DSpace/Manakin Repository

As práticas educativas que ancoram os processos de formação de recursos humanos em enfermagem no âmbito da administração dos serviços de saúde e suas relações com os pressupostos de Paulo Freire.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID GERMANO, H. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0035630306827412 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ANDRADE, Luciana Dantas Farias de.
dc.contributor.advisor1ID ANDRADE, L. D. F. de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5078930160348703 pt_BR
dc.contributor.referee1 PINTO, Maria Benegelania.
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Luana Carla Santana.
dc.description.resumo O enfermeiro engajado na área administrativa deve ser apto para atuar como pensador crítico considerando as transformações da realidade e, adequando-a ao processo de gerenciamento. Para tanto, é necessário que este profissional encontre no seu processo de formação acadêmica bases que respaldem essa atuação. O objetivo do presente estudo consistiu em analisar os limites e possibilidades das práticas educativas, utilizadas nas atividades acadêmicas da disciplina Administração e Gestão em Serviços de Saúde I do curso de Bacharelado em Enfermagem de um município do Curimataú Ocidental Paraibano. A metodologia foi fundamentada na Teoria da Intervenção Práxica da Enfermagem em Saúde Coletiva – TIPESC e partiu da análise de discurso proposta por Fiorin (2008) para discussão e análise dos dados. Através da pesquisa qualitativa, realizada com dez alunos que cursaram a disciplina Administração e Gestão em Serviços de Saúde I, foi possível constatar o descompasso entre o processo de formação profissional e o que é requerido na práxis. O método proposto por Paulo Freire norteou a construção do estudo e pode ser usado como arcabouço teórico na formação acadêmica dos alunos de enfermagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem de Saúde Pública pt_BR
dc.title As práticas educativas que ancoram os processos de formação de recursos humanos em enfermagem no âmbito da administração dos serviços de saúde e suas relações com os pressupostos de Paulo Freire. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract The nurse engaged in the administrative area should be able to act as critical thinker considering the transformations of reality, and adapting it to the management process. Therefore, it is necessary to find these professionals in the process of academic training bases that support this action. The aim of this study was to analyze the limits and possibilities of educational practices used in the academic activities of the discipline Business Administration in Health Services I of course Bachelor of Nursing from a town in Western Curimataú Paraiba. The methodology was based on the Theory of Praxis Intervention of Community Health Nursing - TIPESC and left of discourse analysis proposed by Fiorin (2008) for discussion and analysis. Through qualitative research conducted with ten students taking this course Business Administration in Health Services I, there has been a mismatch between the process of training and what is required in practice. The method proposed by Paulo Freire guided the construction of the study and can be used as theoretical framework in the academic education of nursing students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9724
dc.date.accessioned 2019-12-02T12:40:28Z
dc.date.available 2019-12-02
dc.date.available 2019-12-02T12:40:28Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Enfermagem pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Administração pt_BR
dc.subject Nursing pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Administration pt_BR
dc.subject Enfermería
dc.subject Enseñando
dc.subject Gestión
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GERMANO, Haline dos Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The educational practices that anchor the processes of human resources formation in nursing within the administration of health services and their relations with Paulo Freire's assumptions. pt_BR
dc.title.alternative Las prácticas educativas que anclan los procesos de formación de recursos humanos en enfermería dentro de la administración de los servicios de salud y su relación con los supuestos de Paulo Freire.
dc.identifier.citation GERMANO, Haline dos Santos. As práticas educativas que ancoram os processos de formação de recursos humanos em enfermagem no âmbito da administração dos serviços de saúde e suas relações com os pressupostos de Paulo Freire. 2014. 70 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014. pt_BR
dc.description.resumen La enfermera involucrada en el área administrativa debe ser capaz de actuar como un pensador crítico considerando los cambios de la realidad y adaptándola al proceso de gestión. Por tanto, es necesario que estos profesionales encuentren bases en su proceso de formación académica que sustenten este desempeño. El objetivo del presente estudio fue analizar los límites y posibilidades de las prácticas educativas utilizadas en las actividades académicas de la disciplina Administración y Gestión en Servicios de Salud I de la Licenciatura en Enfermería en un municipio de Curimataú Ocidental Paraibano. La metodología se basó en la Teoría de la Intervención Praxis en Enfermería en Salud Colectiva - TIPESC y partió del análisis del discurso propuesto por Fiorin (2008) para la discusión y análisis de datos. A través de una investigación cualitativa, realizada con diez estudiantes que cursaron la asignatura Administración y Gestión en Servicios de Salud I, se pudo constatar el desajuste entre el proceso de formación profesional y lo que se requiere en la praxis. El método propuesto por Paulo Freire orientó la construcción del estudio y puede ser utilizado como marco teórico en la formación académica de los estudiantes de enfermería.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta