dc.creator.ID |
SILVA, R. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5044665204139896 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MARTINS, Álissan Karine Lima. |
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dc.contributor.advisor1ID |
MARTINS, A. K. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9488295463653611 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BOLONHA , Fabíola Jundurian. |
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dc.contributor.referee2 |
FERNANDES , Cláudia Maria. |
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dc.description.resumo |
Durante o processo de hospitalização, o cotidiano da criança vê-se
completamente alterado na medida em que os contatos com amigos, familiares
e pessoas queridas tornam-se restritos por regras e rotinas do próprio ambiente
hospitalar. Na busca pela melhora dessa problemática, surgem as técnicas da
Clownterapia, que buscam trabalhar na perspectiva geral do deslocamento da
doença para a saúde através de atividades ludoterápicas. A partir destas
práticas, o cenário da assistência da equipe de enfermagem pode ser
melhorado, pois um ambiente mais tranquilo, com crianças mais receptivas ao
tratamento, começa a surgir. Neste sentido, o presente estudo tem por objetivo
conhecer as repercussões da Clownterapia à criança hospitalizada sob a óptica
dos profissionais de Enfermagem. Trata-se de estudo do tipo exploratório-
descritivo, com abordagem qualitativa, desenvolvido junto aos técnicos e
enfermeiros que atuam nas práticas assistenciais à criança hospitalizada no
Hospital Universitário Júlio Bandeira. O instrumento utilizado para a coleta
consistiu em um roteiro de perguntas semiestruturadas, aplicado através de
entrevista individual. Após sucessivas escutas, as falas foram transcritas na
íntegra e, à medida que eram feitas leituras, os temas convergentes eram
identificados e agrupados em categorias temáticas para análise. Foram
considerados os aspectos éticos da pesquisa conforme orienta a Resolução N°
196/96, havendo a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido
– TCLE. Cada entrevistado recebeu um pseudônimo específico de
personagens de histórias infantis a fim de assegurar a privacidade e sigilo de
todos os participantes. Através da análise das falas, foram evidenciadas três
categorias: a) problemática inerente ao processo de hospitalização da criança,
na ótica dos profissionais de enfermagem; b) modificações dadas a partir da
Clownterapia sobre o processo de hospitalização da criança e c) clownterapia
como facilitadora para as práticas de Enfermagem. Na visão da equipe de
Enfermagem, alguns aspectos foram destacados como pontos facilitadores
para a criança, seus responsáveis bem como os próprios profissionais, que tem
em mente a contribuição da Clownterapia como facilitadora tanto para as
práticas específicas da enfermagem, quanto no aspecto individual e coletivo
das crianças hospitalizadas. Nesta perspectiva, vê a necessidade iminente que
a atenção dada por parte da equipe de enfermagem pediátrica volte seu olhar
para o preenchimento das necessidades afetivas da criança, incorporando
novas tecnologias de cuidado que ofereçam e proporcionem a promoção da
saúde da criança hospitalizada. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem. |
pt_BR |
dc.title |
Repercussões da CLOWNTERAPIA à criança hospitalizada sob a óptica dos profissionais de enfermagem. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2012-11-12 |
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dc.description.abstract |
During the hospitalization, the child sees everyday completely changed in that
the contacts with friends, family and loved ones become restricted by rules and
routines of the hospital itself. In the quest for improvement of this problem, there
are techniques of Clownterapia, seeking work in the general perspective shift
from disease to health through activities ludoterápicas. From these practices,
the setting of care nursing staff can be improved, for a quieter atmosphere, with
children more receptive to treatment, begins to emerge. In this sense, the
present study aims: Knowing the repercussions of Clownterapia on the practice
of professional nursing for hospitalized children. This is an exploratory study,
descriptive qualitative approach. The population considered as research
subjects in this study was formed by the nursing staff (nurses and technicians)
working in care practices for hospitalized children in IJB. The instrument used
for data collection consisted of a semistructured interview guide, being prepared
in accordance with the position taken by the professional. As a procedure for
data collection was conducted individual interviews with each research subject.
After successive wiretaps, the speeches were transcribed verbatim and as we
were done reading, convergent themes were identified and grouped into
thematic categories for analysis. In order to preserve the anonymity of research
subjects and keep the agreement from the signing of Consent - Informed
Consent, each respondent received a pseudonym specific characters from
children's stories, thus, ensure privacy and confidentiality of all participants of
this. Through analysis of the speeches, were found three categories: a)
Problems inherent in the process of hospitalization, in the view of nursing, b)
Modifications dealt from the Clownterapia about the process of the child's
hospitalization and c) as a facilitator for Clownterapia Nursing practices. From
the comparison of the data and analysis presented, obtained grants to state that
in view of the nursing team some aspects were highlighted as points facilitators
for children, their caregivers and the professionals themselves, having in mind
the contribution of Clownterapia as facilitator for both the specific practices of
nursing, as the individual and collective aspect of hospitalized children. In this
perspective, we point to imminent need, the attention from the staff of pediatric
nursing, return his gaze to fill the emotional needs of the child, incorporating
new technologies that offer care and provide health promotion of hospitalized
children. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9701 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-29T16:47:13Z |
|
dc.date.available |
2019-11-29 |
|
dc.date.available |
2019-11-29T16:47:13Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Pediatria |
pt_BR |
dc.subject |
Criança hospitalizada |
pt_BR |
dc.subject |
Ludoterapia |
pt_BR |
dc.subject |
Pediatrics |
pt_BR |
dc.subject |
Hospitalized child |
pt_BR |
dc.subject |
Ludotherapy |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Rogéria Gomes. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Repercussions of CLOWNTHERAPY on hospitalized children from the perspective of nursing professionals. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Rogéria Gomes da. Repercussões da CLOWNTERAPIA à criança hospitalizada sob a óptica dos profissionais de enfermagem. 2012. 54f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. |
pt_BR |