DSpace/Manakin Repository

A revista como instrumento pedagógico para a leitura no 9º ano do ensino fundamental: uma análise da seção supernovas da Revista Superinteressante.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 JOCA, Alexandre Martins.
dc.contributor.advisor1ID JOCA, Alexandre Martins. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1522820813285364 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.referee2 FERNANDES, Dorgival Gonçalves.
dc.description.resumo O objetivo dessa pesquisa é analisar as possibilidades do uso da revista jornalística para a atividade de leitura nas aulas de língua portuguesa no 9° ano do ensino fundamental. A revista é um suporte que comporta uma diversidade de gêneros e temas trazendo informações sobre o cotidiano e a realidade. Adotamos uma visão interacionista da linguagem, de maneira que autores como Marcuschi (2008), Antunes (2003), Koch e Elias (2015), entre outros, nos auxiliam teoricamente. Quanto a sua delimitação, nos restringimos a práticas pedagógicas da leitura nas aulas de língua portuguesa do 9° ano do ensino fundamental por compreender que essa etapa é uma etapa de transição para o ensino médio. No âmbito da natureza da pesquisa, dos métodos e dos procedimentos metodológicos adotados, esta é uma pesquisa básica, exploratória, bibliográfica e qualitativa. Aqui, analisamos a revista Superinteressante, mais especificamente, a sua seção chamada “Supernovas”. Para a análise da revista, utilizamos como recorte do objeto as edições 397 (dezembro/2018), 398 (janeiro/2019), 399 (fevereiro/2019) e 400 (março/2019). A análise aponta estratégias para a promoção de práticas de leitura que possibilitem ao aluno do 9º ano o exercício e o desenvolvimento de suas estratégias leitoras. Concluímos que o suporte revista tem importantes características que podem contribuir para a formação de leitores na escola. Como produto resultante de nossa pesquisa elaboramos a “Revista MetaRevista”. Uma revista é direcionada a esses professores no intuito de instigá-los ao uso do suporte “revista” nas atividades leitoras em sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title A revista como instrumento pedagógico para a leitura no 9º ano do ensino fundamental: uma análise da seção supernovas da Revista Superinteressante. pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.description.abstract El objetivo de esta investigación es analizar las posibilidades de utilizar el diario periodístico para la actividad de lectura en las clases de lengua portuguesa en el noveno grado de la escuela primaria. La revista es un soporte que respalda una diversidad de géneros y temas que brindan información sobre la vida cotidiana y la realidad. Adoptamos una visión interaccionista del lenguaje, de modo que autores como Marcuschi (2008), Antunes (2003), Koch y Elias (2015), entre otros, nos ayuden teóricamente. En cuanto a su delimitación, nos limitamos a las prácticas pedagógicas de lectura en las clases de portugués de noveno grado porque entendemos que esta etapa es una etapa de transición para la escuela secundaria. Dentro de la naturaleza de la investigación, los métodos y los procedimientos metodológicos adoptados, esta es una investigación básica, exploratoria, bibliográfica y cualitativa. Aquí, miramos la revista Superinteressante, más específicamente, su sección llamada "Supernovas". Para el análisis de la revista, utilizamos como recorte del objeto las ediciones 397 (diciembre / 2018), 398 (enero / 2019), 399 (febrero / 2019) y 400 (marzo / 2019). El análisis señala estrategias para la promoción de prácticas de lectura que permiten al estudiante de noveno grado hacer ejercicio y desarrollar sus estrategias de lectura. Concluimos que el apoyo revisado tiene características importantes que pueden contribuir a la formación de lectores en la escuela. Como resultado de nuestra investigación, elaboramos la "Revista MetaRevista". Una revista está dirigida a estos maestros con el fin de incitarlos a usar el apoyo de "revista" en las actividades de lectura en el aula. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9615
dc.date.accessioned 2019-11-27T17:48:18Z
dc.date.available 2019-11-27
dc.date.available 2019-11-27T17:48:18Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Revista pt_BR
dc.subject Superinteressante pt_BR
dc.subject Língua Portuguesa - ensino pt_BR
dc.subject Instrumentos pedagógicos pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Magazine pt_BR
dc.subject Super interesting pt_BR
dc.subject Portuguese Language - Teaching pt_BR
dc.subject Teaching tools pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CARVALHO, João Paulo de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The magazine as a pedagogical instrument for reading in the 9th grade of elementary school: an analysis of the supernovae section of the Superinteressante Magazine. pt_BR
dc.identifier.citation CARVALHO, João Paulo de. A revista como instrumento pedagógico para a leitura no 9º ano do ensino fundamental: uma análise da seção supernovas da Revista Superinteressante. 2019. 93f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta