DSpace/Manakin Repository

Estudo da Proposta Curricular de Língua Portuguesa de Juazeiro - BA para o 9° ano do ensino fundamental II.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID RAMOS, T. A. C. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1824635523418071 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOARES, Luísa de Marillac Ramos.
dc.contributor.advisor1ID SOARES, L. M. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3152646710019289 pt_BR
dc.contributor.referee1 DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.referee2 MOURA , Adriana Sidrelle Rolim de.
dc.description.resumo A educação no Brasil passou por várias mudanças no currículo nos últimos anos e o município de Juazeiro – BA apresenta uma Proposta Curricular, que viabiliza o trabalho do professor em sala de aula. Contudo, com as mudanças no currículo, a necessidade de reformulá-la era preciso. Para isso, é importante conhecer o objeto que sofrerá mudanças. Assim, a pesquisa em voga objetiva analisar a composição e estrutura da Proposta Curricular de Juazeiro - BA, que é utilizada pela rede municipal de ensino. Nossos objetivos, com isso, são: apresentar as possíveis mudanças para a proposta curricular e propor uma formação continuada com base na proposta curricular municipal para os professores de Língua Portuguesa do 9º ano do município de Juazeiro – BA. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, documental e bibliográfica, que permite a exploração de níveis de análise, que abrangem a minúcia e o contexto. Como embasamento para a discussão, nos fundamentamos nos documentos nacionais como a BNCC (BRASIL, 2017); os DCns (BRASIL, 2013); os PCNs (BRASIL, 1998); LDB (BRASIL, 1996), e também, autores como Macedo, Candau, Silva e Antunes que tratam de currículo,formação docente e Ensino de Língua Portuguesa. Na análise dos dados, em relação com o referencial teórico, foi possível constatar que as propostas curriculares estão em constantes mudanças, seja por um novo olhar curricular, ou pelas necessidades de cada região em relação a sua realidade. Assim, visando contribuir na reelaboração da proposta curricular do município de Juazeiro – BA foi desenvolvida uma oficina de intervenção que venha facilitar o uso da proposta curricular e reflexões sobre a prática docente, por meio de uma formação continuada. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Estudo da Proposta Curricular de Língua Portuguesa de Juazeiro - BA para o 9° ano do ensino fundamental II. pt_BR
dc.date.issued 2019-04-26
dc.description.abstract Education in Brazil has been through several changes in the curriculum in the last years and Juazeiro city in Bahia presents a Curriculum Proposal that enables the work of the teacher in the classroom, however with the changes in the curriculum the need to reformulate it was precise. For this it is important to know the object that will undergo the new changes. So, the current research aims to analyze the composition and structure of the Curricular Proposal of Juazeiro - BA, which for many years was used by the network. Our objectives, therefore, are to describe the possible changes to the curricular proposal and to approach a continuous formation based on the municipal curricular proposal for the teachers of Portuguese Language of the 9th year of Juazeiro - BA. The research was developed in a qualitative, descriptive and documentary approach, which allows the exploration of levels of analysis, which cover detail and context. As a basis for discussion, we rely on national documents such as BNCC (BRAZIL, 2017); the DCns (BRAZIL, 2013); the PCNs (BRAZIL, 1998); LDB (1996), and also authors such as Macedo, Candau, Silva and Antunes who deal with curriculum, teacher training and Portuguese Language Teaching. In the data analysis by the relation with the theoretical reference, by which it was possible to verify that the curricular proposals will be in constant changes, either by a new curricular look, or by the needs of each region in relation to its reality. Thus, in order to contribute to a new curricular proposal of the city of Juazeiro - BA we have developed a proposal for intervention that will facilitate the use of the proposal curricular and reflections on the teaching practice through a continuous formation. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9564
dc.date.accessioned 2019-11-26T21:35:10Z
dc.date.available 2019-11-26
dc.date.available 2019-11-26T21:35:10Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.subject Proposta curricular pt_BR
dc.subject Ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Curriculum pt_BR
dc.subject Continuing Education pt_BR
dc.subject Curriculum Proposal pt_BR
dc.subject Portuguese language teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FIGUEIREDO, Talita Aparecida Carvalho Ramos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Study of the Portuguese Language Curriculum Proposal of Juazeiro - BA for the 9th grade of elementary school II. pt_BR
dc.identifier.citation FIGUEIRÊDO, Talita Aparecida Carvalho Ramos. Estudo da Proposta Curricular de Língua Portuguesa de Juazeiro - BA para o 9° ano do ensino fundamental II. 2019. 73f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta