dc.creator.ID |
FERREIRA, L. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8540260833942796 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Rose Maria Leite de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, R. M. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6107356708140208 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Henrique Miguel de Lima. |
|
dc.contributor.referee2 |
LIMA ARRAIS , Maria de Nazareth. |
|
dc.description.resumo |
Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar e descrever as práticas de produção
textual em turmas de 8º e 9º anos de uma escola pública estadual do munícipio de
Petrolina – PE e o lugar ocupado nela para o trabalho com a retextualização a partir
dos gêneros textuais lendas e mitos. A pesquisa realizada é de natureza aplicada,
qualitativa e descritiva. É, ainda, classificada, quanto ao método, de pesquisa
etnográfica, uma vez que o pesquisador coletou os dados em situações reais,
buscando compreender como acontecem as práticas de produção textual, dentro da
sala de aula, sobretudo, com gêneros rotineiros da vida dos aprendizes, a exemplo
dos mitos e das lendas. Dos textos produzidos pelos sujeitos da pesquisa, num total
de 59, foi analisada uma amostra de 04 produções do corpus coletado com vistas a
buscarmos subsídios para a produção de uma Proposta de Intervenção para o
professor de Língua Portuguesa. Além dos textos dos alunos, foi realizada a
entrevista com um professor colaborador. Enquanto aporte teórico, tomamos como
apoio os estudos sobre os processos de leitura e de escrita numa abordagem
sociointeracionista, com base nas ideias de Antunes (2009), Koch e Elias (2011) e
Geraldi (2012), que parece ser a mais apropriada para o desenvolvimento do
trabalho interativo em sala de aula, uma vez que considera o texto como unidade
básica de ensino. A análise dos dados demonstrou que a concepção de língua do
professor contempla, ao mesmo tempo, uma abordagem tradicional e inovadora,
visto que aplica uma metodologia de ensino a partir de conceitos gramaticais, mas
também por meio dos diversos gêneros textuais. Quanto aos textos dos alunos, no
que tange ao processo de retextualização, as produções analisadas demostraram
que os estudantes fazem uso efetivo de oito das nove operações de retextualização
propostas por Marcuschi (2010), o que implica a validade de se trabalhar com tal
procedimento para o desenvolvimento da competência escritora dos aprendizes da
língua em sala de aula. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
Retextualização de mitos e lendas: contribuições para a prática docente do 8° e 9° anos do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-04-25 |
|
dc.description.abstract |
The purpose aims to analyze and to describe the textual production practices in
eighth and ninth classes from the basic education in a state public school from
Petrolina city in Pernambuco, and the place occupied on it for the work developed
with the retextualization from the textual genres legends and myths. The study
conducted contains an applied, qualitative and quantitative nature. Then, with regard
to the method, it is classified as an ethnographic research, since the researcher
collected the data in real situation working to understand how the textual production
practices happen in classroom, mainly with the routine genres from the learners’ life,
for example the myths and the legends. From the 59 texts produced by the subjects
of the research, it was analyzed a sample of 0 productions from the corpus collected
with the aim to search subsidies for the production of a Proposal for Intervention to
the Portuguese language teacher. In addition to the students’ texts, it was conducted
the interview with a compliant teacher. As the theoretical input, we use as support the
studies about the reading and writing processes in a socio-interactionist approach,
based on the ideas from the Antunes. Koch and Elias (2011) and Geraldi (2012)
which seems the most appropriate to the development of the interactive work in
classroom, since that they consider the text as the basic unit of the teaching. The
date analyzed demonstrated that the teacher’s conception about language
contemplates, at the same time, a traditional and innovating approach, as long as it
applies a teaching methodology from the grammatical concepts, but also through
many textual genres. About the students’ texts, concerning to the retextualization
process, the productions analyzed demonstrated that the students use effectively
eight from the nine retextualization’ operations proposed by Marcuschi (2010), that
involve the validity to work with this procedure for the development in classroom of
the writing competence by the learners of the language. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9621 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-27T20:46:25Z |
|
dc.date.available |
2019-11-27 |
|
dc.date.available |
2019-11-27T20:46:25Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Retextualização |
pt_BR |
dc.subject |
Abordagem interacionista |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros textuais |
pt_BR |
dc.subject |
Retextualization |
pt_BR |
dc.subject |
Interactionist approach |
pt_BR |
dc.subject |
Textual genres |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FERREIRA, Lêuda Fernandes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Retextualization of myths and legends: contributions to 8th and 9th grade teaching practice. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FERREIRA, Lêuda Fernandes. Retextualização de mitos e lendas: contribuições para a prática docente do 8° e 9° anos do ensino fundamental. 2019. 110f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2019. |
pt_BR |