dc.contributor.advisor1 |
LOPES, José Conceição. |
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dc.contributor.advisor1ID |
LOPES, Marcus J.C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0756190207165922 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LINHEIRA, Caroline Zabendzala. |
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dc.contributor.referee2 |
MEDEIROS, Maria Franco Trindade. |
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dc.description.resumo |
A escola tem um papel fundamental na formação dos cidadãos permitindo instruir pessoas
críticas e capazes de transformar a sociedade, permite também a obtenção de múltiplos
conhecimentos em diversas áreas, como a Paleontologia, que é uma ciência de grande
importância na compreensão da vida pretérita na terra, cuja principal ferramenta de estudo são
os fósseis. Trabalhar Paleontologia em sala de aula é essencial para o entendimento dos
processos que ocorreram há milhões de anos na terra. Tendo em vista sua importância, foram
realizadas aulas práticas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Rolderick
de Oliveira, na cidade de Nova Floresta, Paraíba, Brasil. As práticas pedagógicas têm extrema
importância, pois são consideradas fundamentais no desenvolvimento de competências para
os educandos. Este trabalho tem como objetivo incentivar a realização de aulas práticas no 7ª
ano do Ensino Fundamental II, como forma de melhorar o ensino-aprendizagem e facilitar a
compreensão e assimilação do conteúdo abordado tornando-se, assim mais interessante e
motivador para os alunos. Este trabalho foi realizado com trinta e sete alunos do 7º ano B, do
Ensino Fundamental II, no qual utilizamos pré-teste e pós-teste, referentes à paleontologia,
para observar o nível de conhecimento dos discentes. Foi possível avaliar a eficiência da
metodologia aplicada que baseou-se em: livros, documentários, artigos e aulas práticas com
a produção de réplicas de fósseis. Observou-se após as atividades concluídas que os alunos
foram capazes de responder de forma satisfatória as questões relacionadas ao assunto
abordado. A partir dos resultados obtidos, constatou-se a influência positiva, verificando a
eficácia da utilização das aulas práticas no processo de ensino-aprendizagem. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Biológicas |
pt_BR |
dc.title |
Aplicação e atividades pedagógicas sobre o tema paleontologia no ensino fundamental II em Nova Floresta - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
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dc.description.abstract |
The school plays a key role in the formation of citizens and critical instructs allowing people
capable of transforming society, it also allows the obtaining of multiple skills in various fields
such as paleontology, which is a science of great importance in understanding the bygone life
on earth, his main tool of study are the fossils. Paleontology work in the classroom is essential
to understanding the processes that occur over millions of years on earth. Given its
importance, practical classes were conducted at the State Elementary School and Middle
Rolderick José de Oliveira, in the city of Nova Floresta, Paraíba, Brazil. A pedagogical
practice is extremely important, because they are considered essential in developing skills to
learners. This work aims to encourage the realization of practical classes in 7th year of
elementary school II as a way to improve teaching and learning and facilitate understanding
and assimilation of the content covered becoming thus more interesting and motivating for
students. This work was conducted with thirty-seven 7th graders B of Elementary II, in which
we use pre-test and post-test, for paleontology, to observe the level of knowledge of students.
It was possible to evaluate the efficiency of the applied methodology was based on: books,
documentaries, articles and tutorials by producing replicas of fossils. Was observed after the
completed activities that students were able to respond satisfactorily to the issues related to
the subject matter covered. From the results obtained, there was a positive influence, verifying
the effectiveness of the use of practical classes in the teaching-learning process. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9929 |
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dc.date.accessioned |
2019-12-06T09:51:17Z |
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dc.date.available |
2019-12-06 |
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dc.date.available |
2019-12-06T09:51:17Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Aulas Práticas |
pt_BR |
dc.subject |
Produção de Réplicas de fósseis |
pt_BR |
dc.subject |
Practical Lessons |
pt_BR |
dc.subject |
Production of replicas of fossils |
pt_BR |
dc.subject |
Paleontologia - aulas práticas |
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dc.subject |
Fósseis - réplicas |
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dc.subject |
Paleontologia - Nova Floresta - PB |
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dc.subject |
Paleontology - practical classes |
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dc.subject |
Fossils - replicas |
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dc.subject |
Paleontology - Nova Floresta - PB |
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dc.subject |
Clases prácticas |
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dc.subject |
Producción de réplicas de fósiles |
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dc.subject |
Fósiles - réplicas |
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dc.subject |
Paleontología - clases prácticas |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Elizébia Barbosa dos. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Application and pedagogical activities on the subject paleontology in elementary school II in Nova Floresta - PB. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Aplicación y actividades pedagógicas sobre paleontología en la escuela primaria II de Nova Floresta - PB. |
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dc.identifier.citation |
SANTOS, Elizébia Barbosa dos. Aplicação e atividades pedagógicas sobre o tema paleontologia no ensino fundamental II em Nova Floresta - PB. 2014. 64 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La escuela tiene un papel fundamental en la formación de ciudadanos, permitiendo instruir personas críticas y capaces de transformar la sociedad, además permite la adquisición de múltiples conocimientos en varias áreas, como la Paleontología, que es una ciencia de gran importancia en la comprensión de la vida pasada en la tierra. , cuya principal herramienta de estudio son los fósiles. Trabajar la Paleontología en el aula es fundamental para entender los procesos que tuvieron lugar hace millones de años en la tierra. Dada su importancia, se realizaron clases prácticas en la Escuela Estadual de Enseñanza Básica y Media José Rodderrick de Oliveira, en la ciudad de Nova Floresta, Paraíba, Brasil. Las prácticas pedagógicas son de suma importancia, ya que se consideran fundamentales en el desarrollo de competencias de los estudiantes. Este trabajo pretende incentivar la realización de clases prácticas en 7º de Primaria II, como forma de mejorar la enseñanza-aprendizaje y facilitar la comprensión y asimilación de los contenidos tratados, haciéndolos así más interesantes y motivadores para los alumnos. Este trabajo se realizó con treinta y siete alumnos del 7º año B, de la Enseñanza Básica II, en el que se utilizó el pretest y el postest, referentes a la paleontología, para observar el nivel de conocimiento de los estudiantes. Se pudo evaluar la eficiencia de la metodología aplicada, la cual se basó en: libros, documentales, artículos y clases prácticas con la producción de réplicas fósiles. Se observó luego de realizadas las actividades que los estudiantes fueron capaces de responder satisfactoriamente a las preguntas relacionadas con el tema abordado. A partir de los resultados obtenidos se constató una influencia positiva, comprobándose la efectividad del uso de las clases prácticas en el proceso de enseñanza-aprendizaje. |
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