DSpace/Manakin Repository

A contribuição do processo ensino-aprendizagem para a formação do enfermeiro gestor: expectativas para o mercados de trabalho.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 ANDRADE, Luciana Dantas Farias de.
dc.contributor.advisor1ID ANDRADE, L. D. F. de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5078930160348703 pt_BR
dc.contributor.referee1 PINTO, Maria Benegelânia.
dc.contributor.referee2 MEDEIROS, Heloisy Alves de.
dc.description.resumo O mercado de trabalho na área da saúde necessita de profissionais qualificados e competentes para assumir a função gerencial e, nessa perspectiva, nota-se a importância da formação acadêmica do futuro enfermeiro gestor. Tendo em vista a necessidade de práticas educativas transformadoras, foram comtempladas as abordagens pedagógicas propostas por Dermeval Saviani. O objetivo desse estudo foi desvelar a contribuição do processo ensino-aprendizagem para a formação dos concluintes do curso de Bacharelado em Enfermagem como enfermeiros gestores. A presente pesquisa foi do tipo descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa, baseada no materialismo histórico e dialético. A análise dos dados coletados foi realizada através da técnica de análise de discurso proposta por Fiorin (2005). Pode-se concluir que as abordagens pedagógicas dos docentes da disciplina administração e gestão superam o tradicionalismo, porém, sugere-se que esse ensino se aproxime mais da realidade, aumentando a carga horária da disciplina, com inclusão de atividades teórico-práticas em serviços de saúde em seu conteúdo programático, possibilitando a práxis e uma melhor valorização da disciplina por parte dos estudantes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.title A contribuição do processo ensino-aprendizagem para a formação do enfermeiro gestor: expectativas para o mercados de trabalho. pt_BR
dc.date.issued 2014-04-02
dc.description.abstract The labor market in healthcare needs qualified and competent professionals to take over the management function and from this perspective note the importance of academic education of future nurse manager. Given the need for transformative educational practices, pedagogical approaches were proposed by Dermeval Saviani. The aim of this study was to reveal the contribution of the teaching- learning for training graduating in Bachelor of Nursing and nurse managers. This research was descriptive and exploratory qualitative approach, based on historical and dialectical materialism. The data analysis was performed using the technique of discourse analysis proposed by Fiorin (2005). It can be concluded that the pedagogical approaches of teachers of the discipline administration and management outweigh traditionalism however, it is suggested that this teaching is closer to reality , increasing the workload of the course with the inclusion of theoretical-practical activities in service health in its program content allowing the practice and a better appreciation of the discipline by students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9721
dc.date.accessioned 2019-12-02T11:21:32Z
dc.date.available 2019-12-02
dc.date.available 2019-12-02T11:21:32Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Formação pt_BR
dc.subject Enfermeiro pt_BR
dc.subject Gestão pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Formation pt_BR
dc.subject Nurse pt_BR
dc.subject Management pt_BR
dc.subject Enseñando
dc.subject Formación
dc.subject Enfermero
dc.subject Gestión
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Sybele Oliveira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The contribution of the teaching-learning process to nurse manager training: expectations for the labor markets. pt_BR
dc.title.alternative La contribución del proceso de enseñanza-aprendizaje a la formación de enfermeras gestoras: expectativas para el mercado laboral.
dc.identifier.citation SOUZA, Sybele Oliveira de. A contribuição do processo ensino-aprendizagem para a formação do enfermeiro gestor: expectativas para o mercados de trabalho. 2014. 66 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014. pt_BR
dc.description.resumen El mercado laboral en el área de la salud necesita profesionales calificados y competentes para asumir el rol directivo y, en esta perspectiva, se destaca la importancia de la formación académica del futuro enfermero gerente. Ante la necesidad de prácticas educativas transformadoras, se consideraron los enfoques pedagógicos propuestos por Dermeval Saviani. El objetivo de este estudio fue dar a conocer la contribución del proceso de enseñanza-aprendizaje a la formación de los egresados ​​de la Licenciatura en Enfermería como enfermeras gestoras. Esta investigación fue descriptiva y exploratoria, con un enfoque cualitativo, basado en el materialismo histórico y dialéctico. El análisis de los datos recogidos se realizó mediante la técnica de análisis del discurso propuesta por Fiorin (2005). Se puede concluir que los enfoques pedagógicos de los profesores de la disciplina de administración y gestión superan el tradicionalismo, sin embargo, se sugiere que esta enseñanza sea más cercana a la realidad, aumentando la carga lectiva de la disciplina, con la inclusión de actividades teórico-prácticas en servicios de salud en su plan de estudios, posibilitando la praxis y una mejor apreciación de la disciplina por parte de los estudiantes.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta