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A planificação do conteúdo temático nos textos dissertativo-argumentativos no ensino médio: um olhar para a base de orientação docente e as implicações nos textos dos alunos.

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dc.creator.ID ARRUDA, L. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8055435773890224 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALVES, Maria de Fátima.
dc.contributor.advisor1ID ALVES, M. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5290512017403409 pt_BR
dc.contributor.referee1 RIBEIRO, Roziane Marinho.
dc.contributor.referee2 REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
dc.description.resumo Esta investigação1 tem como objetivo desenvolver um estudo reflexivo sobre a base de orientação docente, no que se refere ao trabalho com produção de textos dissertativos-argumentativos no Ensino Médio, com um olhar voltado para a planificação do conteúdo temático. Para tanto, foram estabelecidos como objetivos específicos (i) Identificar os dizeres dos alunos sobre o trabalho com a produção escrita; (ii) Verificar a base de orientação do docente para a escrita do texto dissertativo-argumentativo, focando a planificação do conteúdo temático; e (iii) Analisar a apropriação desse recurso nos textos produzidos pelos alunos. Como fundamentos metodológicos, a pesquisa se situa no âmbito Linguística Aplicada com uma abordagem qualitativa fundamentalmente interpretativa (CRESWELL, 2007); com relação à sua tipologia, trata-se de uma pesquisa com observação-participativa. Para fins de geração de dados, foram adotados os instrumentos: (i) um questionário; (ii) os comandos de escrita, as (iii) propostas de atividades para a produção textual (plano de aula) e observações das aulas dos docentes, colaboradores da pesquisa. Os sujeitos são dois professores do Ensino Médio de escolas públicas de municípios do Cariri paraibano, e os alunos da 3ª série do Ensino Médio dos referidos docentes. O trabalho fundamentou-se teoricamente em estudos de Bronckart (1999, 2006, 2008), Machado (2004), Antunes (2003), Geraldi (2006), Peréz (2014), Menegassi (1997), Miranda (2014), Adam (2002) e Koch e Elias (2016), entre outros. A pesquisa aponta para os seguintes resultados: (a) há forte influência do modelo tradicional de ensino de língua que interfere diretamente no gosto dos alunos pela prática de escrita, (b) a base de orientação da escrita, por parte dos docentes, prioriza o ensino da estrutura do texto-dissertativo argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão) em detrimento de uma orientação que considere a mobilização do conteúdo temático; (c) não se observa a exploração do contexto situacional da escrita, nem de aspectos que tratem especificamente do conteúdo temático. Nos textos dos alunos de P1, percebemos que eles se apropriam da estrutura, mas não do conteúdo temático, já nos textos dos alunos de P2, eles não se apropriam do conteúdo temático de forma pertinente em sua escrita, uma vez que, no geral, produzem textos sem articulação de informações, argumentos e domínio da estrutura do texto dissertativo-argumentativo. A base de orientação e as práticas de ensino de textos dissertativos-argumentativos nas escolas pesquisadas não favoreceram a construção de significados por parte dos alunos, de modo que estes conseguissem fazer uso de argumentos, progressão temática, paráfrase e marcas de autoria. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguagem e Ensino pt_BR
dc.title A planificação do conteúdo temático nos textos dissertativo-argumentativos no ensino médio: um olhar para a base de orientação docente e as implicações nos textos dos alunos. pt_BR
dc.date.issued 2019-07-22
dc.description.abstract This investigation aims to develop a reflective study on the basis of teacher orientation, in regarding to the work with the production of argumentative essay-textbooks, with a focus on the planning of the thematic content. To do so, we set specific objectives as: (i) To identify the students' statements about the work with written production in High School; (ii) Check the orientation of the teacher for the writing of the dissertation-argumentative text, focusing on the planning of the thematic content; and (iii) Analyze the appropriation of this resource in the texts produced by the students. As methodological foundations, the research is located in the Applied Linguistic scope with a fundamentally interpretive qualitative approach (CRESWELL, 2007); with regard to its typology, it is a research with participatory observation. For purposes of data generation, we propose basically: (i) A survey of the students' statements about textual production, through a questionnaire; (ii) A diagnosis of the teacher's orientation for writing the text, through writing commands, (iii) proposals for activities for textual production (lesson plan) and observations of teachers' classes, research collaborators. The subjects are two high school teachers from public schools in municipalities of Cariri, Paraíba, and the 3rd grade students of the mentioned teachers. The work was theoretically based on studies by Bronckart (1999), Antunes (2003), Geraldi (2006), Peréz (2014), Menegassi (1997), Miranda (2014), Adam (2002) and Koch and Elias , among others. The research points to the following results: (a) there is a strong influence of the traditional model of language teaching that directly interferes in the students' liking for the practice of writing, (b) the orientation of writing by teachers, prioritizes the teaching of the argumentative text-essay structure (introduction, development and conclusion) to the detriment of an orientation that considers the mobilization of the thematic content; (c) we do not observe the exploration of the situational context of writing, nor of aspects that deal specifically with the thematic content. In the texts of the students of P1, we perceive that they take ownership of the structure, but not of the thematic content, already in the texts of the students of P2, they do not appropriate the thematic content in their writing, are texts without articulation of information, do not present arguments and do not follow the structure of the essay-argumentative text. The orientation base and teaching practices in argumentative essay texts did not favor the construction of meanings by the students, so that they make use of arguments, thematic progression, paraphrase and marks of authorship. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9629
dc.date.accessioned 2019-11-28T10:20:59Z
dc.date.available 2019-11-28
dc.date.available 2019-11-28T10:20:59Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Gênero Textual pt_BR
dc.subject Conteúdo Temático pt_BR
dc.subject Texto Dissertativo-Argumentativo pt_BR
dc.subject Writing pt_BR
dc.subject Textual Genre pt_BR
dc.subject Thematic Content pt_BR
dc.subject Dissertation-Argumentative Text pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CAMÊLO, Lidianne da Silva Arruda.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The planning of thematic content in the dissertative-argumentative texts in high school: a look at the teaching orientation base and the implications in the students' texts. pt_BR
dc.identifier.citation CAMÊLO, L. da S. A. A planificação do conteúdo temático nos textos dissertativo-argumentativos no ensino médio: um olhar para a base de orientação docente e as implicações nos textos dos alunos. 2019. 109 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9629 pt_BR


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