dc.creator.ID |
QUARESMA, S. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2090706722410246 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ALVES, Cicera Cecília Esmeraldo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ALVES, C. C. E. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4727172806308807 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. |
|
dc.contributor.referee2 |
SIEBRA, Firmiana Santos Fonseca. |
|
dc.description.resumo |
O estágio supervisionado é tido como um componente curricular acadêmico de primordial
importância para a formação inicial docente, contribuindo ao levar a realidade para os
licenciandos sobre o ambiente escolar e sobre a profissão docente. É o momento em que os
licenciandos colocam em prática a base teórica aprendida na universidade. Esse importante
componente curricular merece atenção especial, a partir do mesmo pode ser observado,
analisado e refletido questões que são constantes numa escola, a relação concreta
ensino/aprendizagem e professor/aluno. O objetivo desse estudo é de analisar as contribuições
e implicações do estágio supervisionado na formação do licenciado em Geografia,
enfatizando sobre a importância do estágio supervisionado na formação inicial e observando a
relação entre teoria e prática no momento do estágio. Este estudo possui caráter qualitativo em
que a coleta de dados foi feita mediante entrevistas com licenciandos do curso de Geografia,
obtendo narrativas de 11 (onze) licenciandos e através de estudos bibliográficos por meio de
livros, artigos e teses. Os dados foram analisados por meio de três categorias de análise: a
ciência geográfica, a formação inicial docente e o estágio supervisionado e, como referencial
teórico utilizou-se Pontuschka (2009), Castrogiovanni (2011), Santos (2013), Pimenta (2010)
entre outros. Os dados revelam que o estágio supervisionado contribui com relevância na
formação dos licenciandos, entretanto revelam certas implicações em relação à teoria e prática
no momento do estágio, os licenciandos questionam certas dificuldades diante da teoria
enfatizada durante o curso. Este estudo revelou ainda que o estágio contribui gradativamente
na construção da identidade profissional docente, onde as implicações encontradas estimulam
à busca por melhorias no ensino, ou seja, apresentam caminhos propícios para uma formação
docente de qualidade, seguida por expectativa de mudar rompendo com o tradicionalismo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
Teoria versus prática: as contribuições e implicações do estágio supervisionado na formação do licenciado em Geografia. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.description.abstract |
The supervised training is seen as an academic curriculum component of prime importance
for initial teacher training, helping to bring reality to the licensees on the school environment
and the teaching profession. It is the time that the licensees put into practice the theoretical
basis learned in university. This important curriculum component deserves special attention
from the same can be observed, analyzed and reflected issues that are constant in a school, the
concrete the teaching / learning and teacher / student. The aim of this study is to analyze the
contributions and implications of supervised training of the licensee in Geography,
emphasizing on the importance of supervised training in initial training and observing the
relationship between theory and practice at the time of the stage. This study has qualitative in
which data collection was done through interviews with undergraduates Geography course,
getting narratives of eleven (11) undergraduates and through bibliographic research through
books, articles and theses. Data were analyzed using three categories of analysis: the
geographical science, initial teacher training and supervised practice and as a theoretical
framework was used Pontuschka (2009), Castrogiovanni (2011), Santos (2013), Pepper
(2010) among others. The data reveal that the supervised training contributes heavily in
training of undergraduates, however reveal certain implications for the theory and practice at
the time of the internship, the student teachers questioned certain difficulties on the theory
emphasized during the course. This study also revealed that the stage gradually contributes to
the construction of teacher professional identity, where the implications found stimulate the
search for improvements in education, that is, provide favorable paths for teacher education
quality, followed by the expectation of change breaking with the traditionalism. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9492 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-25T17:16:56Z |
|
dc.date.available |
2019-11-25 |
|
dc.date.available |
2019-11-25T17:16:56Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia - teoria e prática |
pt_BR |
dc.subject |
Ciência geográfica |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia - estágio supervisionado |
pt_BR |
dc.subject |
Geography - theory and practice |
pt_BR |
dc.subject |
Geographic science |
pt_BR |
dc.subject |
Geography - supervised internship |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
QUARESMA, Silvana da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Theory versus practice: the contributions and implications of the supervised internship in the formation of the graduate in Geography. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
QUARESMA, Silvana da Silva. Teoria versus prática: as contribuições e implicações do estágio supervisionado na formação do licenciamento em Geografia. 2015. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
pt_BR |