dc.creator.ID |
MANGUEIRA, T. N. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2801433985726460 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1430960919769440 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LUSTOSA, Jacqueline Pires Gonçalves. |
|
dc.contributor.referee2 |
ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho monográfico tem como objetivo discutir a Educação de Jovens e Adultos,
tendo como referência as questões metodológicas que norteiam o Ensino de Geografia
nessa modalidade de ensino. O mesmo decorre da necessidade de avaliar o ensino da
Educação de Jovens e Adultos, proporcionando discussões a fim de melhorar a eficácia
da mesma, conferindo - lhe uma qualidade, talvez ainda não alcançados, em função de
alguns equívocos em sua concepção e métodos. Para abordar os objetivos propostos e
debater as indagações aqui levantadas, de início foi realizada uma pesquisa bibliográfica
com autores que tratam a temática, a fim de entender como a EJA está no contexto
educacional brasileiro, objetivando avaliar suas mudanças, interesses, questões, perfis
dos alunos, dos docentes, as metodologias, entre outros fatores. Conseguinte, foi feita
uma análise documental das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, as
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos e as diretrizes
para o ensino de geografia para a EJA. Assim almejou-se que a discussão aqui realizada
contribua de maneira positiva como o ensino de geografia desta modalidade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
Educação de jovens e adultos e ensino de geografia: uma discussão metodológica. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.description.abstract |
This monographic work aims to discuss Youth and Adult Education,
having as reference the methodological questions that guide the Geography Teaching
in this teaching modality. The same stems from the need to evaluate the teaching of
Youth and Adult Education, providing discussions to improve effectiveness
giving it a quality, perhaps not yet achieved, due to
some misconceptions in their design and methods. To address the proposed objectives and
To debate the questions raised here, a bibliographical search was initially performed
with authors dealing with the theme, in order to understand how EJA is in the context
Brazilian educational system, aiming to evaluate its changes, interests, issues, profiles
students, teachers, methodologies, among other factors. So it was made
documentary analysis of the National Curriculum Guidelines of Basic Education, the
National Curriculum Guidelines for Youth and Adult Education and the guidelines
for teaching geography to EJA. Thus it was intended that the discussion held here
contribute positively to the teaching of geography of this modality. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9481 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-25T14:06:07Z |
|
dc.date.available |
2019-11-25 |
|
dc.date.available |
2019-11-25T14:06:07Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
EJA - diretrizes |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia - propostas metodológicas |
pt_BR |
dc.subject |
EJA - Guidelines |
pt_BR |
dc.subject |
Geography Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Geography - Methodological Proposals |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MANGUEIRA, Thiago Nogueira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Youth and adult education and geography teaching: a methodological discussion. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MANGUEIRA, Thiago Nogueira. Educação de jovens e adultos e ensino de geografia: uma discussão metodológica. 2015. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
pt_BR |