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Demanda profissional e letramento(s) em contexto de Educação de Jovens e Adultos.

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dc.creator.ID SILVA, K. C. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4862800445893812 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Denise Lino de.
dc.contributor.advisor1ID ARAÚJO, D. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5542241458634614 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Williany Miranda da.
dc.contributor.referee2 FERREIRA, Adir Luiz.
dc.description.resumo A volta do aluno trabalhador a escola se reveste de duas demandas básicas; a do empregador, e a do funcionário Na condição de professora do Programa Educação do Trabalhador, desenvolvido pelo SESI - PB, pude identificar indícios de divergências entre essas demandas. Nesse sentido, o ponto de partida para nossa investigação incidiu sobre o contexto de aprendizagem e o contexto de atuação profissional, uma vez que nesses espaços temos imbricadas praticas de letramento escolar e de letramento profissional. Os questionamentos que nortearam nossa investigação, a partir desse objeto de estudo foram: (1) Quais as praticas caracterizadoras do letramento profissional e do escolar em contexto de EJA e suas respectivas convergências e divergências?; (2) Qual a eficacia do modelo de letramento funcional adotado pela EJA para a demanda profissional do aluno trabalhador? (3) O que influencia ou norteia a adoção do modelo de letramento funcional em contexto escolar? O respaldo teórico dessa pesquisa inscreve-se nos Novos Estudos do Letramento, e a condução metodológica encaminha-se pela pesquisa qualitativa de inspiração etnográfica. Os objetivos centrais dessa investigação são: (a) descrever e comparar as praticas escolares e profissionais de leitura e escrita; (b) investigar as convergências e as divergências entre as praticas letradas em ambiente escolar e profissional; (c) apontar a (in)eficacia do modelo de letramento predominante em contexto de EJA para atender as demandas profissionais do aluno trabalhador. Três são os cenários da investigação, 15 são os sujeitos, e o corpus constitui-se de entrevistas com os informantes, transcrições das aulas gravadas em vídeo, anotações no Diário de Campo, materiais escritos oriundos dos professores e das empresas visitadas. A analise desse corpus revelou que ha convergências e divergências entre o letramento escolar e o letramento profissional sugerindo que tais modelos de letramento se entrecruzam e se auto influenciam coincidentemente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Demanda profissional e letramento(s) em contexto de Educação de Jovens e Adultos. pt_BR
dc.date.issued 2007-09
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9646
dc.date.accessioned 2019-11-28T13:26:41Z
dc.date.available 2019-11-28
dc.date.available 2019-11-28T13:26:41Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Letramento Escolar
dc.subject Letramento Profissional
dc.subject Demanda Profissional
dc.subject Programa Educação do Trabalhador - PET
dc.subject Educação de Jovens e Adultos - EJA
dc.subject Escola e Empresa
dc.subject Ensino Médio
dc.subject Recrutamento
dc.subject Mobilidade
dc.subject Aluno Trabalhador
dc.subject Alphabétisation Scolaire
dc.subject Alphabétisation Professionnelle
dc.subject Demande Professionnelle
dc.subject Programme de Formation des Travailleurs - PET
dc.subject Éducation des Jeunes et des Adultes - EJA
dc.subject Ecole et Entreprise
dc.subject Lycée
dc.subject Recrutement
dc.subject Mobilité
dc.subject Travailleur Étudiant
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Kátia Coeli Barbosa da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Professional demand and literacy (s) in the context of youth and adult education. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Kátia Coeli Barbosa da. Demanda profissional e letramento(s) em contexto de Educação de Jovens e Adultos. 2007. 99f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9646 pt_BR
dc.description.resume Le retour de I'eleve travailleur a I'ecole se revetit de deux demandes basiques: celle de I'employeur et celle de I'employe. En tant qu'enseignante du Programme Education du Travailleur, developpe par le SESI -PB, j'ai pu identifier des indices de divergences entre ces demandes. Dans ce sens, le point de depart de notre enquete est tombe sur le contexte d'apprentissage et le contexte professionnel, puisque dans ces espaces il y a des pratiques imbriquees de «letramento» scolaire et de « letramento» professionnel. A partir de cet objet d'etude, notre enquete a ete orientee par les questions suivantes : (1) Quelles pratiques caracterisent le « letramento» professionnel et scolaire en contexte de I'EJA, et quelles divergences et convergences leur concernent ? (2) Quelle est I efficacite du modele de « letramento » fonctionnel adopte par I'EJA pour la demande professionnelle de I'eleve travailleur ? (3) Qu'est-ce qui influence ou oriente I'adoption du modele de « letramento » fonctionnel en contexte scolaire ? Les fondements theoriques de cette recherche s'inscrit sur les Nouvelles Etudes du « Letramento » et le parcours methodologique suit la recherche qualitative d'inspiration etnographique. Ce sont des objectifs centraux de cette enquete: (a) decrire et comparer les pratiques scolaires et professionnelles de lecture et d'ecriture ; (b) rechercher les convergences et les divergences entre les pratiques letrees en ambiance scolaire et professionnel ; (c) montrer I'(in)efficacite du modele de « letramento » qui predomine en contexte de I'EJA pour s'occuper des demandes professionnelles de I'eleve travailleur. II y a a trois decors et quinze sujets dans cette enquete, tandis que son corpus est compose d'interviews avec les renseignants, de transcriptions des cours enregistres sur video, d'annotations sur la Journee de Campagne, de materiaux ecrits originaires des enseignants et des entreprises visitees. L'analyse de ce corpus a montre qu'il y a des convergences entre le « letramento » scolaire et le « letramento » professionnel ce qui suggere que ces modeles de « letramento » s'entrecroisent et s'autoinfluencent coincidentement. pt_BR


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