DSpace/Manakin Repository

Análise comparativa do tema fotossíntese em livros didáticos do ensino médio.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, J. V. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9766630049017152 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SODRÉ NETO, Luiz.
dc.contributor.advisor1ID SODRÉ NETO, L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8809866931227584 pt_BR
dc.contributor.referee1 MEDEIROS, Maria Franco Trindade.
dc.contributor.referee2 FEITOSA, Izayana Pereira.
dc.description.resumo A utilização de livros didáticos em aulas de Biologia é uma prática comum entre professores e alunos. Muitas vezes este recurso apresenta figuras e linguagem que desfavorecem o entendimento dos estudantes, principalmente em relação a conteúdos considerados de difícil compreensão, como a fotossíntese. O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise qualitativa e identificar a forma como o tema fotossíntese está sendo abordado nos livros didáticos de biologia usados no 1º ano do Ensino Médio em escolas da rede pública. Para isto, foi proposta uma análise seguida de uma classificação em três categorias. No corpo do texto foram encontradas informações adequadas, assim como outras que não ajudavam no entendimento do assunto. Pôde-se concluir que alguns livros didáticos apresentam uma sutil defasagem na forma de exposição desse conteúdo, dificultando a aprendizagem do aluno. Nesse contexto, é importante reforçar que os livros didáticos não devem ser utilizados como única fonte de pesquisa de conteúdo, pois nesses recursos algumas informações podem comprometer a construção do conhecimento do aluno e contribuir para a formação de concepções alternativas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title Análise comparativa do tema fotossíntese em livros didáticos do ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract The use of textbooks in biology classes is a common practice among teachers and students. Often this resource presents figures and language that disadvantage the students understanding, especially regarding content considered difficult to understand, such as photosynthesis. This study aimed to perform a qualitative analysis and identify how the theme photosynthesis is being worked in biology textbooks used in the 1st year of high school in the public schools. For this, an analysis and classification into three categories was proposed. In the text appropriate information was found, as well as others that did not help in understanding of the subject. It was concluded that some textbooks present a subtle gap in the form of display this content, hindering student learning. In this context, it is important to reinforce that textbooks should not be used as the sole source of content research, because in these resources some information may compromise the construction of student knowledge and contribute to form misconceptions. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9895
dc.date.accessioned 2019-12-05T11:56:37Z
dc.date.available 2019-12-05
dc.date.available 2019-12-05T11:56:37Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Biologia pt_BR
dc.subject Livros didáticos pt_BR
dc.subject Fotossíntese pt_BR
dc.subject Biology teaching pt_BR
dc.subject Textbooks pt_BR
dc.subject Photosynthesis pt_BR
dc.subject Enseñanza de la Biología
dc.subject Libros didácticos
dc.subject Fotosíntesis
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Jessyka Veríssimo de Melo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Comparative analysis of photosynthesis in high school textbooks. pt_BR
dc.title.alternative Análisis comparativo de la fotosíntesis en libros de texto de secundaria.
dc.identifier.citation SANTOS, Jessyka Veríssimo de Melo. Análise comparativa do tema fotossíntese em livros didáticos do ensino médio. 2014. 44 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014. pt_BR
dc.description.resumen El uso de libros de texto en las clases de Biología es una práctica común entre docentes y estudiantes. A menudo, este recurso presenta figuras y lenguaje que dificultan la comprensión de los alumnos, especialmente en relación con contenidos considerados de difícil comprensión, como la fotosíntesis. El objetivo de este trabajo fue realizar un análisis cualitativo e identificar cómo se está abordando el tema de la fotosíntesis en los libros de texto de biología utilizados en el 1° año de secundaria en las escuelas públicas. Para ello, se propuso un análisis seguido de una clasificación en tres categorías. Se encontró información adecuada en el cuerpo del texto, así como otras que no ayudaron en la comprensión del tema. Se pudo concluir que algunos libros de texto presentan una sutil discrepancia en la forma de exposición de este contenido, dificultando el aprendizaje del estudiante. En este contexto, es importante enfatizar que los libros de texto no deben ser utilizados como única fuente de investigación de contenidos, ya que en estos recursos algunas informaciones pueden comprometer la construcción del conocimiento de los estudiantes y contribuir a la formación de concepciones alternativas.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta