DSpace/Manakin Repository

Estudo de caso: utilização de tecnologias na educação para o ensino de algumas propriedades periódicas.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUZA, M. G. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4780341432575184 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LUCENA NETO, Marciano Henrique de.
dc.contributor.advisor1ID LUCENA NETO, M. H. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4809804711785369 pt_BR
dc.contributor.referee1 FERNANDES, Claudia Patrícia.
dc.contributor.referee2 CASTRO, Francisco José Victor de.
dc.description.resumo Atualmente, as novas tecnologias de comunicação e informação (TICs) estão proporcionando diferentes formas de interação, nos colocando a frente de uma sociedade cada vez mais conectada e globalizada. A escola passa a exigir do educador um novo modo de pensar e ensinar. Nesse contexto, este trabalho apresenta um estudo de caso do uso das TICs, no ensino de Química, investigando aspectos e influencia. O ambiente de desenvolvimento desta pesquisa foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Orlando Venâncio dos Santos, localizada no município de Cuité-PB. A pesquisa foi realizada no período de Abril a Dezembro de 2013. Nesta estiveram envolvidos cerca de 85 alunos do primeiro ano do ensino médio diurno, adolescentes de ambos os sexos em uma faixa etária de 15 a 18 anos, residentes em zona urbana e rural. Para coleta de dados foram aplicados questionários de múltipla escolha, direcionados aos alunos e questionário aberto direcionado a docente responsável pelas turmas envolvidas. Todo o processo de pesquisa teve acompanhamento direto da professora de química, então docente das turmas. O material didático tecnológico usado explorou a aprendizagem de algumas propriedades periódicas, por meio do áudio visual. Os resultados evidenciaram que o uso de TICs para o ensino de algumas propriedades apresentou relevante contribuição, aprimorando o entendimento de conceitos. Para o docente o uso das TICs é algo desafiador, porém estimulante e satisfatório, contribuindo de forma positiva para o desempenho de sua prática. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Química pt_BR
dc.title Estudo de caso: utilização de tecnologias na educação para o ensino de algumas propriedades periódicas. pt_BR
dc.date.issued 2014-04-11
dc.description.abstract Currently, the new communication and information technologies (ICT) are providing different forms of interaction, putting us ahead of an increasingly connected and globalized society. The school starts to require the educator a new way of thinking and teaching. In this context, this paper presents a case study of the use of ICTs in the teaching of chemistry, investigating aspects and influences. The development environment of this research was the State School of Elementary and Secondary Education Orlando Venâncio dos Santos, located in the municipality of Cuité-PB. The survey was conducted in the period April to December 2013. In this were involved about 85 students in the first year of the diurnal high school, teenagers from both genders in the age range 15-18 years, living in urban and rural areas. To collect data have been applied multiple choice questionnaires targeted to students and open questionnaire which focused on teaching responsible of classes involved. The entire research process had direct monitoring of the chemistry teacher, then teaching of classes. The technological courseware used explored the learning of some periodic properties, through audio visual. The results evidenced that the use of ICT for teaching some properties presented significant contribution, improving the understanding of concepts. For teaching the use of ICT is challenging but invigorating and satisfying, contributing positively to the performance of your practice. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9633
dc.date.accessioned 2019-11-28T10:46:04Z
dc.date.available 2019-11-28
dc.date.available 2019-11-28T10:46:04Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Propriedades Periódicas pt_BR
dc.subject TIC pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Periodic Properties pt_BR
dc.subject ICT pt_BR
dc.subject Chemistry Teaching pt_BR
dc.subject Propiedades Periódicos
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Maria das Graças Santos de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Case study: use of technologies in education to teach some periodic properties. pt_BR
dc.title.alternative Estudo de caso: utilização de tecnologias na educação para o ensino de algumas propriedades periodics
dc.identifier.citation SOUZA, Maria das Graças Santos de. Estudo de caso: utilização de tecnologias na educação para o ensino de algumas propriedades periódicas. 2014. 61 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014. pt_BR
dc.description.resumen En la actualidad, las nuevas tecnologías de la información y la comunicación (TIC) están proporcionando diferentes formas de interacción, situándonos a la vanguardia de una sociedad cada vez más conectada y globalizada. La escuela empieza a exigir del educador una nueva forma de pensar y de enseñar. En este contexto, este trabajo presenta un estudio de caso del uso de las TIC en la enseñanza de la Química, investigando aspectos e influencias. El ámbito de desarrollo de esta investigación fue la Escuela Estatal de Enseñanza Básica y Media Orlando Venâncio dos Santos, ubicada en el municipio de Cuité-PB. La investigación se llevó a cabo de abril a diciembre de 2013. Participaron cerca de 85 estudiantes del primer año de bachillerato diurno, adolescentes de ambos sexos con edades entre 15 y 18 años, residentes en zonas urbanas y rurales. Para la recolección de datos se aplicaron cuestionarios de opción múltiple, dirigidos a los estudiantes y un cuestionario abierto dirigido al profesor responsable de las clases involucradas. Todo el proceso de investigación fue supervisado directamente por el profesor de química, quien entonces era el profesor de la clase. El material didáctico tecnológico utilizado exploró el aprendizaje de algunas propiedades periódicas, a través de audio visual. Los resultados mostraron que el uso de las TIC para la enseñanza de algunas propiedades presentó un aporte relevante, mejorando la comprensión de conceptos. Para el docente, el uso de las TIC es desafiante, pero estimulante y satisfactorio, contribuyendo positivamente al desempeño de su práctica.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta