dc.creator.ID |
PEREIRA, M. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0300555045682379 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0140741349526284 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CORRÊA, Adriana Moreira de Souza. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Abdoral Inácio da. |
|
dc.description.resumo |
Esta pesquisa tem como objetivo, refletir sobre a relevância do trabalho com a
retextualização na produção textual de novos gêneros. As teorias que a embasaram,
estão fundamentadas, principalmente, nos estudos desenvolvidos por Soares
(2010), Marcuschi (2001), Dell’Isola (2007), Fiorussi (2003) e Kleiman (2010). No
que se refere à metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, baseada em
livros, teses dissertações e artigos acadêmicos, sob uma abordagem qualitativa. Em
se tratando do universo da pesquisa, esta está direcionada a leituras sobre o
processo de retextualização, letramento, gêneros textuais, cordéis e contação de
histórias. Através dos estudos realizados, percebemos a importância do processo de
retextualização, na perspectiva do letramento, para o desenvolvimento da oralidade
e da escrita, por meio dos gêneros textuais, em sala de aula. Este se apresenta
como um processo de aquisição de conhecimento e de construção de novos textos,
em que deve ser considerado, não somente a temática explícita no texto, mas
também os conhecimentos prévios de cada aluno que podem enriquecer a sua
compreensão. Além disso, possibilita aos alunos expor suas experiências e
expressões artísticas, de uma forma espontânea e prazerosa como é o ato de
recontar, ouvir e inventar. Com a finalidade de contribuir com a prática pedagógica
do professor, no que se refere ao trabalho com a oralidade e a escrita, realizamos
uma proposta de intervenção, a ser apresentada a professores do 6° ano do ensino
fundamental, por meio da retextualização da oralidade para a escrita do gênero
textual cordel para a contação de histórias, através de uma prática de letramento. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
A contação de histórias como prática de letramento: um processo de retextualização do cordel para a contação de histórias. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-06-26 |
|
dc.description.abstract |
This research purpose to reflect on the relevance of the work with the retextualization
in the textual production of new genres. The theories that support it, are mainly based
on the studies developed by Soares (2010), Marcuschi (2001), Dell'Isola (2007),
Fiorussi (2003) and Kleiman (2010). As far as the methodology is concerned, it is a
bibliographical research, based on books, dissertations and academic articles, under
a qualitative approach. When it comes to the universe of research, it is directed to
readings about the process of retextualization, literacy, textual genres, cords and
storytelling. Through the studies carried out, we could perceive the importance of the
process of retextualization, in the perspective of literacy, for the development of
orality and writing, through the textual genres, in the classroom. This is presented as
a process of acquisition of knowledge and construction of new texts, in which not only
the explicit theme in the text, but also the previous knowledge of each student that
can enrich their understanding must be considered. In addition, it allows the students
to expose their experiences and artistic expressions, in a spontaneous and
pleasurable way as the act of retelling, listening and inventing. In order to contribute
to the pedagogical practice of the teacher, with regard to the work with orality and
writing, we made a proposal of intervention, to be presented to teachers of the 6th
grade of elementary school, through the retextualization of orality for the writing of the
textual genre cordel for storytelling, through a practice of literacy. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9604 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-27T15:20:58Z |
|
dc.date.available |
2019-10-27 |
|
dc.date.available |
2019-11-27T15:20:58Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros textuais |
pt_BR |
dc.subject |
Retextualização |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento - prática |
pt_BR |
dc.subject |
Produção textual |
pt_BR |
dc.subject |
Contação de histórias |
pt_BR |
dc.subject |
Textual genres |
pt_BR |
dc.subject |
Retextualization |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy - Practice |
pt_BR |
dc.subject |
Text production |
pt_BR |
dc.subject |
Storytelling |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PEREIRA, Mikaelly Cabral. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Storytelling as a literacy practice: a process of string retextualization for storytelling. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PEREIRA, Mikaelly Cabral. A contação de histórias como prática de letramento: um processo de retextualização do cordel para a contação de histórias. 2019. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
pt_BR |