dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Elzanir dos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, Elzanir dos. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6308741288364583 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BORBA, Valéria Maria de Lima. |
|
dc.contributor.referee2 |
ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
|
dc.description.resumo |
A linguagem é uma forma de expressão muito significativa em nossa vida, pois o sujeito
precisa dela para ser entendido no cotidiano. Nesse sentido, a leitura e a escrita expandem
a capacidade do homem de se inserir no mundo da comunicação oral e escrita. Partindo
desta realidade busquei refletir, com base em estudos consolidados, a problemática do
ensino da leitura no cotidiano de uma escola da cidade de Poço Dantas-PB. Para tanto,
analisei como os docentes desenvolvem o ensino da leitura nos anos iniciais, como
também, busquei identificar os recursos didáticos utilizados nas aulas, destacando os
gêneros textuais que despertam a atenção dos discentes e os envolvem no ensino e
aprendizagem da leitura. Assim, a realização desta pesquisa com professores e alunos de
duas turmas da referida escola, contribuiu para um confronto entre teoria e prática docente
e igualmente para a compreensão dos limites e possibilidades de um ensino eficaz, que
proporcione aulas significativas, as quais despertem o interesse dos alunos com relação à
leitura. Através da realização da pesquisa abordei também o entendimento dos alunos no
que se refere às suas práticas e concepções acerca da leitura. A partir disso, optei por uma
pesquisa quanti-qualitativa, investigando quarenta sujeitos sendo que destes, trinta e oito
são alunos e dois são professores. Assim, também realizei uma pesquisa de campo a fim de
ter uma aproximação maior com o campo de observação para melhor delinear outras
questões que pudessem esclarecer a problemática estudada. Foram feitas observações,
entrevistas e aplicação de questionário junto a dois professores que lecionam no 4º e 5º
Ano do Ensino Fundamental, respectivamente, e aos alunos dos referidos anos (4º e 5º
ano), uma vez que, possibilitou entender a compreensão desses sujeitos,
alunos/professores, sobre a tônica do ensino e aprendizagem da leitura. A realização deste
estudo possibilitou chegar a algumas conclusões: primeiramente, reforcei a compreensão
de que o processo de aquisição da leitura é muito complexo e exige muito compromisso
por parte de alunos, professores, família, pois todos são fundamentais para o sucesso no
processo de ensino e aprendizagem. Além disso, percebi também, que os docentes
enfrentam muitas dificuldades para realizarem seu trabalho enquanto educadores, pois as
condições estruturais da escola interferem negativamente no rendimento das aulas e
consequentemente geram desconforto e inquietação na turma. Diante desse fato, muitas são
as barreiras que se interpõem ao ato de ler e, portanto, alunos e docentes enfrentam muitos
desafios para desenvolverem competências no campo da leitura. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
O ensino da leitura nos anos iniciais: limitações e possibilidades. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.description.abstract |
The language is a very significant form of expression in our lives, because the subject
needs it to be understood in everyday life. In this sense, reading and writing expand the
capacity of man to enter the world of oral and written communication. From this we reflect
reality, based on consolidated studies, the problem of teaching, reading in the daily life of a
school in the town of Poço Dantas-PB. For this purpose, e analyze how teachers develop
the teaching of reading in early years, as well as e seek to identify the resource materials
used in classes, highlighting the text genres that attract the attention of students and
involve them in teaching and learning of reading. Thus, this research with teachers and
students in a class of that school, contributed to a confrontation between theory and
teaching practice and also to understand the limits and possibilities of effective teaching,
which provides significant lessons, which awaken students' interest with respect to reading.
Through the research we discuss also the understanding of students with regard to their
practices and conceptions of reading. From this, I chose a qualitative and qualitative
research investigating forty subjects and of these, thirty-eight are students and two teachers
are. So too did a field survey in order to have closer ties with the field of observation to
better we outline other questions that could clarify the problem studied. Observations were
made observation, intervations, interviews and questionnaires fron two teachers who teach
in the 4th and 5th year of elementary school, respectively, and students of those years (4th
and 5th year), since, enabled to understand the understanding of these subjects, students /
teachers on the tonic of teaching and learning of reading. This study made it possible to
draw some conclusions. First reinforced the understanding that the process of reading
acquisition is very complex and requires much commitment from students, teachers, family
and all these subjects are fundamental to the success of teaching and learning. Also, I
noticed also that teachers face many difficulties in doing their jobs as educators, because
the structural conditions interfere negatively in school performance classes and
consequently generate discomfort and restlessness in the classroom. Given this fact, there
are many barriers that stand in the act of reading, so students and teachers face many
challenges in developing skills in the field of reading. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9956 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-06T13:18:15Z |
|
dc.date.available |
2019-12-06 |
|
dc.date.available |
2019-12-06T13:18:15Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de leitura - séries iniciais |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura - ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem - limitações e possibilidades |
pt_BR |
dc.subject |
Reading Teaching - Early Grades |
pt_BR |
dc.subject |
Reading - Elementary School |
pt_BR |
dc.subject |
Learning - Limitations and Possibilities |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NUNES, Juliete de Almeida Machado. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The teaching of reading in the early years: limitations and possibilities. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NUNES, Juliete de Almeida Machado. O ensino da leitura nos anos iniciais: limitações e possibilidades. 2012. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. |
pt_BR |