DSpace/Manakin Repository

Contribuições do projeto PIBID – Biologia na formação de professores em ciências biológicas no CES/UFCG.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID DANTAS, D. L. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5322294438385974 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, José Carlos Oliveira.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, C. A. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3280066178376014 pt_BR
dc.contributor.referee1 CASTRO, Francisco José Victor de.
dc.contributor.referee2 SANTOS, Michele Gomes.
dc.description.resumo Sabe-se que a educação é responsável por todas as transformações sociais, portanto, a formação inicial dos profissionais que nela atuam é de extrema importância. Pois, é neste momento que os licenciandos estão abertos para novos conhecimentos, preparando-se para atuar na realidade da sala de aula. Nesse contexto, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) propõe o incentivo à formação docente em nível superior por meio de ações didático-pedagógicas que aproximem o licenciando da realidade escolar, articulando ensino superior e a educação básica. Nesse sentido, a presente pesquisa buscou investigar as possíveis contribuições do programa à formação inicial de futuros professores em Ciências Biológicas do CES-UFCG. Esta pesquisa em educação insere-se numa abordagem qualitativa e realizou-se mediante a aplicação de questionários estruturados, nos quais os entrevistados relataram suas experiências adquiridas no contexto do PIBID. Ao analisar os discursos dos participantes da pesquisa e interpretá-los, classificando-os de acordo com nossa interpretação dos objetivos do programa, percebeu-se que ao propor o incentivo à formação docente, a valorização do magistério, a integração entre ensino superior e educação básica, a prática no ambiente profissional, a participação efetiva dos professores do Ensino Médio, e a articulação entre teoria e prática, o programa buscou proporcionar aos licenciandos uma formação fundamentada na reflexão e na problematização de situações reais relacionadas à atividade docente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title Contribuições do projeto PIBID – Biologia na formação de professores em ciências biológicas no CES/UFCG. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract It is known that education has a great role in all social changes; therefore, the initial formation of its professionals is extremely important. Because that way, the students of a degree in education are open-minded to new knowledges, so that they face the true classroom reality. From this perspective, the Scholarship Institutional Programme for Initiation Teaching (PIBID) proposes to encourage teachers to take a formation in higher education through didactic and pedagogical approaches that can bring the student of a degree in education the classroom context, by linking higher and basic education. This way, the present study seeked to investigate the possible constributions of this programme for future initiation formation of Biological Sciences´ teachers from CES (Education and Health Center)-UFCG (Federal University of Campina Grande). This research on education is inserted in a qualitative approach, in addition to use structured questionnaires , in which the participants reported their experiences acquired in the SIPIT. From the interpretation of their speeches, that were classified according to our view and objectives from the programme, it was noticed that when this ecouragement to a teaching formation, the valuation of the Magisterium, the integration between basic and higher education, the practice in the Professional Field, the effective participation of Secondary School´s teachers and the linkages between theory and practice were proposed, the programme seeked to give the students of a degree in education a formation substantiated in the reflection and problem view of real situations related to the teaching activity. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9762
dc.date.accessioned 2019-12-03T09:59:51Z
dc.date.available 2019-12-03
dc.date.available 2019-12-03T09:59:51Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Saberes docente pt_BR
dc.subject Ensino de Biologia pt_BR
dc.subject Identidade profissional pt_BR
dc.subject Teaching knowledges pt_BR
dc.subject Biology teaching pt_BR
dc.subject Professional Identity. pt_BR
dc.subject Saber didáctico
dc.subject Enseñanza de la Biología
dc.subject Identidad profesional
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DANTAS, Daiane Lourene Soares.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Contributions of the project PIBID - Biology in the formation of teachers in biological sciences at CES / UFCG. pt_BR
dc.title.alternative Contribuciones del proyecto PIBID – Biología en la formación de profesores en ciencias biológicas del CES/UFCG.
dc.identifier.citation DANTAS, Daiane Lourene Soares. Contribuições do projeto PIBID – Biologia na formação de professores em ciências biológicas no CES/UFCG. 2014. 58 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014. pt_BR
dc.description.resumen Es sabido que la educación es responsable de todas las transformaciones sociales, por ello, la formación inicial de los profesionales que se desempeñan en ella es de suma importancia. Pues es en este momento que los estudiantes de pregrado se abren a nuevos conocimientos, preparándose para actuar en la realidad del aula. En este contexto, el Programa Institucional de Becas de Iniciación Docente (PIBID) se propone incentivar la formación docente de nivel superior a través de acciones didáctico-pedagógicas que acerquen al estudiante a la realidad escolar, articulando la educación superior y la educación básica. En ese sentido, la presente investigación buscó investigar las posibles contribuciones del programa a la formación inicial de los futuros profesores de Ciencias Biológicas del CES-UFCG. Esta investigación en educación se enmarca en un enfoque cualitativo y se llevó a cabo mediante la aplicación de cuestionarios estructurados, en los que los entrevistados relataron sus experiencias adquiridas en el contexto del PIBID. Al analizar los discursos de los participantes de la investigación e interpretarlos, clasificándolos según nuestra interpretación de los objetivos del programa, se percibió que al proponer el incentivo a la formación docente, la valorización de la profesión docente, la integración entre la educación superior y la educación básica educación, la práctica en el ámbito profesional, la participación efectiva de los profesores de secundaria y la articulación entre la teoría y la práctica, el programa buscó brindar a los estudiantes de graduación una formación basada en la reflexión y la problematización de situaciones reales relacionadas con la actividad docente.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta