DSpace/Manakin Repository

Concepções dos professores das séries iniciais em relação a indisciplina escolar.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ROLIM, A. I. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4980115603808948 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CUNHA, Ane Cristine Hermínio.
dc.contributor.advisor1ID CUNHA, A. C. H. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4012952628967797 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA, Fábio de Freitas.
dc.contributor.referee2 SANTIAGO, Stella Márcia de Morais.
dc.description.resumo A indisciplina escolar é uma situação que vem preocupando estudiosos, educadores, famílias e gestores, pois tem se tornado cada vez mais crescente dentro e fora das escolas. Outrora, a indisciplina era tida apenas como um comportamento contrário do aluno no que diz respeito à aprendizagem, ou seja, o aluno que não prestava atenção nas aulas, ficava disperso, conversando paralelamente, não cumpria os deveres propostos. O que mais tem preocupado educadores com relação à indisciplina escolar é que medidas devem ser adotadas a fim de acabar ou pelo menos minimizar essa problemática. Com base neste questionamento, o presente trabalho traz como questão central as concepções dos professores das séries iniciais em relação à indisciplina escolar, tendo como objetivo: Analisar as concepções dos professores das séries iniciais em relação à indisciplina escolar. Para tanto, adotou-se como metodologia o procedimento qualitativo, descritivo e utilizamos como instrumento de coleta de dados uma entrevista. Os resultados encontrados mostram que para os professores, as características do aluno indisciplinado são agressividade, rebeldia, ser desorganizado, desobediente, dificuldades de aprender e falta de atenção. Com a realização dessa pesquisa foi possível perceber que os professores apresentam uma visão negativa em relação ao aluno indisciplinado, colocam a culpa da indisciplina na criança, nos pais, na família, no meio social a qual esta inserida, e não se refere a escola como um meio que pode contribuir e levar a mudanças no comportamento das crianças. Às medidas a serem adotadas pelos professores frente a problemática da indisciplina escolar, cabe o uso de punições, conversas e até mesmo exclusão. Isso significa dizer que os professores apresentam bastante dificuldade e, até certo ponto, desconhecimento, de medidas que sejam eficazes no combate a indisciplina. Isso possibilita perceber as concepções que os professores tem acerca da indisciplina escolar e de suas ações frente a essa problemática. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Concepções dos professores das séries iniciais em relação a indisciplina escolar. pt_BR
dc.date.issued 2012
dc.description.abstract Indiscipline school is a situation that is worrying scholars, educators, families and managers, it has become increasingly common in and outside schools. Formerly, indiscipline was regarded only as a contrary behavior of the student in relation to learning, ie, the student Who was not paying attention in class, was dispersed, talking in parallel, did not meet the proposed duties. What else is worried educators regarding school discipline is that measures must be taken to stop or at least minimize this problem. Based on this question, this paper provides a central issue teachers' conceptions of the initial series against indiscipline school, aiming to: analyze the conceptions of teachers in the early grades in relation to school discipline. Therefore, we adopted the procedure as a method qualitative, descriptive and use as na instrument for data collection interview. The results show that for teachers, the characteristics of vision undisciplined student teachers are aggression, rebelliousness, being disorganized, unruly, learning difficulties and lack of attention. With the completion of this survey it was revealed that teachers have a negative view regarding the undisciplined student, put the blame for indiscipline in the child, parents, family, social environment in which it operates, and does not refer to the school as a medium that can contribute and lead to changes in children's behavior. Measures to be adopted by teachers facing the problem of school indiscipline, it is the use of sanctions, chats and even exclusion. This means that teachers have enough trouble and, to some extent, lack of measures that are effective in combating indiscipline. This makes it possible to realize the conceptions that teachers have about the school indiscipline and their actions against this problem. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9943
dc.date.accessioned 2019-12-06T11:11:54Z
dc.date.available 2019-12-06
dc.date.available 2019-12-06T11:11:54Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Indisciplina escolar pt_BR
dc.subject Professores - concepções de indisciplina na escola pt_BR
dc.subject School Indiscipline pt_BR
dc.subject Teachers - Conceptions of Indiscipline at School pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ROLIM, Ana Isabelle Pessoa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teachers' conceptions of early grades regarding school indiscipline. pt_BR
dc.identifier.citation ROLIM, Ana Isabelle Pessoa. Concepções dos professores das séries iniciais em relação a indisciplina escolar. 2012. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta