Repositorio Dspace/Manakin

O estudo diacrônico da língua portuguesa: a história em quadrinhos como proposta didática para o ensino fundamental.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor1 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, A. I. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4839519539144588 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.referee2 CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.
dc.description.resumo A presente pesquisa consiste em um estudo diacrônico da língua portuguesa apresentando por meio do gênero textual história em quadrinhos, uma forma de inserir o contexto histórico da língua em sala de aula. Dessa forma, temos por objetivo geral: contribuir para abordagens da história da língua portuguesa no Ensino Fundamental através da história em quadrinhos. Para chegarmos a esse objetivo, traçamos os seguintes objetivos específicos: estudar as principais características do latim clássico, do latim vulgar e do galego-português; analisar os principais fatores políticos e linguísticos que contribuíram para a formação do português de Portugal e do português brasileiro; e elaborar uma história em quadrinhos acerca do contexto histórico da língua portuguesa, direcionada ao Ensino Fundamental. Para realização desta pesquisa, fundamentamo-nos, principalmente, nas concepções teóricas de Coutinho (2011), Assis (2011), Teyssier (2001), dentre outros que abordam a temática. Quanto à natureza metodológica do trabalho, a pesquisa pode ser considerada bibliográfica, por fazer uso de teorias já comprovadas e debatidas por estudiosos da área. Este trabalho tem como resultado final a história em quadrinhos- A História da Língua Portuguesa, direcionada ao Ensino Fundamental, visando possibilitar uma ferramenta didática para o ensino da história da língua portuguesa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title O estudo diacrônico da língua portuguesa: a história em quadrinhos como proposta didática para o ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2019-07-11
dc.description.abstract The present research consists of a diachronic study of the Portuguese language presenting through the textual genre comics, a way of inserting the historical context of the language in the classroom. Thus, we have as a general objective: to contribute to approaches to the history of the Portuguese language in elementary school through comics. To reach this goal, we draw the following specific objectives: to study the main characteristics of classical Latin, Vulgar Latin and Galician-Portuguese; to analyze the main political and linguistic factors that contributed to the formation of the Portuguese of Portugal and the Brazilian Portuguese; and to elaborate a comic book about the historical context of the Portuguese language, directed to Elementary School. For the accomplishment of this research, we are based, mainly, on the theoretical conceptions of Coutinho (2011), Assis (2011), Teyssier (2001), among others that approach the subject. As to the methodological nature of the work, the research can be considered bibliographical, by making use of theories already proven and debated by scholars of the area. This work has as a final result the comics - The History of the Portuguese Language, directed to Elementary School, aiming to make possible a didactic tool for the teaching of the history of the Portuguese language. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9603
dc.date.accessioned 2019-11-27T14:42:43Z
dc.date.available 2019-11-27
dc.date.available 2019-11-27T14:42:43Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject História da língua portuguesa pt_BR
dc.subject Ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.subject História em quadrinhos pt_BR
dc.subject Gênero textual pt_BR
dc.subject Portuguese Language History pt_BR
dc.subject Portuguese language teaching pt_BR
dc.subject Comic pt_BR
dc.subject Text Genre pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Cicera Eliziene Alves da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The diachronic study of the Portuguese language: the comic strip as a didactic proposal for the elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Cicera Eliziene Alves da. A oralidade nas séries finais do ensino fundamental II: gênero exposição oral. 2019. 105f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta