dc.creator.ID |
ROLIM, A. I. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4980115603808948 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CUNHA, Ane Cristine Hermínio. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CUNHA, A. C. H. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4012952628967797 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PEREIRA, Fábio de Freitas. |
|
dc.contributor.referee2 |
SANTIAGO, Stella Márcia de Morais. |
|
dc.description.resumo |
A indisciplina escolar é uma situação que vem preocupando estudiosos, educadores, famílias
e gestores, pois tem se tornado cada vez mais crescente dentro e fora das escolas. Outrora, a
indisciplina era tida apenas como um comportamento contrário do aluno no que diz respeito à
aprendizagem, ou seja, o aluno que não prestava atenção nas aulas, ficava disperso,
conversando paralelamente, não cumpria os deveres propostos. O que mais tem preocupado
educadores com relação à indisciplina escolar é que medidas devem ser adotadas a fim de
acabar ou pelo menos minimizar essa problemática. Com base neste questionamento, o
presente trabalho traz como questão central as concepções dos professores das séries iniciais
em relação à indisciplina escolar, tendo como objetivo: Analisar as concepções dos
professores das séries iniciais em relação à indisciplina escolar. Para tanto, adotou-se como
metodologia o procedimento qualitativo, descritivo e utilizamos como instrumento de coleta
de dados uma entrevista. Os resultados encontrados mostram que para os professores, as
características do aluno indisciplinado são agressividade, rebeldia, ser desorganizado,
desobediente, dificuldades de aprender e falta de atenção. Com a realização dessa pesquisa foi
possível perceber que os professores apresentam uma visão negativa em relação ao aluno
indisciplinado, colocam a culpa da indisciplina na criança, nos pais, na família, no meio social
a qual esta inserida, e não se refere a escola como um meio que pode contribuir e levar a
mudanças no comportamento das crianças. Às medidas a serem adotadas pelos professores
frente a problemática da indisciplina escolar, cabe o uso de punições, conversas e até mesmo
exclusão. Isso significa dizer que os professores apresentam bastante dificuldade e, até certo
ponto, desconhecimento, de medidas que sejam eficazes no combate a indisciplina. Isso
possibilita perceber as concepções que os professores tem acerca da indisciplina escolar e de
suas ações frente a essa problemática. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Concepções dos professores das séries iniciais em relação a indisciplina escolar. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.description.abstract |
Indiscipline school is a situation that is worrying scholars, educators, families and managers,
it has become increasingly common in and outside schools. Formerly, indiscipline was
regarded only as a contrary behavior of the student in relation to learning, ie, the student Who
was not paying attention in class, was dispersed, talking in parallel, did not meet the proposed
duties. What else is worried educators regarding school discipline is that measures must be
taken to stop or at least minimize this problem. Based on this question, this paper provides a
central issue teachers' conceptions of the initial series against indiscipline school, aiming to:
analyze the conceptions of teachers in the early grades in relation to school discipline.
Therefore, we adopted the procedure as a method qualitative, descriptive and use as na
instrument for data collection interview. The results show that for teachers, the characteristics
of vision undisciplined student teachers are aggression, rebelliousness, being disorganized,
unruly, learning difficulties and lack of attention. With the completion of this survey it was
revealed that teachers have a negative view regarding the undisciplined student, put the blame
for indiscipline in the child, parents, family, social environment in which it operates, and does
not refer to the school as a medium that can contribute and lead to changes in children's
behavior. Measures to be adopted by teachers facing the problem of school indiscipline, it is
the use of sanctions, chats and even exclusion. This means that teachers have enough trouble
and, to some extent, lack of measures that are effective in combating indiscipline. This makes
it possible to realize the conceptions that teachers have about the school indiscipline and their
actions against this problem. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9943 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-06T11:11:54Z |
|
dc.date.available |
2019-12-06 |
|
dc.date.available |
2019-12-06T11:11:54Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Indisciplina escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Professores - concepções de indisciplina na escola |
pt_BR |
dc.subject |
School Indiscipline |
pt_BR |
dc.subject |
Teachers - Conceptions of Indiscipline at School |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ROLIM, Ana Isabelle Pessoa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teachers' conceptions of early grades regarding school indiscipline. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ROLIM, Ana Isabelle Pessoa. Concepções dos professores das séries iniciais em relação a indisciplina escolar. 2012. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. |
pt_BR |