dc.creator.ID |
CARNEIRO, M. C. V. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9978987158612017 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Rose Maria Leite de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, R. M. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6107356708140208 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Henrique Miguel de Lima. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, José Wanderley Alves de. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho tem como tema leitura e o desenvolvimento da competência
leitora por meio de estratégias. O seu objetivo é investigar o processo de leitura
enquanto importante ferramenta para o desenvolvimento de práticas cidadãs em
aprendizes da língua. Para alcançar esse objetivo, discutimos as concepções de
leitura presentes nas práticas escolares; analisamos e descrevemos as concepções
de leitura subjacentes à teoria e à prática docente; e propomos contribuições ao
professor a partir de uma intervenção pedagógica pautada numa proposta inovadora
de ensino de leitura. À luz da abordagem interacionista, que tem como objeto de
estudo a linguagem como prática social, a fundamentação teórica seguida nesta
pesquisa está centrada nos estudos de Solé (1998), Oliveira (2010) e Marcuschi
(2008), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa etnográfica desenvolvida através
da observação da prática e das concepções de língua, linguagem e leitura do sujeito
colaborador. A natureza da pesquisa é qualitativa, já que ocorre a interpretação de
dados em relação ao questionário e às aulas observadas. O corpus foi levantado em
uma escola municipal da cidade de Lagoa, sertão paraibano, em uma turma do 6º
ano do Ensino Fundamental II. Os instrumentos utilizados para a realização dessa
pesquisa foram um questionário e a ficha de observação de aulas. A análise dos
dados nos fez concluir que, apesar de o professor colaborador ter consciência das
concepções de língua e leitura, pautadas em abordagens produtivas de ensino,
ainda não consegue estabelecer uma prática que contribua efetivamente para o
desenvolvimento de habilidades necessárias ao leitor competente. Em vista disso,
propomos uma intervenção com a pretensão de contribuir de forma positiva para o
ensino da leitura, na forma de um Caderno Pedagógico, contendo atividades que
envolvem a leitura através de estratégias pertinentes ao desenvolvimento da
competência leitora utilizando o gênero conto popular. Essa escolha, no âmbito
escolar, torna-se válida e importante, pois permite não só o desenvolvimento de um
leitor profícuo, como também sua utilização pedagógica abrange as práticas
voltadas para a escrita e para a oralidade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
Competência leitora e conto popular: uma proposta de intervenção para o ensino fundamental II. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-04-25 |
|
dc.description.abstract |
The present work has the theme reading and the development of reading
competence through strategies. Its purpose is to investigate the reading process as
an important tool for the development of citizen practices in language learners. To
reach this goal, we discuss the conceptions of reading present in school practices;
we analyze and describe the conceptions of reading that underlie teacher theory and
practice; and we propose contributions to the teacher from a pedagogical intervention
based on an innovative proposal for reading teaching. In the light of the interactionist
approach, which aims to study language as a social practice, the theoretical
foundation followed in this research centered in the studies of Solé (1998), Oliveira
(2010) and Marcuschi (2008), among others. It is an ethnographic research
developed through the observation of the practice of the collaborating subject, in
order to analyze and describe the conceptions of language, reading and their
approach in the classroom. The nature of the research is qualitative, since it occurs
the interpretation of data in relation to the questionnaire and the classes observed.
The corpus collected at a municipal school in the city of Lagoa, Sertão Paraíba, in a
class from the 6th year of elementary school II. The instruments used to carry out this
research were a questionnaire and an information sheet of observation of lessons.
The analysis of the data has led us to conclude that although the collaborating
teacher is aware of the conceptions of language and reading based on productive
teaching approaches, he still cannot establish a practice that effectively contributes to
the development of skills necessary for the competent reader. Therefore, its practice
is still rooted in an approach to traditional teaching. In view of this, we propose an
intervention with the intention of contributing positively to the teaching of reading, in
the form of a Pedagogical Notebook, containing activities that involve reading
through strategies pertinent to the development of reading competence using the
popular genre. This choice, in the school context, becomes valid and important, as it
allows not only the development of a proficient reader, but also its pedagogical use
includes written and oral practices. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9553 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-26T17:51:40Z |
|
dc.date.available |
2019-11-26 |
|
dc.date.available |
2019-11-26T17:51:40Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Competência leitora |
pt_BR |
dc.subject |
Conto popular |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégias de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental - leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Reading |
pt_BR |
dc.subject |
Reading competence |
pt_BR |
dc.subject |
Folk tale |
pt_BR |
dc.subject |
Reading Strategies |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School - Reading |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CARNEIRO, Maria Caliana Vieira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reading competence and popular tale: an intervention proposal for elementary school II. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CARNEIRO, Maria Caliana Vieira. Competência leitora e conto popular: uma proposta de intervenção para o ensino fundamental II. 2019. 110f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2019. |
pt_BR |