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Contribuições das abordagens pedagógicas na formação do enfermeiro gestor: limites e possibilidades da prática laboral nos serviços de saúde.

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dc.creator.ID ESPÍNOLA, F. O. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6733783749615645 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ANDRADE, Luciana Dantas Farias de.
dc.contributor.advisor1ID ANDRADE, L. D. F. de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5078930160348703 pt_BR
dc.contributor.referee1 PINTO, Maria Benegelania.
dc.contributor.referee2 TRIGUEIRO, Janaína von Söhsten.
dc.description.resumo O gerenciamento dos serviços de enfermagem é uma atividade complexa e exige competência profissional. Com esta pesquisa, objetivou-se avaliar os limites e possibilidades das abordagens pedagógicas, utilizadas nas atividades acadêmicas das disciplinas que envolvem administração e gestão, do Curso de Bacharelado em Enfermagem de uma Universidade Federal de Ensino Superior Nordestina. No intuito de fundamentar o estudo, foi utilizado o referencial teórico envolvendo aspectos do enfermeiro gestor, visão histórica do curso de enfermagem e as abordagens pedagógicas de José Carlos Libâneo. Propõe-se uma pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa baseada na Teoria da Intervenção Práxica da Enfermagem em Saúde Coletiva – (TIPESC). Para a análise dos dados coletados foi realizada a técnica de análise de discurso proposta por Fiorin. Conclui-se a importância de utilizar-se de pedagogias críticas, problematizadoras e emancipatórias, que favoreçam uma formação de enfermeiros preocupados com os aspectos sociais e que atendam às demandas do indivíduo, família e comunidade, além da equipe multidisciplinar que ele irá administrar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem pt_BR
dc.title Contribuições das abordagens pedagógicas na formação do enfermeiro gestor: limites e possibilidades da prática laboral nos serviços de saúde. pt_BR
dc.date.issued 2014-04-02
dc.description.abstract The management of nursing services is a complex task and requires professional competence. With this study, we aimed to evaluate the limits and possibilities of pedagogical approaches used in academic activities of the disciplines that involve administration and management of the Bachelor of Nursing from a Federal Higher Education Northeastern University. In order to make the study, the theoretical aspects involving the nurse manager, historical view of nursing pedagogical approaches and José Carlos Libâneo was used. We propose a descriptive exploratory study with a qualitative approach based on Theory of Praxis Intervention of Community Health Nursing - TIPESC. For data analysis the technique of discourse analysis proposed by Fiorin was performed. In conclusion the importance of using is critical pedagogies, problem-solving and emancipatory favoring a formation of nurses concerned with the social aspects that meet the demands of the individual, family and community, the multidisciplinary team he will manage. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9715
dc.date.accessioned 2019-12-02T09:22:31Z
dc.date.available 2019-12-02
dc.date.available 2019-12-02T09:22:31Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Enfermagem pt_BR
dc.subject Enfermagem - ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Enfermeiro - gestor pt_BR
dc.subject Nursing
dc.subject Nursing - teaching-learning
dc.subject Nurse - Manager
dc.subject Enfermería
dc.subject Enfermería: enseñanza-aprendizaje
dc.subject Enfermera - gerente
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ESPÍNOLA, Fernanda de Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Contributions of pedagogical approaches in nurse manager training: limits and possibilities of working practice in health services. pt_BR
dc.title.alternative Aportes de los enfoques pedagógicos en la formación de enfermeras gestoras: límites y posibilidades de la práctica laboral en los servicios de salud.
dc.identifier.citation ESPÍNOLA, Fernanda de Oliveira. Contribuições das abordagens pedagógicas na formação do enfermeiro gestor: limites e possibilidades da prática laboral nos serviços de saúde. 2014. 47 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014. pt_BR
dc.description.resumen La gestión de los servicios de enfermería es una actividad compleja y requiere competencia profesional. Con esta investigación, el objetivo fue evaluar los límites y posibilidades de los enfoques pedagógicos, utilizados en las actividades académicas de las disciplinas que involucran administración y gestión, de la Licenciatura en Enfermería de una Universidad Federal de Educación Superior Noreste. Para sustentar el estudio se utilizó el marco teórico que involucra aspectos del enfermero gerente, la mirada histórica del curso de enfermería y los enfoques pedagógicos de José Carlos Libâneo. Se propone una investigación descriptiva y exploratoria, con enfoque cualitativo basado en la Teoría de la Intervención Praxis en Enfermería de Salud Colectiva - (TIPESC). Para analizar los datos recolectados se utilizó la técnica de análisis del discurso propuesta por Fiorin. Se concluye la importancia de utilizar pedagogías críticas, problematizadoras y emancipadoras, que favorezcan una formación de enfermeros preocupados por los aspectos sociales y que atiendan las demandas del individuo, la familia y la comunidad, además del equipo multidisciplinario que dirigirá.


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