dc.creator.ID |
MENDES, R. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1309166641900408 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ALVES, C. C. E. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4727172806308807 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega. |
|
dc.contributor.referee2 |
ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de. |
|
dc.description.resumo |
O presente estudo traz uma reflexão sobre o uso do livro didático, especificamente, nas aulas
de Geografia na Rede Municipal. Pesquisas sobre o livro didático vêm sendo desenvolvidas
para entender a sua eficácia no processo de ensino-aprendizagem. O livro didático traz em
seus conteúdos conceitos e informações capazes de conduzirem o professor de Geografia no
processo de ensino-aprendizagem em sala de aula, levando em consideração a realidade em
que se inserem os educandos. A presente pesquisa surgiu das experiências vivenciadas nos
estágios supervisionados na E.M.E.F Maria do Carmo Pedroza Mendes, na Rede Municipal
da Cidade de Nazarezinho-PB. A pesquisa procurou compreender como o livro didático de
Geografia do 6ª Ano do Ensino Fundamental contribui para o ensino desta disciplina, a partir
da metodologia utilizada em sala de aula pelo professor. Para o desenvolvimento da pesquisa
foram feitas buscas em fontes bibliográficas de vários autores como Pontuschka (2013),
Bittencourt (1993) e Oliveira (1984), analisando os conteúdos do livro didático do 6º Ano
para um entendimento sobre os seus conteúdos. A obtenção de informações fez-se necessário
mediante a elaboração e aplicação de questionário a professora de Geografia do 6ª Ano
perguntou-se informações sobre o uso do livro didático em suas aulas. Com os dados
coletados e analisados percebemos que o livro didático ainda está presente na sala de aula
como principal e mais utilizado recurso. A pesquisa teve inicio no mês de Outubro de 2017,
estendendo-se até Maio de 2018. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
Um olhar sobre o livro didático de geografia: estudo de caso no 6º Ano do Ensino Fundamental e sua contribuição para a prática docente. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-08-06 |
|
dc.description.abstract |
The present study brings a reflection on the use of the didactic book, specifically, in the
classes of Geography in the Municipal Network. Research on the textbook has been
developed to understand its effectiveness in the teaching and learning process. The textbook
brings in its contents concepts and information capable of leading the teacher of Geography in
the process of teaching and learning in the classroom, taking into account the reality that
surrounds the life of learners. The present research arose from the experiences lived in the
supervised internships at E.M.E.F Maria do Carmo Pedrosa Mendes in the Municipal
Network of the City of Nazarezinho-PB. The research sought to understand how the textbook
of Geography of the 6th year of the initial years of Elementary School contributes to the
teaching of this discipline, based on the methodology used in the classroom by the teacher.
For the development of the research, bibliographical sources were searched by Pontuschka
(2013), Bittencourt (1993) and Oliveira (1984), analyzing the contents of the 6th grade
textbook for an understanding of its contents. As data collection, it was necessary to prepare
and application a questionnaire to the Geography teacher of the 6th year to obtain information
about the use of the textbook in her classes. With the data collected and analyzed we noticed
that the textbook is still present in the classroom as the main and most used resource,
however, we conclude that the traditional teaching still persists in schools even in the face of
so much technology and varied methodological resources. The research began in October
2017, extending until May 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9510 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-25T20:53:26Z |
|
dc.date.available |
2019-11-25 |
|
dc.date.available |
2019-11-25T20:53:26Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia - livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia - ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Professor de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Geography - Textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Geography - Elementary School |
pt_BR |
dc.subject |
Geography teacher |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MENDES, Renata Luiz. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
A look at the geography textbook: case study in the 6th grade of elementary school and its contribution to teaching practice. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MENDES, Renata Luiz. Um olhar sobre o livro didático de geografia: estudo de caso no 6º Ano do Ensino Fundamental e sua contribuição para a prática docente. 2018. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |