DSpace/Manakin Repository

Competência leitora e conto popular: uma proposta de intervenção para o ensino fundamental II.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CARNEIRO, M. C. V. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9978987158612017 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, R. M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6107356708140208 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Henrique Miguel de Lima.
dc.contributor.referee2 SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.description.resumo O presente trabalho tem como tema leitura e o desenvolvimento da competência leitora por meio de estratégias. O seu objetivo é investigar o processo de leitura enquanto importante ferramenta para o desenvolvimento de práticas cidadãs em aprendizes da língua. Para alcançar esse objetivo, discutimos as concepções de leitura presentes nas práticas escolares; analisamos e descrevemos as concepções de leitura subjacentes à teoria e à prática docente; e propomos contribuições ao professor a partir de uma intervenção pedagógica pautada numa proposta inovadora de ensino de leitura. À luz da abordagem interacionista, que tem como objeto de estudo a linguagem como prática social, a fundamentação teórica seguida nesta pesquisa está centrada nos estudos de Solé (1998), Oliveira (2010) e Marcuschi (2008), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa etnográfica desenvolvida através da observação da prática e das concepções de língua, linguagem e leitura do sujeito colaborador. A natureza da pesquisa é qualitativa, já que ocorre a interpretação de dados em relação ao questionário e às aulas observadas. O corpus foi levantado em uma escola municipal da cidade de Lagoa, sertão paraibano, em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental II. Os instrumentos utilizados para a realização dessa pesquisa foram um questionário e a ficha de observação de aulas. A análise dos dados nos fez concluir que, apesar de o professor colaborador ter consciência das concepções de língua e leitura, pautadas em abordagens produtivas de ensino, ainda não consegue estabelecer uma prática que contribua efetivamente para o desenvolvimento de habilidades necessárias ao leitor competente. Em vista disso, propomos uma intervenção com a pretensão de contribuir de forma positiva para o ensino da leitura, na forma de um Caderno Pedagógico, contendo atividades que envolvem a leitura através de estratégias pertinentes ao desenvolvimento da competência leitora utilizando o gênero conto popular. Essa escolha, no âmbito escolar, torna-se válida e importante, pois permite não só o desenvolvimento de um leitor profícuo, como também sua utilização pedagógica abrange as práticas voltadas para a escrita e para a oralidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Competência leitora e conto popular: uma proposta de intervenção para o ensino fundamental II. pt_BR
dc.date.issued 2019-04-25
dc.description.abstract The present work has the theme reading and the development of reading competence through strategies. Its purpose is to investigate the reading process as an important tool for the development of citizen practices in language learners. To reach this goal, we discuss the conceptions of reading present in school practices; we analyze and describe the conceptions of reading that underlie teacher theory and practice; and we propose contributions to the teacher from a pedagogical intervention based on an innovative proposal for reading teaching. In the light of the interactionist approach, which aims to study language as a social practice, the theoretical foundation followed in this research centered in the studies of Solé (1998), Oliveira (2010) and Marcuschi (2008), among others. It is an ethnographic research developed through the observation of the practice of the collaborating subject, in order to analyze and describe the conceptions of language, reading and their approach in the classroom. The nature of the research is qualitative, since it occurs the interpretation of data in relation to the questionnaire and the classes observed. The corpus collected at a municipal school in the city of Lagoa, Sertão Paraíba, in a class from the 6th year of elementary school II. The instruments used to carry out this research were a questionnaire and an information sheet of observation of lessons. The analysis of the data has led us to conclude that although the collaborating teacher is aware of the conceptions of language and reading based on productive teaching approaches, he still cannot establish a practice that effectively contributes to the development of skills necessary for the competent reader. Therefore, its practice is still rooted in an approach to traditional teaching. In view of this, we propose an intervention with the intention of contributing positively to the teaching of reading, in the form of a Pedagogical Notebook, containing activities that involve reading through strategies pertinent to the development of reading competence using the popular genre. This choice, in the school context, becomes valid and important, as it allows not only the development of a proficient reader, but also its pedagogical use includes written and oral practices. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9553
dc.date.accessioned 2019-11-26T17:51:40Z
dc.date.available 2019-11-26
dc.date.available 2019-11-26T17:51:40Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Competência leitora pt_BR
dc.subject Conto popular pt_BR
dc.subject Estratégias de leitura pt_BR
dc.subject Ensino fundamental - leitura pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Reading competence pt_BR
dc.subject Folk tale pt_BR
dc.subject Reading Strategies pt_BR
dc.subject Elementary School - Reading pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CARNEIRO, Maria Caliana Vieira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reading competence and popular tale: an intervention proposal for elementary school II. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation CARNEIRO, Maria Caliana Vieira. Competência leitora e conto popular: uma proposta de intervenção para o ensino fundamental II. 2019. 110f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta