DSpace/Manakin Repository

Literatura infanto-juvenil e identidade local: projeto de intervenção para o 9º ano.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FÉLIX, W. N. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2818549713928546 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DIAS, Daise Lilian Fonseca.
dc.contributor.advisor1ID DIAS, D. L. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4229082666899564 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Elri Bandeira de.
dc.contributor.referee2 MARTINS, Edson Soares.
dc.description.resumo Esta pesquisa tem como objetivo central propor atividades que estimulem um ensino prazeroso e significativo da leitura literária no 9º ano do Ensino Fundamental, através de um projeto interdisciplinar, tendo como ponto de partida o livro premiado de literatura infanto- juvenil, O mistério das 13 portas no castelo encantado da ponte fantástica (2012), do cearense José Flávio Vieira. Esta obra, de natureza híbrida, visto que nela há canções populares em forma de repente, etc , conta a história de personagens históricos e fictícios da região do Crato/CE - mediante uma hibridez de gêneros, tais como, contos de fada, epopeia, utopia, distopia, e intertextualidade com diversos textos de tradições literárias distintas - o que enseja um valioso trabalho de valorização do sentimento de pertença e da cultural local. Como ponto de partida, refletiremos sobre a abordagem da leitura e da literatura no contexto escolar, bem como da importância que a habilidade de leitura desempenha na vida de um indivíduo na sociedade atual. Abordaremos a Literatura regional como estratégia que viabiliza ao professor de Língua Portuguesa uma aproximação do aluno com a leitura e, consequentemente, com a sua comunidade, fortalecendo suas identidades individual e coletiva. Buscamos, assim, contribuir com a escola de educação básica no processo de ensino-aprendizagem da leitura, na promoção de conhecimentos científicos e saberes necessários ao sujeito educando, através de um projeto interdisciplinar que envolve leitura e escrita. Assim, elegemos, como objetivo, utilizar literatura regional infanto-juvenil em sala de aula com o propósito de auxiliar o professor de Língua Portuguesa em suas aulas, buscando um ensino dinâmico e crítico do texto literário. Para esta empreitada, adotamos os postulados da pesquisa qualitativa, e baseamo-nos nos postulados de Koch e Elias (2010), Cosson (2016), Freire (2009, 2015), Compagnon (2009, 2010), Pennac (1993), Bauman (2005), Bonnici(2005), Candau (2012), Fazenda (1994), Lerner (2002), dentre outros. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Literatura infanto-juvenil e identidade local: projeto de intervenção para o 9º ano. pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.description.abstract This research has as its main objective to propose activites that motivate a pleasant and meaningful teaching of literature reading for the 9th grade of the Elementary School Years, through an interdisciplinary project, having as its starting point an awarded children’s book O mistério das 13 portas no castelo encantado da ponte fantástica [ The mystery of the 13 doors in the spelled castle of the fantastic bridge] (2012), by the northeastern Brazilian writer, José Flávio Vieira. This work, of hybrid nature, since there are many local folk songs in it, such as those of the “repente” genre, among others, tells the story of historical and fictional characters of the Brazilian northeastern region called Crato, in the State of Ceará – through the use of different genres, such as fairy tales, epic, utopia, dystopia, besides intertextuality with several texts of diferente literary traditions – what allows a rich work of highlightening the value of local culture and the feeling of belonging. As a starting point, we will discuss about the teaching of reading and literature in the school context, as well as the importance of reading skills and their impact on the life of an individual in today’s society. We will also debate about the use of regional literature as a strategy for the teacher of Portuguese to motivate students to have contact with the universe of reading and also with his community, strengthening his individual and colective identities. Thus, we aim at helping lowers level schools in the teaching-learning processes, and in the spreading of (scientific) knowledge which are necessary for the students, all this through ap interdisciplinar Project that envolves reading and writing. Thus, we chose as objective to use regional literature for children (and teenagers) in class, in order to help teachers of Portuguese in search for a dynamic and critical teaching of the literary text. For such an enterprise, we opted for a qualitative kind of research, and chose the theoretical support of Koch and Elias (2010), Cosson (2016), Freire (2009, 2015), Compagnon (2009, 2010), Pennac (1993), Bauman (2005), Bonnici(2005), Candau (2012), Fazenda (1994), Lerner (2002), among others. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9602
dc.date.accessioned 2019-11-27T14:15:51Z
dc.date.available 2019-11-27
dc.date.available 2019-11-27T14:15:51Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Letramento literário pt_BR
dc.subject Literatura regional pt_BR
dc.subject Literatura- infanto - juvenil pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Literary literacy pt_BR
dc.subject Regional Literature pt_BR
dc.subject Children's Literature pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FÉLIX, Wanilly do Nascimento.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Children's literature and local identity: intervention project for the 9th grade. pt_BR
dc.identifier.citation FÉLIX, Wanilly do Nascimento. Literatura infanto-juvenil e identidade local: projeto de intervenção para o 9º ano. 2019. 121f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta