessitamos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title O ensino de geografia e a narrativa fílmica: o contexto ficcional do filme a Era do Gelo 4. pt_BR
dc.date.issued 2017-05-05
dc.description.abstract The present work, developed as a requirement to obtain a degree in Geography, has as its central theme "The Teaching of Geography and Film Narrative: the fictional context of the film" The Ice Age 4 "as a teaching tool. This subject can be considered of paramount importance, since its object is in line with the new adaptations that have occurred in recent years within the teaching-learning process in primary schools, thus becoming an important instrument for teaching. This proposal aims to analyze the elements that guide the possible investigative processes and the levels of knowledge that can be obtained through the filmic reading of the cinematographic production "The Ice Age 4" (whose original title is: Ice Age 4 - Continental Drift) in Geography classes, as well as, to present to the readers how the filmic understanding is processed through the teaching-learning process in the school routine and the relations developed in the fictional space. Thus, the main theoretical framework is the various contributions that have as basis the study and understanding of the use of films, regardless of the textual genre, corroborating with the specific appreciation of the genre animation in which the film studied fits. For the proper execution of the research, it was necessary to establish a set of specific methods and techniques that are linked to the desired goal, which can be listed: the hypothetical-deductive approach and the structuralist procedure; And documentary and bibliographic research techniques. Following these precepts, we have seen that the technological resources, among them, the cinematographic production, are of extreme importance for the understanding of several phenomena and situations that involve the relation man-nature, object of study of Geography. Through this resource, regardless of its film-fictional character, it was possible to understand not only the natural behavior of the environment in which we live, but our participation as agents modifying a constantly evolving system, which we directly or indirectly need. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9475
dc.date.accessioned 2019-11-25T13:41:40Z
dc.date.available 2019-11-25
dc.date.available 2019-11-25T13:41:40Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Cinema pt_BR
dc.subject Produção cinematográfica pt_BR
dc.subject Novas tecnologias - ensino de geografia pt_BR
dc.subject Narrativa fílmica pt_BR
dc.subject Filme - instrumento de ensino pt_BR
dc.subject Geography Teaching pt_BR
dc.subject Movie Theater pt_BR
dc.subject Film Production pt_BR
dc.subject New Technologies - Geography Teaching pt_BR
dc.subject Film Narrative pt_BR
dc.subject Stock Footage - Teaching Instrument pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MEDEIROS, Pierre Campos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Geography teaching and film narrative: the fictional context of the Ice Age movie 4. pt_BR
dc.identifier.citation MEDEIROS, Pierre Campos. O ensino de geografia e a narrativa fílmica: o contexto ficcional do filme a Era do Gelo 4. 2017. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta