dc.contributor.advisor1 |
BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BRANDÃO, M. H. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3507648411661961 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA, Marcos Assis Pereira de. |
|
dc.contributor.referee2 |
PESSOA, Rodrigo Bezerra. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho tem como tema: A importância da música como aparato metodológico nas
aulas de Geografia: uma forma lúdica de estudar o Semiárido nordestino. O uso da música nas
aulas facilita o aprendizado e de forma dinâmica aumenta o interesse dos alunos pelas aulas.
A disciplina Geografia enfrenta um grande desafio que é fazer com que os alunos se
interessem pelos seus conteúdos, pois para muitos alunos a disciplina é enfadonha e
decorativa. Como objetivo principal, tem-se a análise da música Chuva de honestidade de
Flavio Leandro, para abordagem da temática sobre o semiárido nas aulas de geografia. A
metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, com o levantamento de teses, dissertações,
monografia e livros que abordam a temática e a escolha da música Chuva de Honestidade,
para se trabalhar em sala de aula as principais características do semiárido. A necessidade do
professor mudar suas metodologias é gritante, pois apenas o quadro o livro e o pincel, não são
suficientes para despertar o interesse dos estudantes. Desta forma, foi elaborada uma
metodologia específica para a utilização da música Chuva de Honestidade abordando a
realidade semiárida brasileira. Trabalhar com música é uma forma de aproximar o aluno do
conteúdo e de suas vivencias, facilitando assim a compreensão do conteúdo e aumentando o
aprendizado. A música para trabalhar a temática sobre o Semiárido nordestino é uma forma de
explorar a temática de forma dinâmica e detalhada, mostrando para os alunos todas as
características dessa região com o auxílio da música. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
A importância da música como aparato metodológico nas aulas de Geografia: uma forma lúdica de estudar o Semiárido nordestino. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-07-04 |
|
dc.description.abstract |
This work has as theme The importance of music as a methodological apparatus in
geography classes: a playful way of studying the semi - arid Northeast. Using music in
classes facilitates learning and dynamically increases students ' interest in classes.
Geography as a school subject faces a great challenge, the one to make students interested in
its contents because, for many students, the discipline is tedious and just decorative. Thus,
the main objective of this research is to analyze the song "Chuva de honestidade" by Flávio
Leandro, used to address the issue of the "Semi-Arid" in geography classes. The
methodology used was the bibliographic research, with the survey of theses, dissertations,
monograph and books that address the theme. The mentioned song was chosen to work the
main characteristics of the semiarid in classroom. The need for changing methodologies is
stark, since only the blackboard, the book and the blackboard marker are not enough to
arouse students' interest. In this way, a specific methodology was developed for using
Leandro’s song approaching Brazilian semiarid reality. Working with music is a way to
bring the student closer to the content and their experiences, thus facilitating the
understanding of the content and increasing the learning. Working on the theme "semi-arid
Northeastern" with music explores the subject in a dynamic and detailed way, showing the
students all the characteristics of this region with the aid of song. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9485 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-25T14:39:54Z |
|
dc.date.available |
2019-11-25 |
|
dc.date.available |
2019-11-25T14:39:54Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Lúdico |
pt_BR |
dc.subject |
Música |
pt_BR |
dc.subject |
Semiárido |
pt_BR |
dc.subject |
Geography - Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Ludic |
pt_BR |
dc.subject |
Music |
pt_BR |
dc.subject |
Semiarid |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Maria Idaiza Fernandes dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The importance of music as a methodological apparatus in geography classes: a playful way to study the northeastern semiarid. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Maria Idaiza Fernandes dos. A importância da música como aparato metodológico nas aulas de Geografia: uma forma lúdica de estudar o Semiárido Nordestino. 2019. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
pt_BR |