dc.contributor.advisor1 |
DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega. |
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dc.contributor.advisor1ID |
DI LORENZO, I. D. N. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8568846210132439 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BARBOSA, Renata da Silva. |
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dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Elzanir dos. |
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dc.description.resumo |
O objetivo desse estudo é investigar as praticas educativas cotidianas no ensino de geografia
propondo através da pesquisa, uma discussão temática no ensino de geografia, a partir da
linguagem fílmica, tomando o cinema como linguagem auxiliar para o ensino, em sala de
aula. O cinema possui uma grande variação de filmes e documentários relacionados aos
conteúdos geográficos e suas ramificações. Sendo um campo amplo para discussão desse
assunto, tanto na Educação Básica como na Educação Superior, na formação de novos
professores. Entretanto, é preciso entender que o processo de conhecimento e de adaptação a
novas metodologias educacionais, requer tempo, desejo de aprender, praticidade e adaptação,
o que por vezes, provoca o abandono e ou desistência por parte dos professores. O uso do
cinema, assim como outras linguagens no ensino de geografia, possibilita corrigir uma
defasagem que perdura por muito tempo no ensino, já que a discussão do ensino acerca das
relações sociais de produção travadas no espaço geográfico vão além da didática escolar
cotidiana. Portanto, o que se busca quando se trata do processo de ensino e aprendizagem, é
adequar ao ensino novas metodologias e recursos para a interpretação dos conteúdos, e não a
substituição das práticas docentes realizadas. É assim, uma renovação no ensino condizente
com as transformações e relações do momento atual pelo qual passa a sociedade. O uso do
cinema a partir do filme ‘Lixo Extraordinário’, proposto a educadora para o estudo do espaço
geográfico pode promover o entendimento das transformações e relações sociais travadas no
seio da sociedade e o uso dessa linguagem pode facilitar o ensino-aprendizagem da disciplina
de geografia. Esta pesquisa realizou-se no período de 10 de novembro a 20 de dezembro do
ano de 2014, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Crispim Coelho,
município de Cajazeiras, mesorregião do Sertão Paraibano, Tendo como sujeitos da pesquisa
os alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental. Os resultados alcançados demonstraram que a
distribuição da carga horária por disciplinas e o lugar dado à geografia demonstra
resistência(s) e contradições no tocante à inovação metodológica do ensino, por conseguinte a
permanência de práticas tradicionais nesta disciplina. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
A linguagem cinematográfica e o ensino de geografia: resistência(s) à reinvenção e continuidade(s) na tradição na EEEFM Professor Crispim Coelho. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-04-07 |
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dc.description.abstract |
The objective of this study is to investigate the everyday educational practices in teaching
geography proposing through research, a thematic discursão in teaching geography, from the
filmic language, taking the film as a language aid for teaching in the classroom. The film has
a wide range of films and documentaries related to geographic content and its ramifications.
Being a wide field for discussion of this subject, both in basic education and in higher
education, in training new teachers. However, one must understand that the process of
knowledge and to adapt to new educational methodologies, requires time, desire to learn,
practicality and adaptation, which sometimes causes the abandonment and discontinuance or
by teachers. The use of cinema as well as other languages in teaching geography, enables
correct a gap that has lasted a long time in teaching, since the discussion of teaching about the
social relations of production caught in the geographical area beyond the didactic school
everyday. So what is sought when it comes to teaching and learning, is to adapt to new
methodologies and teaching resources for the interpretation of the contents, not the
replacement of teaching practices carried out. It is thus a renewal in education consistent with
the transformations and relations of the present moment experienced by the society. The use
of film from the movie 'Special Waste', proposed the educator for the study of geographical
space can promote understanding of the transformations and social relations involving in
society and the use of this language can facilitate discipline of the teaching-learning
geography. This research took place in the period from November 10 to December 20 of the
year 2014, in the State School of Primary and Secondary Teacher Crispin Coelho, city of
Cajazeiras, Paraíba mesoregion Hinterland, having as research subjects students of the 6th
year of elementary school. The results obtained showed that the distribution of hours by
subject and the place given to geography demonstrates strength (s) and contradictions
regarding the methodology of teaching innovation, therefore the permanence of traditional
practices in this discipline. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9489 |
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dc.date.accessioned |
2019-11-25T16:50:26Z |
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dc.date.available |
2019-11-25 |
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dc.date.available |
2019-11-25T16:50:26Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia e cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia - metodologia e linguagens |
pt_BR |
dc.subject |
EEEFM Crispim Coelho - Cajazeiras - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Geography and cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Geography Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Geography - methodology and languages |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Livânia Batista de. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
A cinematic language and geography teaching: resistance (s) to reinvention and heredity in the tradition of Professor Crispim Coelho from EEEFM. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Livânia Batista de. A linguagem cinematográfica e o ensino de geografia: resistência(s) à reinvenção e continuidade(s) na tradição na EEEFM Professor Crispim Coelho. 2015. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
pt_BR |