dc.creator.ID |
RAMOS, T. A. C. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1824635523418071 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOARES, Luísa de Marillac Ramos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOARES, L. M. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3152646710019289 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
|
dc.contributor.referee2 |
MOURA , Adriana Sidrelle Rolim de. |
|
dc.description.resumo |
A educação no Brasil passou por várias mudanças no currículo nos últimos anos e o
município de Juazeiro – BA apresenta uma Proposta Curricular, que viabiliza o
trabalho do professor em sala de aula. Contudo, com as mudanças no currículo, a
necessidade de reformulá-la era preciso. Para isso, é importante conhecer o objeto
que sofrerá mudanças. Assim, a pesquisa em voga objetiva analisar a composição e
estrutura da Proposta Curricular de Juazeiro - BA, que é utilizada pela rede
municipal de ensino. Nossos objetivos, com isso, são: apresentar as possíveis
mudanças para a proposta curricular e propor uma formação continuada com base
na proposta curricular municipal para os professores de Língua Portuguesa do 9º
ano do município de Juazeiro – BA. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem
qualitativa, documental e bibliográfica, que permite a exploração de níveis de
análise, que abrangem a minúcia e o contexto. Como embasamento para a
discussão, nos fundamentamos nos documentos nacionais como a BNCC (BRASIL,
2017); os DCns (BRASIL, 2013); os PCNs (BRASIL, 1998); LDB (BRASIL, 1996), e
também, autores como Macedo, Candau, Silva e Antunes que tratam de
currículo,formação docente e Ensino de Língua Portuguesa. Na análise dos dados,
em relação com o referencial teórico, foi possível constatar que as propostas
curriculares estão em constantes mudanças, seja por um novo olhar curricular, ou
pelas necessidades de cada região em relação a sua realidade. Assim, visando
contribuir na reelaboração da proposta curricular do município de Juazeiro – BA foi
desenvolvida uma oficina de intervenção que venha facilitar o uso da proposta
curricular e reflexões sobre a prática docente, por meio de uma formação
continuada. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
Estudo da Proposta Curricular de Língua Portuguesa de Juazeiro - BA para o 9° ano do ensino fundamental II. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-04-26 |
|
dc.description.abstract |
Education in Brazil has been through several changes in the curriculum in the last
years and Juazeiro city in Bahia presents a Curriculum Proposal that enables the
work of the teacher in the classroom, however with the changes in the curriculum the
need to reformulate it was precise. For this it is important to know the object that will
undergo the new changes. So, the current research aims to analyze the composition
and structure of the Curricular Proposal of Juazeiro - BA, which for many years was
used by the network. Our objectives, therefore, are to describe the possible changes
to the curricular proposal and to approach a continuous formation based on the
municipal curricular proposal for the teachers of Portuguese Language of the 9th
year of Juazeiro - BA. The research was developed in a qualitative, descriptive and
documentary approach, which allows the exploration of levels of analysis, which
cover detail and context. As a basis for discussion, we rely on national documents
such as BNCC (BRAZIL, 2017); the DCns (BRAZIL, 2013); the PCNs (BRAZIL,
1998); LDB (1996), and also authors such as Macedo, Candau, Silva and Antunes
who deal with curriculum, teacher training and Portuguese Language Teaching. In
the data analysis by the relation with the theoretical reference, by which it was
possible to verify that the curricular proposals will be in constant changes, either by a
new curricular look, or by the needs of each region in relation to its reality. Thus, in
order to contribute to a new curricular proposal of the city of Juazeiro - BA we have
developed a proposal for intervention that will facilitate the use of the proposal
curricular and reflections on the teaching practice through a continuous formation. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9564 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-26T21:35:10Z |
|
dc.date.available |
2019-11-26 |
|
dc.date.available |
2019-11-26T21:35:10Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo |
pt_BR |
dc.subject |
Formação continuada |
pt_BR |
dc.subject |
Proposta curricular |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Curriculum |
pt_BR |
dc.subject |
Continuing Education |
pt_BR |
dc.subject |
Curriculum Proposal |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FIGUEIREDO, Talita Aparecida Carvalho Ramos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Study of the Portuguese Language Curriculum Proposal of Juazeiro - BA for the 9th grade of elementary school II. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FIGUEIRÊDO, Talita Aparecida Carvalho Ramos. Estudo da Proposta Curricular de Língua Portuguesa de Juazeiro - BA para o 9° ano do ensino fundamental II. 2019. 73f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2019. |
pt_BR |