DSpace/Manakin Repository

Educação de jovens e adultos e ensino de geografia: uma discussão metodológica.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MANGUEIRA, T. N. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2801433985726460 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1430960919769440 pt_BR
dc.contributor.referee1 LUSTOSA, Jacqueline Pires Gonçalves.
dc.contributor.referee2 ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.description.resumo Este trabalho monográfico tem como objetivo discutir a Educação de Jovens e Adultos, tendo como referência as questões metodológicas que norteiam o Ensino de Geografia nessa modalidade de ensino. O mesmo decorre da necessidade de avaliar o ensino da Educação de Jovens e Adultos, proporcionando discussões a fim de melhorar a eficácia da mesma, conferindo - lhe uma qualidade, talvez ainda não alcançados, em função de alguns equívocos em sua concepção e métodos. Para abordar os objetivos propostos e debater as indagações aqui levantadas, de início foi realizada uma pesquisa bibliográfica com autores que tratam a temática, a fim de entender como a EJA está no contexto educacional brasileiro, objetivando avaliar suas mudanças, interesses, questões, perfis dos alunos, dos docentes, as metodologias, entre outros fatores. Conseguinte, foi feita uma análise documental das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos e as diretrizes para o ensino de geografia para a EJA. Assim almejou-se que a discussão aqui realizada contribua de maneira positiva como o ensino de geografia desta modalidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title Educação de jovens e adultos e ensino de geografia: uma discussão metodológica. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract This monographic work aims to discuss Youth and Adult Education, having as reference the methodological questions that guide the Geography Teaching in this teaching modality. The same stems from the need to evaluate the teaching of Youth and Adult Education, providing discussions to improve effectiveness giving it a quality, perhaps not yet achieved, due to some misconceptions in their design and methods. To address the proposed objectives and To debate the questions raised here, a bibliographical search was initially performed with authors dealing with the theme, in order to understand how EJA is in the context Brazilian educational system, aiming to evaluate its changes, interests, issues, profiles students, teachers, methodologies, among other factors. So it was made documentary analysis of the National Curriculum Guidelines of Basic Education, the National Curriculum Guidelines for Youth and Adult Education and the guidelines for teaching geography to EJA. Thus it was intended that the discussion held here contribute positively to the teaching of geography of this modality. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9481
dc.date.accessioned 2019-11-25T14:06:07Z
dc.date.available 2019-11-25
dc.date.available 2019-11-25T14:06:07Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject EJA - diretrizes pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Geografia - propostas metodológicas pt_BR
dc.subject EJA - Guidelines pt_BR
dc.subject Geography Teaching pt_BR
dc.subject Geography - Methodological Proposals pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MANGUEIRA, Thiago Nogueira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Youth and adult education and geography teaching: a methodological discussion. pt_BR
dc.identifier.citation MANGUEIRA, Thiago Nogueira. Educação de jovens e adultos e ensino de geografia: uma discussão metodológica. 2015. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta