DSpace/Manakin Repository

Sincronismo organizacional: proposta de redesenho do processo de atendimento e venda de uma microempresa.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID RUFINO, I. L. O. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6149850809149420 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ABRANTES, Luciene Alencar Firmo.
dc.contributor.advisor1ID ABRANTES, L. A. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8402966533535337 pt_BR
dc.contributor.referee1 BALBINO, Débora Prazeres.
dc.contributor.referee2 CORREIA, Suzane Érica Nóbrega.
dc.description.resumo Com o avanço da globalização, as organizações têm buscado diversas alternativas para manterem-se competitivas no mercado, com foco principal na satisfação do cliente. Controlar os processos organizacionais que propiciam a entrega destes resultados torna-se necessário, visando evitar falhas que venham a atrapalhar a experiência do consumidor. Nesse contexto, destaca-se a Gestão Por Processos, a qual busca simplificar as estruturas organizacionais através da mudança na forma como a empresa enxerga seus objetivos e posiciona sua estrutura, adotando a chamada visão horizontal. Assim, surge a metodologia de Sincronismo Organizacional, criada por Rocha e Albuquerque (2007), que busca auxiliar gestores a alcançar a visão horizontal nas organizações. Dessa forma, o presente estudo de caso foi realizado com o intuito de propor o redesenho do processo de atendimento e venda de uma microempresa de comércio de materiais odontológicos, a partir da metodologia do Sincronismo Organizacional. Para isto, foi realizada uma pesquisa caracterizada como descritiva-exploratória por meio de abordagem mista, que envolve tanto o estudo quantitativo quanto o qualitativo. Foram utilizados três instrumentos de coleta de dados: observação direta, entrevistas e questionários in loco e online. Para a análise qualitativa, realizou-se a análise descritiva dos dados coletados pelas entrevistas. Na análise quantitativa, foi feita análise estatística com uso de um software estatístico para ciências sociais aplicadas. Como resultado da pesquisa, o processo atual de atendimento e venda da empresa se mostrou bastante complexo e detalhado, no qual em alguns estágios o atendente pode cometer falhas humanas devido às ferramentas utilizadas e procedimentos efetuados. Ainda, dos critérios analisados pelos clientes, foi percebida a importância da cordialidade do vendedor e da qualidade do produto para sua satisfação em relação ao atendimento. Quanto às percepções da gestora e da vendedora, foram citados aspectos como a passividade do cliente no processo e a necessidade de maior conhecimento dos atendentes sobre os produtos vendidos. Dessa forma, o novo processo proposto foi criado em vista a aprimorar estes aspectos e evitar erros cometidos pelos agentes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração. pt_BR
dc.title Sincronismo organizacional: proposta de redesenho do processo de atendimento e venda de uma microempresa. pt_BR
dc.date.issued 2016-10-13
dc.description.abstract With the advance of globalization, organizations have sought several alternatives to remain competitive in the market, with main focus on customer satisfaction. Control organizational processes that allow the delivery of these results becomes necessary, in order to avoid failures that may disrupt the consumer experience. In this context, there is the Management By Processes, which seeks to simplify organizational structures by changing the way the company sees its goals and positions its structure, adopting the so-called horizontal vision. That said, there is the methodology of Organizational Synchro, created by Rocha and Albuquerque (2007), which seeks to help managers achieve horizontal vision in the organizations. Thus, this case study was carried out with the aim to propose the redesign of the process of attendance and sale of a microenterprise dental materials trade, from the methodology of Organizational Synchro. For this, a search was conducted characterized as descriptive and exploratory by a mixed approach that involves both quantitative and qualitative study. Three data collection instruments were used: direct observation, interviews and questionnaires in the field and online. For the qualitative analysis, it was made the descriptive analysis of the data collected through the interviews. In the quantitative analysis, it was made statistical analysis using one statistical software for applied social sciences. As a result of the research, the current process of attendance and sale of the company proved quite complex and detailed, which in some stages the attendant can make human errors due to the used tools and made procedures. Still, the criteria analyzed by the costumers, was perceived the importance of warmth of the seller and quality of the product to theirs satisfaction related to the service. As for the perceptions of the manager and the seller, were cited aspects such as passivity of the customer in the process and the need for more knowledge of the attendants on products sold. Thus, the new process proposed was created in order to improve these aspects and avoid mistakes made by agents. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9486
dc.date.accessioned 2019-11-25T14:54:51Z
dc.date.available 2019-11-25
dc.date.available 2019-11-25T14:54:51Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gestão por processos pt_BR
dc.subject Sincronismo organizacional pt_BR
dc.subject Redesenho organizacional pt_BR
dc.subject Organização, sistemas e métodos - Administração pt_BR
dc.subject Administração de empresas pt_BR
dc.subject Atendimento - microempresa pt_BR
dc.subject Process management pt_BR
dc.subject Organizational Timing pt_BR
dc.subject Organizational redesign pt_BR
dc.subject Organization, systems and methods - Administration pt_BR
dc.subject Business Administration pt_BR
dc.subject Customer Service - Microenterprise pt_BR
dc.subject Organizational synchronism pt_BR
dc.subject Process redesign pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RUFINO, Ívyna Lavinia de Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Organizational synchronism: proposal of redesign of the process of attendance and sale of a micro company. pt_BR
dc.identifier.citation RUFINO, Ívyna Lavinia de Oliveira. Sincronismo organizacional: proposta de redesenho do processo de atendimento e venda de uma microempresa. 2016. 71f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9486 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta