dc.creator.ID |
SILVA, M. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8642945745816768 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
NÓBREGA, M. M. S. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2123326909056011 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Antônio de Pádua Dias da. |
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dc.contributor.referee2 |
ALVES, José Hélder Pinheiro. |
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dc.description.resumo |
Ha bastante tempo, inúmeras pesquisas vem mostrando que o ensino de Literatura e
marcado por protocolos e convenções que circulam na escola, onde o texto literário e
pretexto para o reconhecimento de fatos históricos e/ou figuras ou funções de linguagem
(LAJOLO, 1988). Esse quadro pouco alentador toma-se mais preocupante quando o
texto escolhido para a realização dessas atividades e a poesia que não ocupa lugar de
destaque no fazer pedagógico de muitos professores. Diante disso, esta pesquisa
objetiva mostrar que e possível despertar o gosto pela leitura de poesia desde que as
atividades desenvolvidas sejam pensadas, sistematizadas e, quando necessário,
reformuladas. Entretanto, procurar apresentar abordagens diferentes para o trabalho com
o texto literário em sala de aula e uma tarefa árdua, devido não só a falta de estímulos
tanto do professor quanta dos alunos, mas também devido a necessidade de
reformulação de velhas praticas e concepções errôneas sobre o papel que a literatura
deve ocupar no cenário educacional. Consciente disso, procurei desenvolver com alunos
egressos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) atividades de leitura de poesia. A partir
da observação das reações desses alunos diante dos poemas lidos e da reflexão sobre
as respostas deles a um questionário, uma das conclusões a que cheguei e que o gosto
pelo literário pode ser, sim, despertado a partir de atividades desenvolvidas em sala de
aula. Por outro lado, o que não e possível de ser garantido e a sua permanência fora dos
muros da escola. Diante disso, reitero que, assim como brincar, assistir a televisão, ler
revistas de fofocas são, para os alunos-colaboradores desta pesquisa, necessidades
imperiosas, a literatura pode se tornar uma dessas necessidades desde que o trabalho
com o texto literário se tome uma pratica efetiva inserida no cotidiano da sala de aula,
uma vez que os dados coletados levam a crer que parece que e só no espaço escolar
que muitos dos alunos tem acesso a esse bem simbólico que e a literatura, e não
podemos, como ensina Candido (1995), negar-lhes este direito. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Falando em leitura, poesia e amor com alunos egressos da Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2006 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9647 |
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dc.date.accessioned |
2019-11-28T13:36:25Z |
|
dc.date.available |
2019-11-28 |
|
dc.date.available |
2019-11-28T13:36:25Z |
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dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura Literária |
|
dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos - EJA |
|
dc.subject |
Ensino |
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dc.subject |
Poesia |
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dc.subject |
Recepção |
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dc.subject |
Cartografia |
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dc.subject |
Leitura |
|
dc.subject |
Poema |
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dc.subject |
Textos Literários |
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dc.subject |
Professor |
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dc.subject |
Lecture Litterairee |
|
dc.subject |
Education des Jeunes et Adults - EJA |
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dc.subject |
Enseigne |
|
dc.subject |
Poesie |
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dc.subject |
Reception |
|
dc.subject |
Cartographie |
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dc.subject |
La Lecture |
|
dc.subject |
Poem |
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dc.subject |
Textes Littéraires |
|
dc.subject |
Enseignant |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Marcelo Medeiros da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Speaking of reading, poetry and love with students graduating from youth and adult education: a case study. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Marcelo Medeiros da. Falando em leitura, poesia e amor com alunos egressos da Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso. 2006. 216f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9647 |
pt_BR |
dc.description.resume |
II y a suffisant temps, innombrablees recherchers vainent montrant qui I'enseignement de
litterature est marque pour protocols et conventions qui circulent dans I'ecole, ou le texte
litteraire est pretexte pour la reconnaissance de faits historiques et/ou figures ou fonctions
de langage (LAJOLO, 1988). Celui carre peu encourage se changer plus preoccupere
quand le texte choisi pour la realizacion des celles activites est la poesie qui non occupe
lieu de preeminence dans le faire pedagogique de tres professeures. Devant de cela,
cette recherche objectif montrer qui est possible eveiller le gout par lecture de la poesie
depuis qui I'activites developpees qu'il soient pensees, systematisees et, quand
necessaire, reformees. Pourtant, chercher presenter abordages differents par le travaille
avec le texte litteraire dans le salle de classe est une tache arduse, du non seul la faute
de stimulation tant du professeur combien d'eleves, mais aussi juste la neccessite de
modifier vieilles pratiques et conceptions erronee sur la papier qui le litterature devoint
occuper dans le mise d' seine educationnelle. Conscient de cela, ai recherche
developper avec eleves eloignes d' Education de Jeunes et Adultes (EJA) activites de
lecture et poesie. Partageant d'observation des reactions des ces eleves devant des
poemes instruits et du reflexion sur sas reponses avec une questonnaire, une des
conclusions qui ai arrive est qui le gout pour la litteraire peutetre oui, eveille, partageant
d'activittes developpees dans le salle de classe. D'ailleurs, qui n'est pas possible d'etre
garanti est sa permanence hors des murs d'ecole. En face de cela, reitere qui, ainsi
comme jouer, regarder le television, lire revues qui parlent sur les personnes des medias
sont, pour I'eleves collaborateurs de cette recherche, necessites imperieuses, la litterature
pouvoit se redevenir une des cettes necessites depuis qui le travaille avec le texte
litteraire se redevait une pratique effective inseree dans le quotidien de salle de classe,
une fois qui les donnes collectes partent la croire qui semble qu' est seule dans le espace
ecolier qui beaucoup d'eleves ont acces le ce bien symbolique qui'est la litterature, et non
pouvons, avec enseigne Candido (1995), lui nier ce droit. |
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