dc.creator.ID |
SILVA, M. S. G. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0318614545791826 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LOPES, Wiama de Jesus Freitas. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LOPES, Wiama de Jesus Freitas. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5222750643490502 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTIAGO, Stella Márcia de Morais. |
|
dc.contributor.referee2 |
FERNANDES, Hercília Maria. |
|
dc.description.resumo |
Nesse estudo, acerca das Políticas Públicas Educacionais da Educação Infantil: do
direito as práticas vivenciadas, objetivou-se analisar em que medidas as políticas
públicas de Educação Infantil são asseguradas no contexto vivencial da escola
pública e seus avanços. Este estudo baseado numa pesquisa qualitativa, com
tabulação de entrevistas, com gráficos que mostram a evolução do segmento
Educação Infantil na cidade de Sousa-PB. Veremos um breve histórico sobre a
Educação Infantil no Brasil e no município e as relações dos profissionais da
Educação Infantil e as políticas públicas antes e depois da Lei de Diretrizes e Bases
da Educação Nacional (LDBEN/96), seu contexto e gerenciamento. Faz-se
necessário saber também sobre o contexto histórico em que as mais diversas
iniciativas governamentais foram tomadas, para que se entenda um pouco mais sobre
certas características dos diversos períodos do sistema educacional brasileiro e assim
evitando reincidir nos erros passados. Compreendendo um pouco das marcas das
políticas públicas revendo alguns aspectos históricos das principais mudanças
educacionais. Este trabalho teve como princípio uma pesquisa exploratória junto a
Secretaria Municipal de Educação, Sousa-PB, seguido por uma entrevista com
sujeitos que atuam na Educação Infantil. Foi observada a formação, o tempo de
magistério e de serviço dos sujeitos. Tendo como ponto norteador a cidade de Sousa-
PB. Como as políticas públicas de Educação Infantil são asseguradas no contexto
vivencial da escola pública do município de Sousa-PB. O que concluímos é que
mesmo a Secretaria Municipal de Educação (SME) se esforçando para qualificar a
Educação Infantil em todo o seu âmbito: professores qualificados, escolas adequadas
na estrutura física e materiais didáticos para que haja melhoria na estruturação e
efetivação das políticas públicas acerca de Educação Infantil. Atualmente continua a
luta pela expansão do atendimento com qualidade na Educação Infantil. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Políticas educacionais da educação infantil: do direito as práticas vivenciadas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2012-10-29 |
|
dc.description.abstract |
In this study, about the Public Policy Education Childish Education: the right practices
experienced aimed to examine to what extent public policies are provided in Childish
Education living context of public schools and their advances. This study based on
qualitative research interviews with tabulation, with graphs showing the evolution of
segment Childish Education in the city of Sousa-PB. We will see a brief history of
Childish Education in Brazil and the municipality and the relationships of Childish
Education professionals and public policy before and after the Law of Guidelines and
Bases of National Education (LDBEN/96), its context and management. It is also
necessary to know about the historical context in which the various government
initiatives have been taken, in order to understand a little more about certain
characteristics of the different periods of the Brazilian Educational system and thus
preventing relapse in past mistakes. Understanding some of the marks of public policies
by reviewing some historical aspects of the major educational changes. This study was
an exploratory principle with the City Department of Education, Sousa-PB, followed by
an interview with the subjects participating in Childish Education. Formation was
observed, the time of teaching and service subjects. Having as a guiding point. As
public policy Childish Education are provided in the context of experiential public
school in the municipality of Sousa-PB. What we conclude is that even the SME
striving to qualify Childish Education in all its scope: qualified teachers, adequate
schools in infrastructure and didactic materials. Currently continues to fight for
expansion of quality care in early Childish Education. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9953 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-06T12:10:46Z |
|
dc.date.available |
2019-12-06 |
|
dc.date.available |
2019-12-06T12:10:46Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Contexto histórico |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Avanços e políticas públicas |
pt_BR |
dc.subject |
Historical Context |
pt_BR |
dc.subject |
Child Education |
pt_BR |
dc.subject |
Advances and Public Policies |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Maria do Socorro Gonçalves de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Educational policies of early childhood education: from the law the lived practices. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Maria do Socorro Gonçalves de. Políticas públicas educacionais da Educação Infantil: do direito as práticas vivenciadas. 2012. 51f. Monogrfia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. |
pt_BR |