DSpace/Manakin Repository

Bacteriologia na educação básica: formas de abordagem nos livros didáticos de escolas da rede estadual e particular de ensino do município de Cuité - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID AZEVEDO, T. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5444316046389593 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SODRÉ NETO, Luiz.
dc.contributor.advisor1ID SODRÉ NETO, L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8809866931227584 pt_BR
dc.contributor.referee1 APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.
dc.contributor.referee2 SANTOS, Michelle Gomes.
dc.description.resumo A bacteriologia está entre diversas áreas das Ciências Biológicas que permitem inúmeras possibilidades de relação com aspectos comuns do cotidiano. No entanto, contraditoriamente ao interesse que possa despertar nos estudantes, o seu estudo continua sendo executado de maneira tradicional, contando muitas vezes com o auxílio do livro didático como principal ou único recurso disponível. Partindo desse pressuposto, o objetivo deste trabalho foi analisar a forma com que a bacteriologia encontra-se inserida nos livros utilizados por quatro escolas do Município de Cuité, PB. Para isso, fez-se inicialmente um estudo comparativo entre os livros didáticos, com ênfase em aspectos qualitativos gerais e específicos acerca do tema. Posteriormente, procurou-se verificar, por meio de questionários, a metodologia empregada pelos professores em sala de aula, bem como, os conhecimentos que os estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental e 3º Ano do Ensino Médio possuem sobre o tema. Verificou-se que a maioria dos livros didáticos analisados, apesar de não conterem erros conceituais graves, apresentam insuficiências e inadequações quanto à abordagem da temática, o que pode comprometer a aprendizagem dos alunos. Os resultados obtidos por meio dos questionários apontaram que a maioria dos docentes encontra-se restrita a aulas expositivas e usando apenas o livro didático como recurso de pesquisa e referência para os estudantes. Observou-se ainda que, apesar de já terem estudado sobre o tema, uma parcela considerável de 22% dos 149 estudantes participantes apresentaram prevalência de concepções alternativas sobre as bactérias, provavelmente em função da não associação do conteúdo às situações do dia a dia. Concluiu-se que os professores devem estar preparados para escolher bem o material didático a ser utilizado pelas escolas, já que alguns livros não proporcionam o estabelecimento de relações dos temas com os problemas da sociedade. Além disso, os professores devem procurar identificar os conhecimentos prévios dos estudantes a fim de auxiliar na construção do conhecimento, principalmente quando se tratam de assuntos que exigem muita abstração. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title Bacteriologia na educação básica: formas de abordagem nos livros didáticos de escolas da rede estadual e particular de ensino do município de Cuité - PB. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract Bacteriology is among several areas of Biological Sciences that allow numerous possibilities for relations with common aspects of everyday life. However, contradictory to the interest that can foster in students, their study continues to run in the traditional way, relying often with the aid of the textbook as the main or only recourse. Based on this assumption, the objective of this study was to analyze the way in which bacteriology is found inserted in the books used by four schools in the city of Cuité, PB. For this, initially it was did a comparative study of textbooks, with an emphasis on general and specific qualitative aspects of the topic. Subsequently, it was examined by means of questionnaires, the methodology used by teachers in the classroom, as well as the knowledge that students of the 8th year of elementary school and 3rd year of high school have on the subject. It was found that most of the textbooks examined, although not containing serious conceptual errors, have weaknesses and inadequacies regarding the thematic approach, which can compromise student learning. The results obtained through the questionnaires indicated that most teachers is confined to lectures and to the use of the textbook as a only resource for research and reference for students. It was also observed that, despite having already studied on the subject, a considerable portion of 22% of the 149 participating students showed prevalence of misconceptions about bacteria, probably due to the lack of association of content with the situations of day to day. It was concluded that teachers should be prepared to choose the right teaching materials to be used by schools since some books don't offer the establishment of relations of the subjects with the problems of society. In addition, teachers should seek to identify the students' prior knowledge to assist in the construction of knowledge, especially when dealing with matters that require a lot of abstraction. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9900
dc.date.accessioned 2019-12-05T12:45:23Z
dc.date.available 2019-12-05
dc.date.available 2019-12-05T12:45:23Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Ciências e Biologia pt_BR
dc.subject Material Didático pt_BR
dc.subject Dificuldade de Aprendizagem pt_BR
dc.subject Aprendizagem Significativa pt_BR
dc.subject Teaching Science and Biology pt_BR
dc.subject Courseware pt_BR
dc.subject Learning Disability pt_BR
dc.subject Meaningful Learning pt_BR
dc.subject Enseñanza de las ciencias y la biología
dc.subject Material didáctico
dc.subject Dificultades de aprendizaje
dc.subject Aprendizaje significativo
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator AZEVEDO, Thamara de Medeiros.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Bacteriology in basic education: ways of approach in the textbooks of state and private schools in the city of Cuité - PB. pt_BR
dc.title.alternative Bacteriología en la educación básica: enfoques en los libros de texto de las escuelas públicas y privadas de la ciudad de Cuité - PB.
dc.identifier.citation AZEVEDO, Thamara de Medeiros. Bacteriologia na educação básica: formas de abordagem nos livros didáticos de escolas da rede estadual e particular de ensino do município de Cuité - PB. 2014. 104 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014. pt_BR
dc.description.resumen La Bacteriología se encuentra entre varias áreas de las Ciencias Biológicas que permiten innumerables posibilidades de relación con aspectos comunes de la vida cotidiana. Sin embargo, contrariamente al interés que puede despertar en los estudiantes, su estudio sigue realizándose de forma tradicional, apoyándose muchas veces con la ayuda del libro de texto como principal o único recurso disponible. Con base en ese supuesto, el objetivo de este trabajo fue analizar la forma en que la bacteriología se inserta en los libros utilizados por cuatro escuelas en el Municipio de Cuité, PB. Para ello, inicialmente se realizó un estudio comparativo entre los libros de texto, con énfasis en aspectos cualitativos generales y específicos sobre el tema. Posteriormente, se buscó verificar, a través de cuestionarios, la metodología utilizada por los docentes en el aula, así como los conocimientos que tienen sobre el tema los estudiantes de 8° Año de Enseñanza Fundamental y 3° de Enseñanza Media. Se constató que la mayoría de los libros de texto analizados, a pesar de no contener errores conceptuales graves, presentan insuficiencias e insuficiencias en cuanto al abordaje del tema, lo que puede comprometer el aprendizaje de los estudiantes. Los resultados obtenidos a través de los cuestionarios mostraron que la mayoría de los profesores se restringen a las conferencias y solo utilizan el libro de texto como recurso de investigación y referencia para los estudiantes. También se observó que, a pesar de haber cursado ya el tema, una parte considerable del 22% de los 149 estudiantes participantes mostró un predominio de concepciones alternativas sobre las bacterias, probablemente debido a la no asociación del contenido con situaciones cotidianas. Se concluyó que los docentes deben estar preparados para elegir bien el material didáctico a utilizar por las escuelas, ya que algunos libros no prevén el establecimiento de relaciones entre los temas y los problemas de la sociedad. Además, los profesores deben buscar identificar los conocimientos previos de los estudiantes para ayudar en la construcción del conocimiento, especialmente cuando se trata de temas que requieren mucha abstracción.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta