DSpace/Manakin Repository

Educação ambiental no CES/UFCG: um panorama a partir da análise das referências bibliográficas dos trabalhos de conclusão de curso.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID JESUS, R. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6559473930808375 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
dc.contributor.advisor1ID LINHEIRA, C.Z. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6305113910618754 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Ana Maria da.
dc.contributor.referee2 NURIT-SILVA, Kiriaki.
dc.description.resumo A Educação Ambiental é hoje um tema bastante discutido e que vem ganhando destaque principalmente em ambientes acadêmicos, e atualmente está sendo pesquisada em diferentes espaços: escolares e não escolares. Existem diversos modos de fazer e trabalhar com Educação Ambiental e levando em consideração que a pesquisa científica serve para a produção e divulgação de conhecimento, buscamos descobrir qual é o corpus teórico que tem embasado os estudos e pesquisas em Educação Ambiental no Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande, e tentar apontar sua contribuição para a Educação Ambiental formal. Para alcançar este objetivo analisou-se as Referências Bibliográficas dos Trabalhos de Conclusão de Curso que tratassem da temática ambiental, depositados na biblioteca deste campus universitário, apontando os autores mais referenciados, suas obras mais citadas e algumas de suas ideias sobre a temática. Ao longo da pesquisa sentiu-se a necessidade de avaliar e analisar a Natureza das Referências Bibliográficas dos trabalhos escolhidos. A partir da análise, pode-se perceber que poucos trabalhos produzidos na região são mencionados na construção do suporte bibliográfico e que em geral são utilizados mais artigos científicos que outras fontes para o embasamento teórico. Ao final da pesquisa conclui-se que o corpus de Educação Ambiental neste centro universitário ainda está em construção, contudo caminha para uma linha crítica e reflexiva. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title Educação ambiental no CES/UFCG: um panorama a partir da análise das referências bibliográficas dos trabalhos de conclusão de curso. pt_BR
dc.advisor1 Educación ambiental
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract Environmental education is now a widely discussed topic and has come to prominence especially in academic environments, and is currently being investigated in different spaces: school and non-school. There are several ways of making and working with Environmental Education and considering that scientific research is for the production and dissemination of knowledge we sought to discover what is the theoretical corpus which has based studies and research in Environmental Education at the Center for Education and Health of the Universidade Federal de Campina Grande, and try to point out their contribution to the formal Environmental Education. To achieve this goal we analyzed the references of final papers that addressed the environmental issues, deposited in this campus library, pointing out the most referenced authors, their most cited works and some of their ideas on the subject. Throughout this study we felt the need to assess and analyze the nature of References of the chosen papers. From the analysis, it can be noticed that a few works produced in this region are mentioned in the construction for the bibliographic support and in general, scientific articles are more used than other sources for the theoretical framework. At the end of the study it is concluded that the corpus of environmental education at this university center is still under construction, but walks into a critic and reflective line. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9934
dc.date.accessioned 2019-12-06T10:28:18Z
dc.date.available 2019-12-06
dc.date.available 2019-12-06T10:28:18Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Pesquisa pt_BR
dc.subject Referências Bibliográficas pt_BR
dc.subject Corpus teórico pt_BR
dc.subject Environmental Education pt_BR
dc.subject Research pt_BR
dc.subject References pt_BR
dc.subject Theoretical Corpus pt_BR
dc.subject Investigación
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator JESUS, Renalle Aparecida de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Environmental education at CES / UFCG: a panorama from the analysis of the bibliographical references of the course conclusion works. pt_BR
dc.title.alternative La educación ambiental en el CES/UFCG: un panorama a partir del análisis de las referencias bibliográficas de los trabajos de conclusión del curso.
dc.identifier.citation JESUS, Renalle Aparecida de. Educação ambiental no CES/UFCG: um panorama a partir da análise das referências bibliográficas dos trabalhos de conclusão de curso. 2014. 40 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014. pt_BR
dc.description.resumen La Educación Ambiental es hoy en día un tema muy discutido y ha ido cobrando protagonismo principalmente en los ambientes académicos, siendo actualmente investigada en diferentes espacios: escolares y no escolares. Hay varias formas de hacer y trabajar con la Educación Ambiental y teniendo en cuenta que la investigación científica sirve para la producción y difusión del conocimiento, buscamos descubrir cuál es el corpus teórico que ha fundamentado los estudios e investigaciones en Educación Ambiental en el Centro de Educación. y Salud de la Universidad Federal de Campina Grande, y tratar de señalar su contribución a la Educación Ambiental formal. Para lograr este objetivo, se analizaron las Referencias Bibliográficas de los Trabajos de Conclusión de Curso que trataron el tema ambiental, depositados en la biblioteca de este campus universitario, señalando los autores más referenciados, sus obras más citadas y algunas de sus ideas sobre la tema. A lo largo de la investigación, se sintió la necesidad de evaluar y analizar la Naturaleza de las Referencias Bibliográficas de las obras seleccionadas. Del análisis se desprende que pocos trabajos producidos en la región son mencionados en la construcción del soporte bibliográfico y que, en general, se utilizan más artículos científicos que otras fuentes para la fundamentación teórica. Al final de la investigación se concluye que el corpus de la Educación Ambiental en este centro universitario aún se encuentra en construcción, sin embargo transita hacia una línea crítica y reflexiva.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta