DSpace/Manakin Repository

O ensino da leitura nos anos iniciais: limitações e possibilidades.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SANTOS, Elzanir dos.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, Elzanir dos. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6308741288364583 pt_BR
dc.contributor.referee1 BORBA, Valéria Maria de Lima.
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.description.resumo A linguagem é uma forma de expressão muito significativa em nossa vida, pois o sujeito precisa dela para ser entendido no cotidiano. Nesse sentido, a leitura e a escrita expandem a capacidade do homem de se inserir no mundo da comunicação oral e escrita. Partindo desta realidade busquei refletir, com base em estudos consolidados, a problemática do ensino da leitura no cotidiano de uma escola da cidade de Poço Dantas-PB. Para tanto, analisei como os docentes desenvolvem o ensino da leitura nos anos iniciais, como também, busquei identificar os recursos didáticos utilizados nas aulas, destacando os gêneros textuais que despertam a atenção dos discentes e os envolvem no ensino e aprendizagem da leitura. Assim, a realização desta pesquisa com professores e alunos de duas turmas da referida escola, contribuiu para um confronto entre teoria e prática docente e igualmente para a compreensão dos limites e possibilidades de um ensino eficaz, que proporcione aulas significativas, as quais despertem o interesse dos alunos com relação à leitura. Através da realização da pesquisa abordei também o entendimento dos alunos no que se refere às suas práticas e concepções acerca da leitura. A partir disso, optei por uma pesquisa quanti-qualitativa, investigando quarenta sujeitos sendo que destes, trinta e oito são alunos e dois são professores. Assim, também realizei uma pesquisa de campo a fim de ter uma aproximação maior com o campo de observação para melhor delinear outras questões que pudessem esclarecer a problemática estudada. Foram feitas observações, entrevistas e aplicação de questionário junto a dois professores que lecionam no 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental, respectivamente, e aos alunos dos referidos anos (4º e 5º ano), uma vez que, possibilitou entender a compreensão desses sujeitos, alunos/professores, sobre a tônica do ensino e aprendizagem da leitura. A realização deste estudo possibilitou chegar a algumas conclusões: primeiramente, reforcei a compreensão de que o processo de aquisição da leitura é muito complexo e exige muito compromisso por parte de alunos, professores, família, pois todos são fundamentais para o sucesso no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, percebi também, que os docentes enfrentam muitas dificuldades para realizarem seu trabalho enquanto educadores, pois as condições estruturais da escola interferem negativamente no rendimento das aulas e consequentemente geram desconforto e inquietação na turma. Diante desse fato, muitas são as barreiras que se interpõem ao ato de ler e, portanto, alunos e docentes enfrentam muitos desafios para desenvolverem competências no campo da leitura. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O ensino da leitura nos anos iniciais: limitações e possibilidades. pt_BR
dc.date.issued 2012
dc.description.abstract The language is a very significant form of expression in our lives, because the subject needs it to be understood in everyday life. In this sense, reading and writing expand the capacity of man to enter the world of oral and written communication. From this we reflect reality, based on consolidated studies, the problem of teaching, reading in the daily life of a school in the town of Poço Dantas-PB. For this purpose, e analyze how teachers develop the teaching of reading in early years, as well as e seek to identify the resource materials used in classes, highlighting the text genres that attract the attention of students and involve them in teaching and learning of reading. Thus, this research with teachers and students in a class of that school, contributed to a confrontation between theory and teaching practice and also to understand the limits and possibilities of effective teaching, which provides significant lessons, which awaken students' interest with respect to reading. Through the research we discuss also the understanding of students with regard to their practices and conceptions of reading. From this, I chose a qualitative and qualitative research investigating forty subjects and of these, thirty-eight are students and two teachers are. So too did a field survey in order to have closer ties with the field of observation to better we outline other questions that could clarify the problem studied. Observations were made observation, intervations, interviews and questionnaires fron two teachers who teach in the 4th and 5th year of elementary school, respectively, and students of those years (4th and 5th year), since, enabled to understand the understanding of these subjects, students / teachers on the tonic of teaching and learning of reading. This study made it possible to draw some conclusions. First reinforced the understanding that the process of reading acquisition is very complex and requires much commitment from students, teachers, family and all these subjects are fundamental to the success of teaching and learning. Also, I noticed also that teachers face many difficulties in doing their jobs as educators, because the structural conditions interfere negatively in school performance classes and consequently generate discomfort and restlessness in the classroom. Given this fact, there are many barriers that stand in the act of reading, so students and teachers face many challenges in developing skills in the field of reading. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9956
dc.date.accessioned 2019-12-06T13:18:15Z
dc.date.available 2019-12-06
dc.date.available 2019-12-06T13:18:15Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de leitura - séries iniciais pt_BR
dc.subject Leitura - ensino fundamental pt_BR
dc.subject Aprendizagem - limitações e possibilidades pt_BR
dc.subject Reading Teaching - Early Grades pt_BR
dc.subject Reading - Elementary School pt_BR
dc.subject Learning - Limitations and Possibilities pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NUNES, Juliete de Almeida Machado.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The teaching of reading in the early years: limitations and possibilities. pt_BR
dc.identifier.citation NUNES, Juliete de Almeida Machado. O ensino da leitura nos anos iniciais: limitações e possibilidades. 2012. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta