DSpace/Manakin Repository

Perfil e conhecimento dos educadores infantis sobre primeiros socorros de uma creche no curimataú paraibano.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID COSTA, C. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7504838779936172 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALBUQUERQUE, Adriana Montenegro de.
dc.contributor.advisor1ID ALBUQUERQUE, Adriana Montenegro de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9436680537304914 pt_BR
dc.contributor.referee1 FERREIRA, Jocelly de Araújo
dc.contributor.referee2 SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho C. de B.
dc.description.resumo Os primeiros socorros são definidos como um atendimento básico temporário, com medidas iniciais e imediatas, que se presta a uma pessoa que está ferida ou que adoece repentinamente fora do ambiente hospitalar, procurando manter os sinais vitais, bem como impedir ou reduzir os agravos. A prestação desta assistência vem ganhando mais visibilidade, pois as pessoas estão entendendo, cada vez mais, a importância de um primeiro atendimento adequado, favorecendo uma diminuição considerável nos índices de mortalidade infantil e, assim, reduzindo as sequelas, por falta de atendimento imediato. O educador infantil necessita de um preparo especial e de conhecimentos adequados, a fim de dominar os manejos básicos necessários para o trabalho assistencial com a criança pequena. Objetivos: Em geral, avaliar o nível de conhecimento em primeiros socorros dos Educadores Infantis; identificar o perfil dos Educadores Infantis e conhecer a prevalência de acidentes mais frequentes, ocorridos na Creche Diomedes Lucas de Carvalho, no Curimataú Paraibano. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de campo, exploratória, censitária, descritiva e de abordagem quantitativa. Foi realizada na Creche Diomedes Lucas de Carvalho, no Curimataú Paraibano. Foi utilizada a aplicação de um instrumento semi-estruturado, com perguntas relacionadas aos dados sócio- demográficos e a temática Primeiros Socorros. Participaram da pesquisa 15 Educadores infantis. A coleta ocorreu no mês de Agosto de 2014, logo após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa do HUAC com a CAAE Nº 30576114.4.0000.5182. Resultados e Análise dos Dados: Dos 15 educadores Infantis entrevistadas, todos pertencem ao sexo feminino. Em relação à faixa etária, 09 (60%) apresentam idade entre 31 a 39 anos, 04 (26,7%) na faixa etária de 40 a 49 anos. Quanto ao grau de escolaridade, 12 (80%) possuem nível superior e 03 (20%) possuem apenas o ensino médio. Em relação à capacitação educacional, 11 (76%) realizaram curso de capacitação, enquanto que 04 (27%) não possuem nenhuma capacitação. Quanto ao tempo de Experiência Profissional na Creche, dos 15 entrevistados, 02 (13,5%) possuem tempo de experiência menor que 06 meses, 02 (13,5%) de 06 meses a 02 anos, 05 (33%) de 02 a 05 anos, 02 (13,5%) de 05 a 10 anos, e 04 (26,5%) com experiência profissional maior que 10 anos. Em relação ao treinamento em Primeiros Socorros, 12 (80%) afirmaram terem participado de algum treinamento, enquanto, que 03 (20%) nunca participaram. Nas questões específicas em primeiros socorros, 87% em média responderam corretamente as questões. Também ficou evidenciado que as quedas correspondem 100% das ocorrências de acidentes na Creche. Considerações Finais: Através dos resultados obtidos nesta pesquisa, foi possível confirmar que os Educadores Infantis da Creche Diomedes Lucas de Carvalho demonstram ter a percepção e a atitude de lidar com os imprevistos acidentais ocorridos na referida instituição, bem como a importância pela busca do conhecimento. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem pt_BR
dc.title Perfil e conhecimento dos educadores infantis sobre primeiros socorros de uma creche no curimataú paraibano. pt_BR
dc.date.issued 2014-09-04
dc.description.abstract First aid is defined as a temporary basic care, with initial and immediate measures, which lends itself to a person who is injured or falls ill suddenly outside the hospital environment, seeking to maintain the vital signs, as well as prevent or reduce the damages. The provision of this assistance has gaining more visibility, because people are getting growing the importance of a proper service, first favoring aconsiderable decrease in infant mortality rates and thus reducing the sequelae for lack of immediate assistance. The children's educator needs a special preparation and adequate knowledge in order to master the basic management necessary for the assistive work with small child. Objectives: In General, evaluate the level of knowledge in first aid of Childminders; identify the profile of Childminders and meet the prevalence of most frequent accidents occurred in daycare Diomedes Lucas in the Curimataú of Paraíba. Methodology: It is a field research, exploratory, descriptive, census and quantitative approach. Was held at the daycare Diomedes Lucas de Carvalho, in Curimataú, Paraíba. The application of a semi-structured instrument, related to socio-demographic data and questions the theme First Aid was used. 15 children participated in the survey Educators. The data collection occurred in August 2014, shortly following approval by the HUAC Research Ethics Committee with CAAE No. 30576114.4.0000.5182. Data Analysis and Results: Of the 15 interviewed childminders, all belong to the female. In relation to age group (60%) of 09, present age between 31 to 39 years, 04 (26.7 percent) between the ages of 40 to 49 years. The degree of education, 12 (80 percent) have higher level (20%) of 03 and have only high school. . Em relação à faixa etária, 09 (60%) apresentam idade entre 31 a 39 anos, 04 (26,7%) na faixa etária de 40 a 49 anos. Quanto ao grau de escolaridade, 12 (80%) possuem nível superior e 03 (20%) possuem apenas o ensino médio. In relation to the educational training, 11 (76%) underwent training course, while 04 (27%) have no training. As for the time of professional experience in the nursery, of 15 respondents, (13.5%) (02 possess long experience less than 06 months, 02 (13.5%) of 06 months to 02 years, 05 (33%) of 02 to 05 years, 02 (13.5%) of the 10 years, 05 and 04 (26.5%) with professional experience greater than 10 years. In relation to the first aid training, 12 (80%) reported having participated in some training, while 20%) to 03 (20% never participated). Specific issues in first aid, 87% on average answered correctly the questions. It was also evidenced that the falls are 100% of occurrences of accidents at daycare. Final considerations: Through the results obtained in this research, it was possible to confirm that infant Daycare educators Diomedes Lucas de Carvalho demonstrate having the perception and attitude to deal with the accidental contingencies occurring in that institution, as well as the importance for the pursuit of knowledge. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9680
dc.date.accessioned 2019-11-29T09:33:33Z
dc.date.available 2019-11-29
dc.date.available 2019-11-29T09:33:33Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Primeiros Socorros pt_BR
dc.subject Educador Infantil pt_BR
dc.subject Creche pt_BR
dc.subject First Aid pt_BR
dc.subject Infant Educator pt_BR
dc.subject Daycare pt_BR
dc.subject Primeros auxilios
dc.subject Guardería
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Creones Lima.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Profile and knowledge of early childhood educators about first aid of a day care center in curimataú paraibano. pt_BR
dc.title.alternative Perfil y conocimiento de los educadores de la primera infancia sobre primeros auxilios en una guardería del estado de Paraíba.
dc.identifier.citation COSTA, Creones Lima. Perfil e conhecimento dos educadores infantis sobre primeiros socorros de uma creche no curimataú paraibano. 2014. 64 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014. pt_BR
dc.description.resumen Los primeros auxilios se definen como una atención básica temporal, con medidas iniciales e inmediatas, que se brinda a una persona que resulta lesionada o que cae repentinamente enferma fuera del ámbito hospitalario, buscando mantener los signos vitales, así como prevenir o reducir las lesiones. La prestación de esta asistencia ha ido ganando más visibilidad, ya que las personas comprenden cada vez más la importancia de un primer servicio adecuado, favoreciendo una reducción considerable de las tasas de mortalidad infantil y, así, reduciendo las secuelas por falta de atención inmediata. El maestro de jardín de infancia necesita una preparación especial y conocimientos adecuados para dominar la gestión básica necesaria para el trabajo de cuidado de niños pequeños. Objetivos: En general, evaluar el nivel de conocimientos en primeros auxilios de los maestros de jardín de infancia; identificar el perfil de los Educadores Infantiles y conocer la prevalencia de los accidentes más frecuentes que ocurren en la Guardería Diomedes Lucas de Carvalho, en Curimataú Paraibano. Metodología: Es un enfoque de investigación de campo, exploratorio, censal, descriptivo y cuantitativo. Se llevó a cabo en el Vivero Diomedes Lucas de Carvalho, en Curimataú Paraibano. Se utilizó la aplicación de un instrumento semiestructurado, con preguntas relacionadas con datos sociodemográficos y el tema Primeros Auxilios. Quince educadores infantiles participaron en la investigación. La recolección se llevó a cabo en agosto de 2014, inmediatamente después de la aprobación del Comité de Ética en Investigación del HUAC bajo CAAE No. 30576114.4.0000.5182. Resultados y análisis de datos: De los 15 educadores infantiles entrevistados, todos eran mujeres. En cuanto al grupo de edad, 09 (60%) tienen entre 31 y 39 años, 04 (26,7%) en el grupo de edad entre 40 y 49 años. En cuanto al nivel de educación, 12 (80%) tienen educación superior y 03 (20%) solo tienen bachillerato. En cuanto a la formación educativa, 11 (76%) realizaron un curso de formación, mientras que 04 (27%) no tuvo ninguna formación. En cuanto a la duración de la Experiencia Profesional en la Guardería, de los 15 encuestados, 02 (13,5%) tienen tiempo de experiencia inferior a 06 meses, 02 (13,5%) de 06 meses a 02 años, 05 (33%) de 02 a 05 años, 02 (13,5%) de 05 a 10 años, y 04 (26,5%) con experiencia profesional superior a 10 años. En relación a la formación en Primeros Auxilios, 12 (80%) dijeron haber participado en alguna formación, mientras que 03 (20%) nunca habían participado. En preguntas específicas de primeros auxilios, el 87% en promedio respondió correctamente las preguntas. También se evidenció que las caídas corresponden al 100% de las ocurrencias de accidentes en la Guardería. Consideraciones finales: A través de los resultados obtenidos en esta investigación, se pudo constatar que los Educadores Infantiles de la Guardería Diomedes Lucas de Carvalho demuestran tener la percepción y actitud para enfrentar los imprevistos accidentales ocurridos en esa institución. , así como la importancia de buscar conocimiento.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta