DSpace/Manakin Repository

Aplicação e atividades pedagógicas sobre o tema paleontologia no ensino fundamental II em Nova Floresta - PB.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 LOPES, José Conceição.
dc.contributor.advisor1ID LOPES, Marcus J.C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0756190207165922 pt_BR
dc.contributor.referee1 LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
dc.contributor.referee2 MEDEIROS, Maria Franco Trindade.
dc.description.resumo A escola tem um papel fundamental na formação dos cidadãos permitindo instruir pessoas críticas e capazes de transformar a sociedade, permite também a obtenção de múltiplos conhecimentos em diversas áreas, como a Paleontologia, que é uma ciência de grande importância na compreensão da vida pretérita na terra, cuja principal ferramenta de estudo são os fósseis. Trabalhar Paleontologia em sala de aula é essencial para o entendimento dos processos que ocorreram há milhões de anos na terra. Tendo em vista sua importância, foram realizadas aulas práticas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Rolderick de Oliveira, na cidade de Nova Floresta, Paraíba, Brasil. As práticas pedagógicas têm extrema importância, pois são consideradas fundamentais no desenvolvimento de competências para os educandos. Este trabalho tem como objetivo incentivar a realização de aulas práticas no 7ª ano do Ensino Fundamental II, como forma de melhorar o ensino-aprendizagem e facilitar a compreensão e assimilação do conteúdo abordado tornando-se, assim mais interessante e motivador para os alunos. Este trabalho foi realizado com trinta e sete alunos do 7º ano B, do Ensino Fundamental II, no qual utilizamos pré-teste e pós-teste, referentes à paleontologia, para observar o nível de conhecimento dos discentes. Foi possível avaliar a eficiência da metodologia aplicada que baseou-se em: livros, documentários, artigos e aulas práticas com a produção de réplicas de fósseis. Observou-se após as atividades concluídas que os alunos foram capazes de responder de forma satisfatória as questões relacionadas ao assunto abordado. A partir dos resultados obtidos, constatou-se a influência positiva, verificando a eficácia da utilização das aulas práticas no processo de ensino-aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title Aplicação e atividades pedagógicas sobre o tema paleontologia no ensino fundamental II em Nova Floresta - PB. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract The school plays a key role in the formation of citizens and critical instructs allowing people capable of transforming society, it also allows the obtaining of multiple skills in various fields such as paleontology, which is a science of great importance in understanding the bygone life on earth, his main tool of study are the fossils. Paleontology work in the classroom is essential to understanding the processes that occur over millions of years on earth. Given its importance, practical classes were conducted at the State Elementary School and Middle Rolderick José de Oliveira, in the city of Nova Floresta, Paraíba, Brazil. A pedagogical practice is extremely important, because they are considered essential in developing skills to learners. This work aims to encourage the realization of practical classes in 7th year of elementary school II as a way to improve teaching and learning and facilitate understanding and assimilation of the content covered becoming thus more interesting and motivating for students. This work was conducted with thirty-seven 7th graders B of Elementary II, in which we use pre-test and post-test, for paleontology, to observe the level of knowledge of students. It was possible to evaluate the efficiency of the applied methodology was based on: books, documentaries, articles and tutorials by producing replicas of fossils. Was observed after the completed activities that students were able to respond satisfactorily to the issues related to the subject matter covered. From the results obtained, there was a positive influence, verifying the effectiveness of the use of practical classes in the teaching-learning process. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9929
dc.date.accessioned 2019-12-06T09:51:17Z
dc.date.available 2019-12-06
dc.date.available 2019-12-06T09:51:17Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Aulas Práticas pt_BR
dc.subject Produção de Réplicas de fósseis pt_BR
dc.subject Practical Lessons pt_BR
dc.subject Production of replicas of fossils pt_BR
dc.subject Paleontologia - aulas práticas
dc.subject Fósseis - réplicas
dc.subject Paleontologia - Nova Floresta - PB
dc.subject Paleontology - practical classes
dc.subject Fossils - replicas
dc.subject Paleontology - Nova Floresta - PB
dc.subject Clases prácticas
dc.subject Producción de réplicas de fósiles
dc.subject Fósiles - réplicas
dc.subject Paleontología - clases prácticas
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Elizébia Barbosa dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Application and pedagogical activities on the subject paleontology in elementary school II in Nova Floresta - PB. pt_BR
dc.title.alternative Aplicación y actividades pedagógicas sobre paleontología en la escuela primaria II de Nova Floresta - PB.
dc.identifier.citation SANTOS, Elizébia Barbosa dos. Aplicação e atividades pedagógicas sobre o tema paleontologia no ensino fundamental II em Nova Floresta - PB. 2014. 64 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014. pt_BR
dc.description.resumen La escuela tiene un papel fundamental en la formación de ciudadanos, permitiendo instruir personas críticas y capaces de transformar la sociedad, además permite la adquisición de múltiples conocimientos en varias áreas, como la Paleontología, que es una ciencia de gran importancia en la comprensión de la vida pasada en la tierra. , cuya principal herramienta de estudio son los fósiles. Trabajar la Paleontología en el aula es fundamental para entender los procesos que tuvieron lugar hace millones de años en la tierra. Dada su importancia, se realizaron clases prácticas en la Escuela Estadual de Enseñanza Básica y Media José Rodderrick de Oliveira, en la ciudad de Nova Floresta, Paraíba, Brasil. Las prácticas pedagógicas son de suma importancia, ya que se consideran fundamentales en el desarrollo de competencias de los estudiantes. Este trabajo pretende incentivar la realización de clases prácticas en 7º de Primaria II, como forma de mejorar la enseñanza-aprendizaje y facilitar la comprensión y asimilación de los contenidos tratados, haciéndolos así más interesantes y motivadores para los alumnos. Este trabajo se realizó con treinta y siete alumnos del 7º año B, de la Enseñanza Básica II, en el que se utilizó el pretest y el postest, referentes a la paleontología, para observar el nivel de conocimiento de los estudiantes. Se pudo evaluar la eficiencia de la metodología aplicada, la cual se basó en: libros, documentales, artículos y clases prácticas con la producción de réplicas fósiles. Se observó luego de realizadas las actividades que los estudiantes fueron capaces de responder satisfactoriamente a las preguntas relacionadas con el tema abordado. A partir de los resultados obtenidos se constató una influencia positiva, comprobándose la efectividad del uso de las clases prácticas en el proceso de enseñanza-aprendizaje.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta