DSpace/Manakin Repository

O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental: [RE]pensando a prática pedagógica.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID PEREIRA, D. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5802750303678608 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Rozilene Lopes de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, R. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7255410765448943 pt_BR
dc.contributor.referee1 FEITOSA, Belijane Marques.
dc.contributor.referee2 FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa.
dc.description.resumo O presente trabalho teve por objeto de estudo o Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Contendo como objetivo geral a análise das concepções de professores dos Anos Iniciais acerca da sua prática docente no Ensino de História. E como desdobramento deste, apresentou por objetivos específicos discutir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo professor em sala de aula; refletir acerca da contribuição de novas metodologias aplicáveis ao ensino de História; apontar a importância dos docentes e das ações cotidianas para a construção da História. Trata-se de uma pesquisa de campo realizada com 5 (cinco) professoras que lecionam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental numa instituição pública da rede municipal de Cajazeiras-PB. O estudo possui abordagem qualitativa, sendo também de caráter exploratório e descritivo. A coleta de dados deu-se através da aplicação de entrevistas semiestruturadas organizadas em formato de roteiro, sendo, portanto, o instrumento utilizado no estudo. Os dados foram examinados e interpretados através da técnica de Análise de Conteúdo (AC) de Bardin. Pudemos constatar que o Ensino de História, apesar de ter avançado ainda mostra-se insuficiente do ponto de vista prático. Existe uma exigência visível que revela a necessidade de se repensar o modelo de ensino característico nas aulas da disciplina principalmente nos primeiros anos, pois o trabalho com crianças requer o emprego de metodologias variadas que contemple a produção de situações dinâmicas. Assim, é necessário romper com as barreiras que impedem o aluno e o docente de manterem uma relação de intimidade com os saberes históricos. É necessário reafirmar a luta outrora iniciada em torno desse ensino, visto que ainda há muito a se fazer. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental: [RE]pensando a prática pedagógica. pt_BR
dc.date.issued 2018-12-07
dc.description.abstract The present work had as object of study the Teaching History in the Initial Years of Elementary Education. Containing as general objective the analysis of the conceptions of teachers of the Initial Years about their teaching practice in Teaching History. And as unfolding of this, it presented as for specific objectives to discuss the pedagogical practices developed by the teacher in the classroom; reflect on the contribution of new methodologies applicable to the teaching of History; to point out the importance of teachers and daily actions for the construction of History. This is a field research carried out with 5 (five) teachers who teach in the Initial Years of Elementary School in a public institution of the municipal network of Cajazeiras-PB. The study has a qualitative approach, being also exploratory and descriptive. The data collection was done through the application of semi-structured interviews organized in script format, being, therefore, the instrument used in the study. The data were examined and interpreted using the Bardin Content Analysis (AC) technique. We could verify that the Teaching of History, despite having advanced, is still insufficient from the practical point of view. There is a visible demand that reveals the need to rethink the typical teaching model in the classes of the discipline, especially in the first years, since working with children requires the use of varied methodologies that contemplate the production of dynamic situations. Thus, it is necessary to break with the barriers that prevent the student and the teacher from maintaining a relation of intimacy with the historical knowledge. It is necessary to reaffirm the struggle once begun around this teaching, since much remains to be done. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9612
dc.date.accessioned 2019-11-27T17:28:27Z
dc.date.available 2019-11-27
dc.date.available 2019-11-27T17:28:27Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de história pt_BR
dc.subject Ensino fundamental - história pt_BR
dc.subject História - prática de ensino pt_BR
dc.subject History teaching pt_BR
dc.subject Elementary School - History pt_BR
dc.subject History - Teaching Practice pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEREIRA, Daiane Mangueira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The teaching of history in the early years of elementary school: [RE] thinking about pedagogical practice. pt_BR
dc.identifier.citation PEREIRA, Daiane Mangueira. O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental: [RE]pensando a prática pedagógica. 2018. 70f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta