dc.creator.ID |
LIMA, G. T. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6333349713282325 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOARES, Luisa de Marillac Ramos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOARES, L. M. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3152646710019289 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
|
dc.contributor.referee2 |
MOURA, Adriana Sidrelle Rolim de. |
|
dc.description.resumo |
A leitura é de fundamental importância na vida das pessoas, além de ser um direito
do cidadão a partir do seu ingresso na instituição escolar. No processo de
aprendizagem da leitura na escola, destacamos o papel do professor, uma vez que o
desempenho de sua prática será evidenciado a partir dos eventos que constrói. A
mediação deste profissional é de fundamental importância, pois a partir da utilização
e aplicação de estratégias em diferentes momentos de leitura, estará promovendo o
aumento da capacidade de compreensão dos alunos e, consequentemente, a
ampliação da competência leitora. Este trabalho objetiva promover reflexões e
intervenções sobre práticas pedagógicas que favoreçam a formação do leitor, visando
sua participação ativa nas práticas sociais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e
documental, de caráter quanti-qualitativo, baseada principalmente nos estudos de
Freire (2000), Koch e Elias (2011), Lemov (2011), Solé (1998), Bortoni-Ricardo (2010-
2012), entre outros, e documentos oficiais disponibilizados pelo espaço da pesquisa.
Assim, utilizamos como instrumentos para coleta de dados os resultados do Sistema
Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE (2017), obtidos
pela Escola Municipal Casemiro Pequeno, no município de Icó-CE, além do estudo do
seu Projeto Político-Pedagógico. A partir do estudo desses documentos, realizamos
uma análise da avaliação externa de Língua Portuguesa do SPAECE, a fim de que
pudéssemos refletir sobre os resultados que contemplam a leitura pelos alunos do
Ensino Fundamental. Por meio dessa análise, percebemos que fatores como:
carência de professores nos anos finais do Ensino Fundamental, ausência de
transporte escolar, a não utilização da biblioteca pela comunidade escolar, indisciplina
e rotatividade de professores nos anos iniciais estavam refletindo negativamente
sobre os resultados apresentados, e que determinadas ações não estavam sendo
planejadas e executadas de acordo com o que sugerem os teóricos que referendam
este estudo. Diante da análise em questão e esperançosas por uma mudança positiva
dos resultados, elaboramos uma proposta de intervenção direcionada aos docentes
do Ensino Fundamental II, estruturada em modalidades variadas de gêneros textuais,
cujo objetivo é proporcionar ao aluno a ampliação do pensamento crítico,
correlacionando os temas tratados nas atividades com suas práticas cotidianas,
permitindo que possibilite uma leitura pautada na perspectiva das concepções aqui
apresentadas, que defendem uma prática voltada para a interação, a construção de
sentidos do texto e a utilização dos conhecimentos prévios como ponto de partida para
uma leitura autônoma e compreensiva. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
Mediação docente na formação do leitor no ensino fundamental II. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-04-26 |
|
dc.description.abstract |
The reading has a fundamental importance in people’s live. In addition to being a
Brazilian civic right since the citizens admittance in the educational institution. In the
learning process of reading in school, we highlight the role of teachers since the
performance of their practice will be evidenced from the Events that are being built.
The mediation of that professional has a fundamental importance, because of the use
and application of strategies in different moments in reading process it wills promoting
the increase of ability to understanding of student, and, consequently, the expansion
of reading competence. This paper aims to promote reflections and intervention about
pedagogical practices which favour the formation of the reader, aiming at their active
participation in social practices. This is a bibliographic research and documentary
study, it’s includes both qualitative and quantitative character, based primarily in
studies from Freire (2000), Koch e Elias (2011),Solé(1998), Bortoni-Ricardo(2010-
2012), among others and official documents provided by the space of research. Thus,
it was used as instruments to collect data the results from of the Basic Education
Evaluation System of Ceará-SPAECE (2017) obtained by Municipal School Casemiro
Pequeno, in ICÓ-CE. Also the study of its Pedagogic-political project. On the basis of
the examination of these documents it was carried out an analysis of external
evaluation of Portuguese language from SPAECE. In order that its can reflect about
results that contemplate the reading by students of Elementary School. Through this
analysis, it’s perceived factors such as: lack of teachers in the final years of Elementary
School (8 th and 9 th grade in Brazil), absence of school transport service; non-utilization
of Library by school community, indiscipline and also turnover of teachers in the early
basic education, it was reflectied negatively about results obtained, as well as,
specific actions were not planned and executed according to theoretical studies that
support this study. Facing this analysis and hoping for a positive change in results, it
was made a proposal for an intervention towards Elementary School’s teachers, it’s
structured in various modalities of textual genre, whose the objective is to provide the
student with the expansion of critical thinking correlating the topics covered in the
activities with its daily practices allowing for a reading based on the perspective of the
concepts presented here which safeguard practice aimed to interaction; the
construction of meanings of the text and the use of prior knowledge as a starting point
for autonomous and comprehensive reading. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9566 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-26T21:57:04Z |
|
dc.date.available |
2019-11-26 |
|
dc.date.available |
2019-11-26T21:57:04Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Formação do leitor |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Mediação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Reading |
pt_BR |
dc.subject |
Reader Formation |
pt_BR |
dc.subject |
Reading teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Mediation |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Gabriela Teixeira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching mediation in reader education in elementary school II. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Gabriela Teixeira. Mediação docente na formação do leitor no ensino fundamental II. 2019. 116f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2019. |
pt_BR |