DSpace/Manakin Repository

O eixo análise linguística/semiótica na BNCC: a natureza dos objetos de conhecimento para os anos finais do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LOURENÇO, D. C. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6953425533931501 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Denise Lino de.
dc.contributor.advisor1ID ARAÚJO, DENISE LINO DE pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5542241458634614 pt_BR
dc.contributor.referee1 REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
dc.contributor.referee2 SILVA, Wagner Rodrigues.
dc.contributor.referee3 RIBEIRO, Roziane Marinho.
dc.description.resumo Nesta dissertação, abordamos o eixo Análise linguística/Semiótica (AL/S) na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a partir dos objetos de conhecimento e suas respectivas habilidades. Assim, temos como finalidade responder à questão da pesquisa: Qual a natureza dos objetos de conhecimento do eixo Análise linguística/Semiótica (AL/S) na BNCC nos anos finais do Ensino Fundamental (AF-EF)? Propomos como objetivo geral: investigar a natureza dos objetos de conhecimento do eixo AL/S apresentados na BNCC para os anos finais do Ensino Fundamental (AF-EF). Como objetivos específicos, almejamos: (i)Inferir, a partir da literatura estudada, a abordagem da natureza dos objetos de conhecimento do eixo AL/S; (ii) Identificar na BNCC a natureza dos objetos de conhecimento do eixo AL/S nos AF-EF; (iii) Desvelar a proposta de aprendizagem do eixo AL/S na BNCC (AF-EF). A metodologia empreendida caracteriza-se como de natureza qualitativa e interpretativista, no seio de uma Linguística Aplicada crítica e indisciplinar (MOITA LOPES, 2001), através de uma pesquisa documental (LE GOFF, 1997; CELLARD, 2008). Os principais subsídios teóricos são os conceitos de currículo (MOREIRA, 1999; SILVA, 2017; MACEDO, 2018) e os conceitos amalgamados que subjazem na BNCC: objetos de conhecimento (SACRISTAN, 1998; LINO DE ARAÚJO, 2014), competências e habilidades (PERRENOUD, 1999). Para realizar a análise, apoiamo-nos nos estudos sobre análise linguística (GERALDI, 1984; MENDONÇA, 2006; BEZERRA e REINALDO, 2013) e semiótica, no viés social e multimodal (HODGE e KRESS, 1988; KRESS e LEEUWEN, 2001; DIONÍSIO, 2014) com vistas ao alcance dos objetivos delimitados. O corpus de análise foi retirado da BNCC de Língua Portuguesa, Ensino Fundamental – Anos Finais, cujo recorte de investigação focaliza os objetos de conhecimento e suas habilidades do eixo Análise linguística/Semiótica, a partir das categorias analíticas, a saber, textualidade, discursividade, gramaticalidade e multimodalidade. Os resultados apontam que o trabalho com a análise linguística configura-se como um movimento pendular, entre tradição e inovação, na BNCC: ora propõe uma aprendizagem dos aspectos estruturais da língua, ora propõe uma aprendizagem voltada para os aspectos da textualidade. Em contrapartida, a semiótica não aparece, de forma evidente, nos objetos de conhecimento transversais, ou seja, essa área não ocupa um lugar de relevo junto à análise linguística, no tocante a esse movimento pendular. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguagem e Ensino pt_BR
dc.title O eixo análise linguística/semiótica na BNCC: a natureza dos objetos de conhecimento para os anos finais do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2019-09-30
dc.description.abstract In this essay, it is approached the axis Linguistic/Semiotics Analysis (L/S A) in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) from the knowledge objects and their respective skills. Thus, the purpose to answer the research question is: What is the nature of the knowledge objects of the Linguistic / Semiotic Analysis (L/ S A) axis in the BNCC in the Final Years of Elementary School (FY-ES)? It is proposed as a general aim: to investigate the nature of the knowledge objects of the L/S A axis presented at the BNCC for the Final Years of Elementary School (FY-ES). As specific purposes, it is expected: (I) infer from the studied literature the approach of nature of knowledge object of (L/S A); (II) Identify in the BNCC the nature of the L/S A axis knowledge objects in FY-ES, (III) Unveiling the L/S A axis learning proposal at BNCC (FY-ES). The methodology used in this essay is characterized as of qualitative and interpretative nature, within a critical and it is not related to an only discipline, for this reason is undisciplinar Applied Linguistics, (MOITA LOPES, 2001), through a documented research (LE GOFF, 1997; CELLARD, 2008). The main theoretical subsidies are curriculum concepts (MOREIRA, 1999; SILVA, 2017; MACEDO, 2018) and the combined concepts that underlie the BNCC: knowledge objects (SACRISTAN, 1998; LINO DE ARAÚJO, 2014), skills and abilities (PERRENOUD, 1999). To carry out the analysis, It relies on studies on linguistic analysis (GERALDI, 1984; MENDONÇA, 2006; BEZERRA e REINALDO, 2013) and semiotics, in the social and multimodal bias (HODGE e KRESS, 1988; KRESS e LEEUWEN, 2001; DIONÍSIO, 2014) with a view to achieving the defined objectives. The corpus of analysis was taken from the Portuguese Language of BNCC, Elementary School - Final Years, whose research focuses on the knowledge objects and their skills of the Linguistic / Semiotic Analysis axis, from the analytical categories, namely textuality, discursivity, grammaticality and multimodality. The results indicate that the work with linguistic analysis is configured as a pendulum movement, between tradition and innovation, at BNCC: sometimes it will propose a learning of the structural aspects of language; sometimes it will propose a learning focused on the aspects of textuality. On the other hand, semiotics do not appear in an evident form, in transverse knowledge objects, that is, this area does not occupy a prominent place next to linguistic analysis, in relation to this pendulum movement. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9626
dc.date.accessioned 2019-11-28T09:52:00Z
dc.date.available 2019-11-28
dc.date.available 2019-11-28T09:52:00Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Base Nacional Comum Curricular pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.subject Análise Linguística pt_BR
dc.subject Semiótica pt_BR
dc.subject Objetos de Conhecimento pt_BR
dc.subject Curriculum pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject Linguistic Analysis pt_BR
dc.subject Semiotics pt_BR
dc.subject Objects of Knowledge pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LOURENÇO, Delane Cristina Galiza.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The linguistic / semiotic analysis axis in the BNCC: the nature of knowledge objects for the final years of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation LOURENÇO, D. C. G. O eixo análise linguística/semiótica na BNCC: a natureza dos objetos de conhecimento para os anos finais do ensino fundamental. 2019. 100 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9626 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta