dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2626728872505411 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Everton Vieira da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, E. V. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4274801533745465 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SALES, Luciano Leal de Morais. |
|
dc.contributor.referee2 |
LEITÃO, Ezequiel Fragoso Vieira. |
|
dc.description.resumo |
O uso de metodologias ativas no ensino de química na EJA possibilita aos
estudantes maior flexibilidade, entusiasmo e interação entre os conteúdos
abordados em sala de aula. Sendo assim, é de fundamental importância que o
professor de química esteja apto a desenvolver estratégias que chamem a atenção
do aluno desta modalidade de ensino, procurando fazer com que o mesmo assimile
e relacione a química ao cotidiano. Nesta perspectiva, o objetivo deste estudo foi
avaliar a potencialidade do uso de metodologias ativas nas aulas de química do
ensino médio da modalidade EJA. Para tanto, foi elaborado uma sequência didática
através da adoção de metodologias diversificadas para o ensino de hidrocarbonetos,
sendo estas aplicadas com alunos da modalidade EJA da Escola Estadual de
Ensino Fundamental e Médio Francisco de Sá Cavalcante, sendo submetidas a
questionários para avaliarem o nível de aceitação dos recursos utilizados. Através
dos resultados obtidos foi possível perceber uma melhora significativa nas
percepções dos alunos quanto ao ensino de química através do uso de
metodologias ativas, pois propiciaram ao aluno identificar a química no cotidiano e a
importância de estudá-la. Nota-se, portanto, a importância em diversificar as aulas
deste componente curricular, focando na formação cidadã dos educandos através
de uma abordagem crítica sobre o papel desta disciplina na sociedade atual. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Química. |
pt_BR |
dc.title |
Metodologias ativas aplicadas ao ensino de química na educação de jovens e adultos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.description.abstract |
The use of active methodologies in teaching chemistry in the EJA (Youth and Adult
Education) allows students greater flexibility, enthusiasm and interaction between the
contents covered in the classroom. Therefore, it is of fundamental importance that
the teacher of chemistry is able to develop strategies that attract the attention of the
student of this modality of education, trying to make it assimilate and relate the
chemistry to the daily life. In this perspective, the objective of this study was to
evaluate the potential of the use of active methodologies in the high school chemistry
classes of the EJA modality. For this purpose, a didactic sequence was elaborated
through the adoption of diversified methodologies for the hydrocarbon education,
being applied with EJA students of the State School of Elementary and High School
Francisco de Sá Cavalcante, being submitted to questionnaires to evaluate the level
of acceptance of the resources used. Through the obtained results it was possible to
perceive a significant improvement in the students' perceptions regarding the
teaching of chemistry through the use of active methodologies, as they allowed the
student to identify the chemistry in the daily life and the importance of studying it.
Therefore, it is important to diversify the classes of this curricular component,
focusing on the citizens' education of the students through a critical approach to the
role of this discipline in today's society. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9959 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-06T14:43:41Z |
|
dc.date.available |
2019-12-06 |
|
dc.date.available |
2019-12-06T14:43:41Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Química - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos - EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos metodológicos |
pt_BR |
dc.subject |
Método |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Youth and Adult Education - EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Methodological Resources |
pt_BR |
dc.subject |
Method |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Erica Izone dos Santos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Active methodologies applied to chemistry teaching in youth and adult education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Erica Izone dos Santos. Metodologias ativas aplicadas ao ensino de química na educação de jovens e adultos. 2019. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
pt_BR |