dc.creator.ID |
PEREIRA, D. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5802750303678608 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Rozilene Lopes de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, R. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7255410765448943 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FEITOSA, Belijane Marques. |
|
dc.contributor.referee2 |
FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho teve por objeto de estudo o Ensino de História nos Anos Iniciais do
Ensino Fundamental. Contendo como objetivo geral a análise das concepções de professores
dos Anos Iniciais acerca da sua prática docente no Ensino de História. E como desdobramento
deste, apresentou por objetivos específicos discutir sobre as práticas pedagógicas
desenvolvidas pelo professor em sala de aula; refletir acerca da contribuição de novas
metodologias aplicáveis ao ensino de História; apontar a importância dos docentes e das ações
cotidianas para a construção da História. Trata-se de uma pesquisa de campo realizada com 5
(cinco) professoras que lecionam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental numa instituição
pública da rede municipal de Cajazeiras-PB. O estudo possui abordagem qualitativa, sendo
também de caráter exploratório e descritivo. A coleta de dados deu-se através da aplicação de
entrevistas semiestruturadas organizadas em formato de roteiro, sendo, portanto, o
instrumento utilizado no estudo. Os dados foram examinados e interpretados através da
técnica de Análise de Conteúdo (AC) de Bardin. Pudemos constatar que o Ensino de História,
apesar de ter avançado ainda mostra-se insuficiente do ponto de vista prático. Existe uma
exigência visível que revela a necessidade de se repensar o modelo de ensino característico
nas aulas da disciplina principalmente nos primeiros anos, pois o trabalho com crianças requer
o emprego de metodologias variadas que contemple a produção de situações dinâmicas.
Assim, é necessário romper com as barreiras que impedem o aluno e o docente de manterem
uma relação de intimidade com os saberes históricos. É necessário reafirmar a luta outrora
iniciada em torno desse ensino, visto que ainda há muito a se fazer. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental: [RE]pensando a prática pedagógica. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-12-07 |
|
dc.description.abstract |
The present work had as object of study the Teaching History in the Initial Years of
Elementary Education. Containing as general objective the analysis of the conceptions of
teachers of the Initial Years about their teaching practice in Teaching History. And as
unfolding of this, it presented as for specific objectives to discuss the pedagogical practices
developed by the teacher in the classroom; reflect on the contribution of new methodologies
applicable to the teaching of History; to point out the importance of teachers and daily actions
for the construction of History. This is a field research carried out with 5 (five) teachers who
teach in the Initial Years of Elementary School in a public institution of the municipal
network of Cajazeiras-PB. The study has a qualitative approach, being also exploratory and
descriptive. The data collection was done through the application of semi-structured
interviews organized in script format, being, therefore, the instrument used in the study. The
data were examined and interpreted using the Bardin Content Analysis (AC) technique. We
could verify that the Teaching of History, despite having advanced, is still insufficient from
the practical point of view. There is a visible demand that reveals the need to rethink the
typical teaching model in the classes of the discipline, especially in the first years, since
working with children requires the use of varied methodologies that contemplate the
production of dynamic situations. Thus, it is necessary to break with the barriers that prevent
the student and the teacher from maintaining a relation of intimacy with the historical
knowledge. It is necessary to reaffirm the struggle once begun around this teaching, since
much remains to be done. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9612 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-27T17:28:27Z |
|
dc.date.available |
2019-11-27 |
|
dc.date.available |
2019-11-27T17:28:27Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de história |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental - história |
pt_BR |
dc.subject |
História - prática de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
History teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School - History |
pt_BR |
dc.subject |
History - Teaching Practice |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PEREIRA, Daiane Mangueira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The teaching of history in the early years of elementary school: [RE] thinking about pedagogical practice. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PEREIRA, Daiane Mangueira. O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental: [RE]pensando a prática pedagógica. 2018. 70f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |