DSpace/Manakin Repository

Um olhar sobre o livro didático de geografia: estudo de caso no 6º Ano do Ensino Fundamental e sua contribuição para a prática docente.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MENDES, R. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1309166641900408 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.contributor.advisor1ID ALVES, C. C. E. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4727172806308807 pt_BR
dc.contributor.referee1 DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.contributor.referee2 ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de.
dc.description.resumo O presente estudo traz uma reflexão sobre o uso do livro didático, especificamente, nas aulas de Geografia na Rede Municipal. Pesquisas sobre o livro didático vêm sendo desenvolvidas para entender a sua eficácia no processo de ensino-aprendizagem. O livro didático traz em seus conteúdos conceitos e informações capazes de conduzirem o professor de Geografia no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula, levando em consideração a realidade em que se inserem os educandos. A presente pesquisa surgiu das experiências vivenciadas nos estágios supervisionados na E.M.E.F Maria do Carmo Pedroza Mendes, na Rede Municipal da Cidade de Nazarezinho-PB. A pesquisa procurou compreender como o livro didático de Geografia do 6ª Ano do Ensino Fundamental contribui para o ensino desta disciplina, a partir da metodologia utilizada em sala de aula pelo professor. Para o desenvolvimento da pesquisa foram feitas buscas em fontes bibliográficas de vários autores como Pontuschka (2013), Bittencourt (1993) e Oliveira (1984), analisando os conteúdos do livro didático do 6º Ano para um entendimento sobre os seus conteúdos. A obtenção de informações fez-se necessário mediante a elaboração e aplicação de questionário a professora de Geografia do 6ª Ano perguntou-se informações sobre o uso do livro didático em suas aulas. Com os dados coletados e analisados percebemos que o livro didático ainda está presente na sala de aula como principal e mais utilizado recurso. A pesquisa teve inicio no mês de Outubro de 2017, estendendo-se até Maio de 2018. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title Um olhar sobre o livro didático de geografia: estudo de caso no 6º Ano do Ensino Fundamental e sua contribuição para a prática docente. pt_BR
dc.date.issued 2018-08-06
dc.description.abstract The present study brings a reflection on the use of the didactic book, specifically, in the classes of Geography in the Municipal Network. Research on the textbook has been developed to understand its effectiveness in the teaching and learning process. The textbook brings in its contents concepts and information capable of leading the teacher of Geography in the process of teaching and learning in the classroom, taking into account the reality that surrounds the life of learners. The present research arose from the experiences lived in the supervised internships at E.M.E.F Maria do Carmo Pedrosa Mendes in the Municipal Network of the City of Nazarezinho-PB. The research sought to understand how the textbook of Geography of the 6th year of the initial years of Elementary School contributes to the teaching of this discipline, based on the methodology used in the classroom by the teacher. For the development of the research, bibliographical sources were searched by Pontuschka (2013), Bittencourt (1993) and Oliveira (1984), analyzing the contents of the 6th grade textbook for an understanding of its contents. As data collection, it was necessary to prepare and application a questionnaire to the Geography teacher of the 6th year to obtain information about the use of the textbook in her classes. With the data collected and analyzed we noticed that the textbook is still present in the classroom as the main and most used resource, however, we conclude that the traditional teaching still persists in schools even in the face of so much technology and varied methodological resources. The research began in October 2017, extending until May 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9510
dc.date.accessioned 2019-11-25T20:53:26Z
dc.date.available 2019-11-25
dc.date.available 2019-11-25T20:53:26Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geografia - livro didático pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Geografia - ensino fundamental pt_BR
dc.subject Professor de geografia pt_BR
dc.subject Geography - Textbook pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.subject Geography - Elementary School pt_BR
dc.subject Geography teacher pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MENDES, Renata Luiz.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A look at the geography textbook: case study in the 6th grade of elementary school and its contribution to teaching practice. pt_BR
dc.identifier.citation MENDES, Renata Luiz. Um olhar sobre o livro didático de geografia: estudo de caso no 6º Ano do Ensino Fundamental e sua contribuição para a prática docente. 2018. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta