DSpace/Manakin Repository

Processos de aprendizagem de geografia na educação de jovens e adultos na cidade de Cajazeiras-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SARAIVA, R. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3297337478701715 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Luciana Medeiros de.
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
dc.description.resumo Essa pesquisa tem como objetivo analisar o ensino de geografia na Educação de Jovens e Adultos do segundo segmento. Para isso fazemos um breve histórico sobre a educação de adultos partindo do MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização) até os dias atuais. Buscamos também respostas a fim de sabermos como anda a construção dos saberes geográficos, como eles estão sendo trabalhado em sala de aula, e qual a influência da disciplina em suas vidas. E para isso, é essencial que se construa o conhecimento geográfico para além do livro didático. A metodologia utilizada na presente pesquisa foi o questionário escrito, com base no método monográfico e estatístico. Através das questões analisamos a fala dos alunos sobre o que eles acham da geografia, como ela está presente no seu dia-a-dia, e de qual forma ela se manifesta a fim de aprimorar esses conceitos com a mediação do professor. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title Processos de aprendizagem de geografia na educação de jovens e adultos na cidade de Cajazeiras-PB. pt_BR
dc.date.issued 2011-11-30
dc.description.abstract This research aims to analyze the teaching of geography on the Education of Young and Adults of the second segment. For this, we do a brief history of adult education starting from the MOBRAL (Movimento de Alfabetização no Brasil – Brazilian Literacy Movement) until the present day. We also looked for answers to identify how the construction of geographic knowledge is working, how they are being worked in the classroom, and the influence of the discipline in their lives. And for this, it is essential to build geographic knowledge beyond the textbook. The methodology used in this research was the written questionnaire, based on the monographic and statistical method. Through the questions, we analyzed the speech of students about their opinions related to geography, as it is present in your day-to-day, and what form it manifests, in order to improve these concepts with the mediation of the teacher. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9950
dc.date.accessioned 2019-12-06T11:40:44Z
dc.date.available 2019-12-06
dc.date.available 2019-12-06T11:40:44Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geografia - estudo e ensino - educação de jovens e adultos pt_BR
dc.subject Aprendizagem - ensino de geografia pt_BR
dc.subject Geografia escolar pt_BR
dc.subject Educação de jovens e adultos - ensino de geografia pt_BR
dc.subject Geography - Study and Teaching - Youth and Adult Education pt_BR
dc.subject Learning - Geography Teaching pt_BR
dc.subject School Geography pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education - Geography Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SARAIVA, Rafaelly Delmira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Geography learning processes in youth and adult education in the city of Cajazeiras-PB. pt_BR
dc.identifier.citation SARAIVA, Rafaelly Delmira. Processos de aprendizagem de geografia na educação de jovens e adultos na cidade de Cajazeiras - PB. 2011. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2011. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta