dc.creator.ID |
PINTO, I. R. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1460389258134695 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LÔBO, Isamarc Gonçalves. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LÔBO, Isamarc Gonçalves. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2597332807665485 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CUNHA, Ane Cristine de Hermínio. |
|
dc.contributor.referee2 |
NOGUEIRA, Rômulo Feitosa. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho está inserido no campo da reflexão a respeito do ensino de
História nos primeiros cinco anos do Ensino fundamental. Discute-se a formação do
professor e a possibilidade deste dominar todos os conteúdos das áreas de
Ciências, Geografia, Língua Portuguesa, História e outras, com condições
suficientes para contribuir com a formação de um aluno que seja capaz de refletir e
compreender o mundo em que vive; de saber a importância dos conteúdos que são
repassados em sala de aula e de conseguir fazer com que os alunos aprendam
todas as disciplinas ministradas por ele, já que o mesmo nos anos iniciais é
professor unidocente. Diante disso, essa pesquisa objetiva identificar como os
cursos de Formação de Professores preparam os seus alunos para atuarem nos
Anos Iniciais do Ensino Fundamental na disciplina de História. Através de uma
análise documental, com abordagem qualitativa e utilizando como fonte os Projetos
Políticos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia de duas Instituições do Ensino
Superior e uma do Normal Nível Médio e os Planos de Cursos das disciplinas
relacionadas ao ensino de História, constatou-se que nos três cursos as disciplinas
que existem voltadas ao ensino de História são limitadas a ensinar métodos de
ensino, avaliação e diretrizes do ensino de História no Brasil, mostrando a
preocupação dos cursos com o como fazer, as metodologias e as práticas, deixando
fora dos seus componentes curriculares a parte teórica, sem a qual fica difícil de
existir o elo entre teoria e prática. Sendo assim, essa pesquisa demonstra que é
importante que as escolas invistam em formação continuada para os professores,
em suas áreas específicas, a qual proporcione um aprofundamento dos conteúdos
mais complexos, o que permitirá uma prática docente mais eficaz. Assim como é
necessário que haja maior atenção nos cursos de graduação voltados para essa
formação em disciplinas específicas, seja com mudança na estrutura curricular ou
com oferta de cursos extracurriculares. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.title |
Ensino de história nos anos iniciais do ensino Fundamental: formação docente nas instituições de ensino em Cajazeiras, PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-09-13 |
|
dc.description.abstract |
The present work was inserted in the field of the reflection about the teaching of
History in the first five years of the Elementary School. The training of the teacher
and the possibility of mastering all the contents of the areas of Science, Geography,
Portuguese Language, History and others are discussed, with sufficient conditions to
contribute to the formation of a student who is able to reflect and understand the
world in that lives. To know the importance of content that is passed on in the
classroom; and to get students to learn all the disciplines taught by him, since the
same in the early years is a teacher multipurpose teacher. Thus, this research aims
to identify how the Teacher Training courses prepare their students to work in Years
Basic Education Early in the discipline of history. Through a documentary analysis,
with a qualitative approach, using as a source the Pedagogical Political Projects of
the Pedagogy Courses of two Institutions of Higher Education and one of the Normal
Level and the Course plans of the disciplines related to the teaching of History. It was
verified that in all three course the disciplines that exist to teach History are limited to
teaching methods of teaching, evaluation and guidelines of History teaching in Brazil.
Showing the concern of the courses with how to do it, methodologies and practices,
leaving out of their curricular components the theoretical part, without which it is
difficult to exist the link between theory and practice. Thus, this research
demonstrates that it is important for schools to invest in continuing education for
teachers, in their specific areas, which provides a more in-depth understanding of the
more complex contents, which will allow a more effective teaching practice. Is a need
for Greater attention in undergraduate courses aimed at this training in specific
disciplines, either with a change in curricular structure or as an offer of extracurricular
courses. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9616 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-27T17:52:43Z |
|
dc.date.available |
2019-11-27 |
|
dc.date.available |
2019-11-27T17:52:43Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de história - ensino fundamenetal |
pt_BR |
dc.subject |
História - ensino - séries iniciais |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
History Teaching - Elementary School |
pt_BR |
dc.subject |
History - Teaching - Early grades |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PINTO, Ivo Ramalho. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
History teaching in the early years of elementary school: teacher education in educational institutions in Cajazeiras, PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PINTO, Ivo Ramalho. Ensino de história nos anos iniciais do ensino Fundamental: formação docente nas instituições de ensino em Cajazeiras, PB. 2017. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |