dc.creator.ID |
SANTOS, A. B. M. V. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8037701388681491 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PALMEIRA, Poliana de Araújo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PALMEIRA, P. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8298424599274496 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CARDOSO, Vanille Valério Barbosa Pessoa. |
|
dc.contributor.referee2 |
FREIRE, Nuara Morais. |
|
dc.description.resumo |
A Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) visa a garantia do acesso regular e permanente a
uma alimentação adequada sob a ótica desta como um direito humano fundamental sem
comprometimento de outros direitos e exige articulação intersetorial e descentralizada para
efetivação da Política de SAN eficaz nos três níveis de governo. Essa articulação foi
estabelecida pela Lei Orgânica de SAN com a criação do Sistema Nacional de Segurança
Alimentar e Nutricional (SISAN), ainda um desafio para estados e municípios. Este trabalho
objetivou analisar o SISAN do município de Cuité-PB em dois recortes históricos, 2011 e 2014.
Trata-se de um estudo descritivo-analítico por descrever a política municipal de SAN, além de
analisar e comparar os equipamentos, programas e ações em dois momentos. Foram coletadas
informações por meio de pesquisa documental, mapeamento dos equipamentos, programas e
ações, e entrevistas com gestores. A análise dos dados baseou-se em dimensões analíticas
construídas, a saber: Formalização do Sistema, Abrangência dos Programas, Descentralização
das Ações, Natureza e Público-alvo dos Programas e Intersetorialidade das Ações. Os
resultados apontaram o potencial municipal para a implementação do SISAN desde 2011,
todavia o mesmo não foi efetivado em termos legais nem práticos, considerando a ausência de
legislação própria em torno da SAN, a inatividade do Conselho Municipal de SAN (COMSEA)
e o pouco diálogo entre os setores para o desenvolvimento de ações promotoras da SAN. No
que se refere a Abrangência, verificou-se a ausência de ações voltadas à Disponibilidade de
Alimentos, estagnação na dimensão da Produção de Alimentos e crescimento nas dimensões de
Renda e Condições de Vida e Saúde, Nutrição e acesso a Serviços relacionados, embora este
último ocorra de forma isolada. Quando analisada a descentralização das ações, observou-se a
baixa proposição de iniciativas do governo municipal e ausência do governo estadual.
Verificou-se ainda a existência de programas emergenciais e estruturantes, porém com pouca
articulação entre si, bem como a falta de monitoramento das ações desenvolvidas por estes
programas. Assim, conclui-se que o município cresceu em quantidade de programas, mas não
evoluiu na compreensão e execução da política de SAN na perspectiva sistêmica quando
comparados os recortes 2011 e 2014. E, portanto, necessita de discussões e capacitações entre
os gestores, conselheiros e sociedade civil em geral a fim de estimular o diálogo entre os atores
envolvidos nas questões da SAN e, assim, tornar viável a implementação, de fato, do SISAN
municipal com o desenvolvimento de ações eficazes para a promoção da SAN. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Nutrição |
pt_BR |
dc.title |
Sistema de segurança alimentar e nutricional: uma análise longitudinal do sistema no município de Cuité-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
The Food and Nutrition Security (FNS) aims to guarantee the regular and permanent access to
adequate food in the view of this as a fundamental human right of affecting other rights and
requires intersectoral and decentralized coordination to execute the effective FNS policy in
three levels government. This articulation was established by the Organic Law of FNS with the
creation of the Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), still a
challenge for states and municipalities. This study aimed to analyze the SISAN the city of Cuité-
PB in two historical cutouts, 2011 and 2014. This was a descriptive-analytic study by describing
the municipal policy FNS, as well as analyze and compare the equipment, programs and actions
in two stages. Information was gathered through desk research, mapping equipment, programs
and actions, and interviews with managers. Data analysis is based on analytical dimensions
built, namely: Formalization of the System, Drawing System, Scope of Programs,
Decentralisation of the Shares, Nature and Target Audience of Programs and Intersectoral
Shares. The results indicate the potential for municipal implementation of SISAN since 2011,
however it was not effected in legal or practical terms, given the lack of specific legislation
around the FNS, the inactivity of the Conselho Municipal de SAN (COMSEA) and the little
dialogue among the sectors for the development of actions that promote the FNS. With respect
to coverage, there was the absence of actions to the Availability of Food, stagnation in the size
of Food Production and growth in the dimensions of Income and Living Conditions and Health,
Nutrition and access to related services, although the latter occur in isolation. When analyzed
the decentralization of actions, there was the low proposing initiatives of the municipal
government and the absence of state government. It was also verified the existence of
emergency and structural programs, but with low coordination between them, as well as the
lack of monitoring of the actions developed by these programs. Thus, it is concluded that the
city grew in quantity of programs, but has not evolved in the understanding and execution of
policy in FNS systems perspective when comparing cutouts in 2011 and 2014 cutouts. And,
therefore, needs to discussion and training capabilities among managers, counselors and civil
society at large in order to stimulate dialogue among between the actors involved in issues of
FNS and, thus, it becomes possible the actual render possible the implementation, in fact, de
municipal SISAN with development of effective actions to promote the FNS. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9933 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-06T10:19:19Z |
|
dc.date.available |
2019-12-06 |
|
dc.date.available |
2019-12-06T10:19:19Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Segurança Alimentar e Nutricional |
pt_BR |
dc.subject |
Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional |
pt_BR |
dc.subject |
Intersetorialidade |
pt_BR |
dc.subject |
Food and nutrition security |
pt_BR |
dc.subject |
National Food and Nutrition Security System |
pt_BR |
dc.subject |
Intersectoriality |
pt_BR |
dc.subject |
Seguridad alimentaria y nutricional |
|
dc.subject |
Sistema de Seguridad Nacional
Comida y nutrición |
|
dc.subject |
Interseccionalidad |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Ana Beatriz Macêdo Venâncio dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Food and nutrition security system: a longitudinal analysis of the system in the city of Cuité-PB. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Sistema de seguridad alimentaria y nutricional: un análisis longitudinal del sistema en la ciudad de Cuité-PB. |
|
dc.identifier.citation |
SANTOS, Ana Beatriz Macêdo Venâncio dos. Sistema de segurança alimentar e nutricional: uma análise longitudinal do sistema no município de Cuité-PB. 2014. 63fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9933 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La Seguridad Alimentaria y Nutricional (SAN) tiene como objetivo garantizar el acceso regular y permanente a una alimentación adecuada desde la perspectiva de este como un derecho humano fundamental sin comprometer otros derechos y requiere de una articulación intersectorial y descentralizada para la implementación de una Política SAN efectiva en los tres niveles de Gobierno. Esta articulación fue establecida por la Ley Orgánica de la SAN con la creación del Sistema Nacional de Seguridad Alimentaria y Nutricional (SISAN), siendo aún un desafío para los estados y municipios. Este trabajo tuvo como objetivo analizar el SISAN de la ciudad de Cuité-PB en dos recortes históricos, 2011 y 2014. Es un estudio descriptivo-analítico para describir la política municipal de SAN, además de analizar y comparar los equipos, programas y acciones. en dos momentos. La información fue recolectada a través de investigación documental, mapeo de equipos, programas y acciones, y entrevistas con los gerentes. El análisis de los datos se basó en las dimensiones analíticas construidas, a saber: Formalización del Sistema, Alcance de los Programas, Descentralización de las Acciones, Naturaleza y Público Objetivo de los Programas e Intersectorialidad de las Acciones. Los resultados mostraron el potencial municipal para la implementación del SISAN desde 2011, sin embargo, no fue efectivo en términos legales ni prácticos, considerando la ausencia de una legislación propia en torno al SAN, la inactividad del Consejo Municipal de SAN (COMSEA) y la poco diálogo entre sectores para el desarrollo de acciones de promoción de la SAN. En cuanto al Alcance, hubo ausencia de acciones dirigidas a Disponibilidad de Alimentos, estancamiento en la dimensión Producción de Alimentos y crecimiento en las dimensiones Renta y Condiciones de Vida y Salud, Nutrición y Acceso a Servicios relacionados, aunque estos últimos se dan de manera aislada. Al analizar la descentralización de acciones, se observó la baja proposición de iniciativas de los gobiernos municipales y la ausencia del gobierno estatal. También se constató la existencia de programas de emergencia y estructurantes, pero con poca articulación entre ellos, así como la falta de seguimiento de las acciones desarrolladas por estos programas. Así, se concluye que el municipio creció en número de programas, pero no evolucionó en la comprensión y ejecución de la política SAN en la perspectiva sistémica al comparar los recortes de 2011 y 2014. And, therefore, it needs discussions and training among managers, councilors and civil society in general in order to stimulate dialogue between the actors involved in FNS issues and, thus, make feasible the implementation, in fact, of the municipal SISAN with the development of effective actions to promote FNS. |
|