dc.creator.ID |
FÉLIX, W. N. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2818549713928546 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
DIAS, Daise Lilian Fonseca. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DIAS, D. L. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4229082666899564 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA, Elri Bandeira de. |
|
dc.contributor.referee2 |
MARTINS, Edson Soares. |
|
dc.description.resumo |
Esta pesquisa tem como objetivo central propor atividades que estimulem um ensino
prazeroso e significativo da leitura literária no 9º ano do Ensino Fundamental, através de um
projeto interdisciplinar, tendo como ponto de partida o livro premiado de literatura infanto-
juvenil, O mistério das 13 portas no castelo encantado da ponte fantástica (2012), do
cearense José Flávio Vieira. Esta obra, de natureza híbrida, visto que nela há canções
populares em forma de repente, etc , conta a história de personagens históricos e fictícios da
região do Crato/CE - mediante uma hibridez de gêneros, tais como, contos de fada, epopeia,
utopia, distopia, e intertextualidade com diversos textos de tradições literárias distintas - o que
enseja um valioso trabalho de valorização do sentimento de pertença e da cultural local. Como
ponto de partida, refletiremos sobre a abordagem da leitura e da literatura no contexto escolar,
bem como da importância que a habilidade de leitura desempenha na vida de um indivíduo na
sociedade atual. Abordaremos a Literatura regional como estratégia que viabiliza ao professor
de Língua Portuguesa uma aproximação do aluno com a leitura e, consequentemente, com a
sua comunidade, fortalecendo suas identidades individual e coletiva. Buscamos, assim,
contribuir com a escola de educação básica no processo de ensino-aprendizagem da leitura, na
promoção de conhecimentos científicos e saberes necessários ao sujeito educando, através de
um projeto interdisciplinar que envolve leitura e escrita. Assim, elegemos, como objetivo,
utilizar literatura regional infanto-juvenil em sala de aula com o propósito de auxiliar o
professor de Língua Portuguesa em suas aulas, buscando um ensino dinâmico e crítico do
texto literário. Para esta empreitada, adotamos os postulados da pesquisa qualitativa, e
baseamo-nos nos postulados de Koch e Elias (2010), Cosson (2016), Freire (2009, 2015),
Compagnon (2009, 2010), Pennac (1993), Bauman (2005), Bonnici(2005), Candau (2012),
Fazenda (1994), Lerner (2002), dentre outros. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
Literatura infanto-juvenil e identidade local: projeto de intervenção para o 9º ano. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.description.abstract |
This research has as its main objective to propose activites that motivate a pleasant and
meaningful teaching of literature reading for the 9th grade of the Elementary School Years,
through an interdisciplinary project, having as its starting point an awarded children’s book O
mistério das 13 portas no castelo encantado da ponte fantástica [ The mystery of the 13 doors
in the spelled castle of the fantastic bridge] (2012), by the northeastern Brazilian writer, José
Flávio Vieira. This work, of hybrid nature, since there are many local folk songs in it, such as
those of the “repente” genre, among others, tells the story of historical and fictional characters
of the Brazilian northeastern region called Crato, in the State of Ceará – through the use of
different genres, such as fairy tales, epic, utopia, dystopia, besides intertextuality with several
texts of diferente literary traditions – what allows a rich work of highlightening the value of
local culture and the feeling of belonging. As a starting point, we will discuss about the
teaching of reading and literature in the school context, as well as the importance of reading
skills and their impact on the life of an individual in today’s society. We will also debate
about the use of regional literature as a strategy for the teacher of Portuguese to motivate
students to have contact with the universe of reading and also with his community,
strengthening his individual and colective identities. Thus, we aim at helping lowers level
schools in the teaching-learning processes, and in the spreading of (scientific) knowledge
which are necessary for the students, all this through ap interdisciplinar Project that envolves
reading and writing. Thus, we chose as objective to use regional literature for children (and
teenagers) in class, in order to help teachers of Portuguese in search for a dynamic and critical
teaching of the literary text. For such an enterprise, we opted for a qualitative kind of
research, and chose the theoretical support of Koch and Elias (2010), Cosson (2016), Freire
(2009, 2015), Compagnon (2009, 2010), Pennac (1993), Bauman (2005), Bonnici(2005),
Candau (2012), Fazenda (1994), Lerner (2002), among others. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9602 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-27T14:15:51Z |
|
dc.date.available |
2019-11-27 |
|
dc.date.available |
2019-11-27T14:15:51Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento literário |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura regional |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura- infanto - juvenil |
pt_BR |
dc.subject |
Reading |
pt_BR |
dc.subject |
Literary literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Regional Literature |
pt_BR |
dc.subject |
Children's Literature |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FÉLIX, Wanilly do Nascimento. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Children's literature and local identity: intervention project for the 9th grade. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FÉLIX, Wanilly do Nascimento. Literatura infanto-juvenil e identidade local: projeto de intervenção para o 9º ano. 2019. 121f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2019. |
pt_BR |