dc.contributor.advisor1 |
PESSOA, Rodrigo Bezerra. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PESSOA, Rodrigo Bezerra. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
GOMES, Henaldo Moraes. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUZA, Marcos Assis Pereira de. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho faz uma análise acerca das principais dificuldades no processo de ensino
aprendizagem de duas escolas públicas, Escola Municipal Severina Ferreira de Sousa e Escola
Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Jose Gadelha, situadas no município de
Aparecida-PB. Objetiva-se, com isso, abordar a relação entre aluno e professor na disciplina
de Geografia. O trabalho foi realizado em forma de debates e questionários. A partir dos
resultados obtidos, foram elaborados gráficos com as principais respostas dos alunos,
identificando vários fatores que ocasionaram as dificuldades, tais como a distância de casa
para escola, o método de ensino da disciplina que ainda se encontra enraizada no
tradicionalismo, o desinteresse dos alunos por acharem a disciplina chata e a formação do
professor que ministra a disciplina. Esses, entre outros problemas, podem levar os alunos das
referidas escolas ao desinteresse pela a disciplina de Geografia. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
Dificuldades de ensino aprendizagem na disciplina de Geografia em escolas públicas, no município de Aparecida-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-07-03 |
|
dc.description.abstract |
The present work analyzes the main difficulties between teaching learning in two public
schools, Severina Ferreira de Sousa Municipal School and the State School of Elementary and
Secondary School Dr. Jose Gadelha, located in the city of Aparecida PB, the objective of this
work is to investigate the possible causes that lead to either these difficulties occurring,
approaching the teaching-learning relationship between student and teacher, thus presenting
low learning in Geography, which can lead to a disinterest of students in this discipline. The
work was done in the form of debates and questionnaires, based on the results obtained in the
debates and the answers of the questionnaires, graphs were elaborated with the main answers
of the students, identifying several factors that caused the difficulties, such as: distance from
home to school , the teaching method of the discipline that is still rooted in traditionalism, the
disinterest of the students for finding the discipline tedious, the poor training of the teacher
who teaches the discipline. Among other problems that may lead the students of such schools
to disinterest for the discipline of Geography. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9549 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-26T16:40:27Z |
|
dc.date.available |
2019-11-26 |
|
dc.date.available |
2019-11-26T16:40:27Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Dificuldades de aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Novas ferramentas de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Método tradicional |
pt_BR |
dc.subject |
Geography - Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Learning difficulties |
pt_BR |
dc.subject |
New teaching tools |
pt_BR |
dc.subject |
Traditional method |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Alan César Furtunato da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching difficulties learning in the discipline of Geography in public schools, in the municipality of Aparecida-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Alan César Furtunato da. Dificuldades de ensino aprendizagem na disciplina de Geografia em escolas públicas, no município de Aparecida-PB. 2019. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
pt_BR |