DSpace/Manakin Repository

Metodologias ativas aplicadas ao ensino de química na educação de jovens e adultos.

Mostrar registro simples

dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2626728872505411 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Everton Vieira da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, E. V. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4274801533745465 pt_BR
dc.contributor.referee1 SALES, Luciano Leal de Morais.
dc.contributor.referee2 LEITÃO, Ezequiel Fragoso Vieira.
dc.description.resumo O uso de metodologias ativas no ensino de química na EJA possibilita aos estudantes maior flexibilidade, entusiasmo e interação entre os conteúdos abordados em sala de aula. Sendo assim, é de fundamental importância que o professor de química esteja apto a desenvolver estratégias que chamem a atenção do aluno desta modalidade de ensino, procurando fazer com que o mesmo assimile e relacione a química ao cotidiano. Nesta perspectiva, o objetivo deste estudo foi avaliar a potencialidade do uso de metodologias ativas nas aulas de química do ensino médio da modalidade EJA. Para tanto, foi elaborado uma sequência didática através da adoção de metodologias diversificadas para o ensino de hidrocarbonetos, sendo estas aplicadas com alunos da modalidade EJA da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco de Sá Cavalcante, sendo submetidas a questionários para avaliarem o nível de aceitação dos recursos utilizados. Através dos resultados obtidos foi possível perceber uma melhora significativa nas percepções dos alunos quanto ao ensino de química através do uso de metodologias ativas, pois propiciaram ao aluno identificar a química no cotidiano e a importância de estudá-la. Nota-se, portanto, a importância em diversificar as aulas deste componente curricular, focando na formação cidadã dos educandos através de uma abordagem crítica sobre o papel desta disciplina na sociedade atual. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Química. pt_BR
dc.title Metodologias ativas aplicadas ao ensino de química na educação de jovens e adultos. pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.description.abstract The use of active methodologies in teaching chemistry in the EJA (Youth and Adult Education) allows students greater flexibility, enthusiasm and interaction between the contents covered in the classroom. Therefore, it is of fundamental importance that the teacher of chemistry is able to develop strategies that attract the attention of the student of this modality of education, trying to make it assimilate and relate the chemistry to the daily life. In this perspective, the objective of this study was to evaluate the potential of the use of active methodologies in the high school chemistry classes of the EJA modality. For this purpose, a didactic sequence was elaborated through the adoption of diversified methodologies for the hydrocarbon education, being applied with EJA students of the State School of Elementary and High School Francisco de Sá Cavalcante, being submitted to questionnaires to evaluate the level of acceptance of the resources used. Through the obtained results it was possible to perceive a significant improvement in the students' perceptions regarding the teaching of chemistry through the use of active methodologies, as they allowed the student to identify the chemistry in the daily life and the importance of studying it. Therefore, it is important to diversify the classes of this curricular component, focusing on the citizens' education of the students through a critical approach to the role of this discipline in today's society. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9959
dc.date.accessioned 2019-12-06T14:43:41Z
dc.date.available 2019-12-06
dc.date.available 2019-12-06T14:43:41Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Química - ensino pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos - EJA pt_BR
dc.subject Recursos metodológicos pt_BR
dc.subject Método pt_BR
dc.subject Chemistry - teaching pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education - EJA pt_BR
dc.subject Methodological Resources pt_BR
dc.subject Method pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Erica Izone dos Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Active methodologies applied to chemistry teaching in youth and adult education. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Erica Izone dos Santos. Metodologias ativas aplicadas ao ensino de química na educação de jovens e adultos. 2019. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta